Farmacinha literária: os livros também podem ser remédios!

A literatura infantil tem sido uma ótima ferramenta de trabalho para inúmeros profissionais. Desde as salas de aula até as clínicas fonoaudiológicas, sendo recomendada inclusive pela Sociedade Brasileira de Pediatria, na prática de médicos pediatras.

Na prática de profissionais psis não é diferente. Quem trabalha com o público infantil, independentemente da abordagem e da área de atuação, em algum momento se vê à procura de títulos da literatura infantil que abordem determinados temas, como separação dos pais, desfralde, medos, ansiedade ou mudanças, por exemplo.

E como já falamos aqui no Blog Leiturinha, a literatura infantil é capaz de abordar temas delicados de forma lúdica, dialogando diretamente com o imaginário de quem lê. Portanto, os livros infantis são capazes de fazer uma ponte entre terapeuta/psicólogo e criança/família, tratando a temática desejada de forma leve, seja na clínica ou em instituições de saúde e proteção social.

Além disso, os livros infantis são ideais para quebrar o gelo, principalmente na prática com grupos: por meio da leitura de um livro é possível viabilizar um ótimo trabalho sócio emocional/educativo com crianças e adolescentes, por exemplo.

13 livros infantis para psicólogos abordarem questões com os pequenos

Pensando nisso, a Loja Leiturinha disponibiliza um ótimo acervo de coleções de livros que tratam de diversos temas, entre eles, assuntos delicados como os que mencionamos. Na categoria Conversando Sobre ou ainda na categoria Rotina e orientação familiar, os profissionais da área psi poderão encontrar diversos livros infantis para compor sua “farmacinha” – como chamam carinhosamente a biblioteca que utilizam na prática clínica e institucional. Confira 7 coleções de livros infantis para psicólogos apoiarem sua prática!

1. Coleção Conversando Sobre Sentimentos

Ajudar os pequenos a nomear os sentimentos é uma tarefa delicada e muito necessária. É a partir disso que eles entendem o que causa cada tipo de sensação e já começam a prever e controlar comportamentos, cada um à sua maneira. Nessa fase, o diálogo é um importante pilar e a literatura é uma grande aliada. Reunimos aqui na Coleção Conversando Sobre Sentimentos os dois volumes do livro Tenho Monstros na Barriga, da mestre e consultora em Educação Tonia Casarin, que busca aumentar a consciência dos sentimentos, aproximando as crianças dos seus pais e professores.

 

2. Coleção Conversando Sobre Abuso Infantil

O abuso sexual infantil é uma triste realidade para a qual não podemos fechar os olhos. Pensando nisso, a Coleção Conversando Sobre Abuso Infantil conta com dois livros para conversar com os pequenos sobre esse tipo de violência sem impressioná-los. Não me Toca seu Boboca e Segredo Segredíssimo são obras com linguagem simples, que ensinam as crianças de forma leve sobre comportamentos suspeitos e sobre conversar com seus responsáveis caso vejam ou passem por alguma situação desconfortável.

 

3. Coleção Conversando Sobre Separação

Qual família nunca passou por um drama? A perda de alguém querido, um conflito ou… uma separação? Nesses momentos, a literatura sempre pode colaborar, sendo um bom recurso para ajudar os pequenos a lidarem com seus próprios sentimentos e conflitos em relação ao que se passa. Os dois títulos da Coleção Conversando Sobre Separação, Lá e Aqui e Duas Casas e uma Mochila, vão ajudá-los a passar pelas experiências de uma forma mais leve.

 

4. Coleção Conversando Sobre a Chegada do Irmão

É comum que a chegada de um novo membro à família possa desestabilizar o irmão mais velho. Pensando nisso, a Coleção Conversando Sobre a Chegada do Irmão traz dois livros que abordam esta temática de forma muito delicada e com linguagem acessível aos pequenos, facilitando sua identificação com a história, são eles: Eu não gosto de você e Tem gente nova no pedaço.

 

5. Coleção Mundo Azul

 

A literatura vem abordando o autismo de forma compreensível para aqueles que se enquadram no espectro, para quem conhece ou até mesmo para quem nunca ouviu falar sobre o TEA. Na Coleção Mundo Azul, selecionamos duas obras que abordam de forma delicada, simples e cuidadosa o mundo de meninos diferentes, muitas vezes despercebido em meio a tantos outros mundos singulares: A Escova de Dentes Azul e O Menino Só.

 

6. Coleção Tchau, Chupeta!

A fase de abandono da chupeta pode ser muito complicada, tanto para as crianças, quanto para a família. Para superar essa fase de forma mais tranquila, a Coleção Tchau, Chupeta!, com os títulos Tchau Chupeta e O Balde das Chupetas, pode ser de grande auxílio, amenizando as mudanças desse momento e podendo até se tornar um aprendizado divertido!

 

7. Coleção Mundo das Descobertas

No livro Você não vem brincar?, da Coleção Mundo das Descobertas, Pedro já não sai mais para brincar. Agora ele se dedica apenas às brincadeiras eletrônicas. Este livro mostrará que é possível encontrar um equilíbrio entre o digital e as brincadeiras sem bateria!

 

Confira essas e outras diversas coleções de livros na Loja Leiturinha!

Profile photo of Sarah Helena

Mãe da Cecília, formada em Psicologia, especialista em Filosofia e Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.