O que é pesadelo e terror noturno e como lidar com cada um

maio 9, 2022 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Imagine a seguinte situação: de repente, seu pequeno ou pequena começa a gritar durante a noite, transpirando e se debatendo. O que você faria? 😟 É comum que, diante de um caso de pesadelo ou terror noturno infantil, os adultos fiquem bastante preocupados e até desorientados. Na tentativa de acalmar a criança, por exemplo, muitos escolhem levar os pequenos e pequenas para dormir com eles. Ou, então, passam a dormir no quarto das crianças.

Porém, é importante entender exatamente o que está acontecendo em cada caso, para que essas decisões sejam tomadas de maneira consciente. Afinal, embora essas manifestações sejam parecidas, são cenários muito distintos. Pensando nisso, vamos conversar sobre as diferenças entre pesadelo e terror noturno infantil? Acompanhe o texto abaixo e confira nossas dicas para lidar com cada uma dessas situações! 😉

Leia mais:
👉 Como cuidar da saúde das crianças?
👉 Rotina para criança: entenda sua importância
👉 A importância do contato com a natureza para as crianças

Clube Leiturinha: assine já!

O que é um pesadelo?

De acordo com Leonardo Martins, doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), o pesadelo acontece na fase REM do sono. 😴 Nesta fase, que acontece em ciclos que se repetem de 4 a 5 vezes por noite, os olhos se movimentam de forma rápida. É justamente nestes momentos em que sonhamos, o que também dá abertura para os pesadelos.

Na verdade, os pesadelos são muito mais comuns do que imaginamos: uma pesquisa da Universidade de Montreal revelou que até 80% do conteúdo dos sonhos é, de alguma forma, ansiogênico. Ou seja, promovem sensações ruins, como ansiedade ou medo. Portanto, são pesadelos!

Apesar disso, os adultos costumam distinguir com facilidade o que é realidade do que é ilusão. Por isso, não nos abalamos ou acabamos despertando quando temos pesadelos vívidos, não é mesmo?

Já as crianças, especialmente as mais novinhas, têm dificuldade para separar realidade e fantasia. Então, quando os pequenos e pequenas sonham com algo ruim, acordam e podem ficar confusas, com medo, na dúvida se aquele monstro é de verdade ou não. E isso resulta em problemas para relaxar e voltar a dormir.

Além disso, em episódios de pesadelo, é comum que a criança lembre com maior clareza do que aconteceu. Assim, ela poderá descrever em detalhes o que a assustou! 😰

Em caso de pesadelo, o que os adultos podem fazer?

  • Consolar e acalmar a criança;
  • Explicar que os pesadelos não são reais;
  • Conversar sobre o que pode estar preocupando o pequeno ou pequena;
  • Deixar com a criança algum objeto do qual ela goste (uma pelúcia, um cobertor ou outro brinquedo que promova sensações de conforto);
  • Desenvolver um ritual para a hora do sono, para que a criança possa relaxar e voltar a dormir mais facilmente.

O que é terror noturno infantil?

Diferente do pesadelo, o terror noturno infantil acontece na fase não-REM do sono. Durante os episódios, que duram alguns segundos até 15 minutos, a criança pode manifestar sinais de pânico intenso, bem como conversar, chorar, gritar, se debater, ficar de olhos abertos ou mesmo se sentar na cama, por exemplo.

Porém, ainda que esteja muito agitado(a), normalmente o pequeno ou pequena continua dormindo, não nota a presença dos adultos e não se lembra do que aconteceu. Portanto, a criança age de forma inconsciente. 💭

Conforme as teorias científicas sugerem, esse distúrbio do sono se deve provavelmente à imaturidade do sistema nervoso central da criança. Como esse processo de maturação acontece aos poucos, de acordo com o crescimento do pequeno ou pequena, os episódios se tornam cada vez mais raros, até se extinguirem de vez na adolescência.

Apesar de assustadores, os episódios de terror noturno infantil são relativamente comuns. E pesquisas sugerem que não há prejuízos significativos na vida ou no desenvolvimento das crianças. No entanto, os pais, mães e pessoas responsáveis precisam ficar atentos se tais episódios forem muito frequentes.

Caso os episódios de terror noturno infantil aconteçam apenas de 1 a 2 vezes por semana, é mais provável que seja apenas uma fase. Porém, se as crianças apresentarem maiores dificuldades para dormir, é indicado procurar ajuda profissional, como o(a) médico(a) pediatra.

De qualquer forma, para evitar o terror noturno infantil, as famílias devem evitar situações de estresse, assim como luzes ou barulhos que atrapalham o sono das crianças. Além disso, podem estabelecer uma rotina do sono e incentivar que os pequenos e pequenas durmam o tempo adequado para cada faixa etária. 💤

Em caso de terror noturno infantil, o que os adultos podem fazer?

  • Acalmar a criança através de abraços e carinhos;
  • Cuidar para que o pequeno ou pequena não se machuque;
  • Esperar o episódio de terror noturno infantil passar;
  • Lembre-se: não é necessário acordar a criança.

Pesadelo e terror noturno infantil: o que fazer em cada caso?

Tanto o pesadelo quanto o terror noturno infantil não costumam ter efeitos psicológicos negativos e duradouros sobre as crianças. Entretanto, esses episódios podem gerar dúvidas e sofrimento, sobretudo se a família não tiver as devidas orientações.

Dessa maneira, confira a seguir o vídeo da Phitters com o especialista Leonardo Martins, no qual falamos um pouco mais sobre pesadelo e terror noturno infantil:

Como falar de pesadelo e terror noturno infantil com as crianças?

Aqui no Blog Leiturinha, você encontra inúmeros artigos que explicam como os livros infantis são ótimos aliados para todas as fases do desenvolvimento infantil. E para lidar com episódios de pesadelo e terror noturno infantil não é diferente!

Como criar uma rotina relaxante e estabelecer uma higiene do sono pode ajudar muito neste momento, que tal incluir os livros para acompanhar as crianças na hora de dormir? 🥰 Então, confira agora mesmo as recomendações da Loja Leiturinha para a sua família:

Hora de Dormir: Luzes mágicas

Hora de Dormir: Luzes mágicas é um livro para estimular os pequenos e pequenas a dormir. Afinal, o momento do sono pode ser algo difícil para muitas crianças. Por isso, neste livro, acompanhe a doce aventura de um ursinho por uma noite estrelada. Ao virar as páginas, sensores ativam pequenas luzes, fazendo brilhar as estrelas de cada ilustração. 🐰💤

👉 Clique aqui para ver o livro “Hora de Dormir: Luzes mágicas” na Loja Leiturinha!

Timóteo não quer dormir

Nesse livro, Timóteo apresenta temas do cotidiano às crianças. Com cenários coloridos e divertidos, que contam com um jogo para recortar nas partes internos de cada título. Em “Timóteo não quer dormir“, o pequeno Timóteo tem tanta energia para brincar que dormir não parece ser a ideia mais legal. Na obra, a hora do sono é apresentada para as crianças de maneira bastante lúdica.

👉 Clique aqui para conferir o livro “Timóteo não quer dormir” na Loja Leiturinha!

Meus Segredinhos: La Fadinne

Brincar de escrever coisas secretas: toda criança passa por essa fase, não é mesmo? Pensando nisso, Meus Segredinhos: La Fadinne é um diário temático que, além de divertido, pode ser uma ótima ferramenta de autoconhecimento! 🌟

Dessa forma, seu pequeno ou pequena irá aprender a nomear e lidar com os próprios sentimentos. Quem sabe, até mesmo as sensações negativas de um pesadelo! Além disso, com este diário, os segredos, sonhos e lembranças mais importantes da sua criança estarão guardados por uma incrível caneta mágica, que só revela o que está escrito com sua luz especial. Demais!

👉 Clique aqui para comprar o livro “Meus Segredinhos: La Fadinne” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas dicas para falar sobre pesadelo e terror noturno infantil? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ainda não sabe se um clube de livros é a opção certa para a sua família? Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças! 😉

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Phitters

Portal de conteúdo parental, fundado por uma mãe amorosa e cheia de dúvidas, que encontrou apoio e orientação nos mais de 40 especialistas, que dividem seu conhecimento científico, com simplicidade e praticidade. Publica como convidada e seus textos não refletem, necessariamente, a opinião do Blog Leiturinha.

Acompanhe nossas redes sociais