Lacriminha: um livro sobre a fase do chororô

fev 7, 2019 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Era uma vez, uma menininha chamada “Lacriminha”. Ela era conhecida pelo seu chororô: chorava para entrar no banho, depois chorava para não sair dele, e por aí vai…

A história de Lacriminha pode parecer um tanto familiar para nós, pais e mães, e não é por acaso… Se já é difícil passar pelos “terrible twos”, quando os pequenos começam a perceber sua própria existência, imagine quando começam a conhecer seus próprios sentimentos e emoções! O choro serve para tudo: desde dor e tristeza, até raiva, ciúmes, constrangimento, vergonha… Haja lagriminhas!

Um turbilhão de emoções: transformando lágrimas em palavras

Nada mais natural que vivenciar muitos choros até que a linguagem se desenvolva, dando lugar e acomodando tantos sentimentos intensos.

Para ajudar os pequenos nessa primeira infância, conversas são fundamentais, além do olhar cuidadoso e compreensivo dos adultos para mediar a situação. Assim, ao enfrentarem seus próprios sentimentos – contando com a voz de alguém que seja o suporte e diga à criança o que ela sente e o porquê sente – ficará cada vez mais leve para o pequeno lidar com eles.

Assim, aos poucos, conquistam autonomia suficiente para sentir algo e colocar em palavras, de forma simbólica, o que antes era pura emoção. Como é de costume aqui no Blog Leiturinha, e como não poderia faltar dizer, os livros ocupam uma função especial neste momento, principalmente aqueles que trazem a vivência de conflitos e falam sobre sentimentos, gerando identificação dos pequenos.

Lacriminha: um livro sobre choro e emoções

Lacriminha, Lançamento Exclusivo Leiturinha é um deles. Escrito por Lulu Lima e ilustrado por Betania Zacarias, o livro conta a história de uma garotinha em busca de suas lágrimas. Acontece que, de tanto chorar, suas gotinhas secaram todas, o que a fez sair em busca delas pelas águas do rio, do mar e até das nuvens. Ao final, com a ajuda de algumas joaninhas, que ela usou para fingir que eram suas lágrimas, Lacriminha dá uma super hiper gargalhada e descobre, pela primeira vez, como é bom chorar de tanto rir!

Assim, com beleza, poesia e muita imaginação, os personagens sempre têm algo a dizer e, quando se trata de sentimentos, até mesmo nós, adultos, gostamos quando nos identificamos com alguma história e, ao final da leitura, podemos descobrir novas formas e possibilidade de ser no mundo. De alma humana para alma humana, a literatura segue cumprindo seu papel de falar a verdade de cada um e de se tornar única para cada leitor, a cada releitura podemos descobrir mais sobre a narrativa e, portanto, sobre nós mesmos!

Leia mais:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais