Ler, contar e agir: Um evento sobre a prática de leitura em sala de aula

abr 29, 2019 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Leiturinha

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Professor e aprendiz

Sim, professores também precisam de espaços lúdicos. Professores também precisam ouvir histórias, ler sozinhos, buscar seu próprio encantamento, para então buscar os melhores meios de estimular e ser provocador de uma sala de aula. Os professores, mais do que ninguém, precisam urgentemente fazer reviver sua criança interior, se reaver com a infância que tiveram ao mesmo tempo em que se reconciliam com ela, de modo a compreender e ser empáticos com as crianças reais com que lidam todos os dias. Os professores precisam de ouvidos atentos que os ouçam também, para que os seus possam estar afinados e atentos.

É preciso cuidar de quem cuida da educação de nossos filhos

E nós, do lado de cá? A sociedade, de forma geral, também precisa estar ciente do que se passa lá dentro das salas de aula, ouvir as muitas boas experiências que estes profissionais fazem em seu dia a dia, assim como seus desafios e dificuldades, pois assim poderemos  compreender melhor a complexidade de seu trabalho e sermos agentes de apoio, extensão da escola, comunidade escolar. Em suma, é preciso cuidar de quem cuida da educação dos nosso filhos.

Assim, para marcar o mês em que se comemora o dia internacional e o dia nacional do livro infantil, nada melhor do que falar sobre infâncias, livros e leitura em sala de aula! Foi nesse clima, e tendo como pano de fundo o atual contexto das normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que aconteceu, na cidade de Poços de Caldas, MG, um grande encontro de professores promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto Moreira Salles e a PlayKids, o “Ler, Contar e Agir”.

Ler, Contar e Agir: dois dias de muito aprendizado!

Contando com a participação de cerca de 50 professoras da rede municipal, entre elas contadoras de história e bibliotecárias, e com membros da Equipe de Conteúdo e Curadoria da Playkids, o evento foi uma oportunidade para que professores da educação infantil e fundamental se reunissem para debater assuntos como a mediação da leitura em sala de aula, a importância do brincar e da mediação de leitura para a infância, entre trocas de experiências e a apresentação de práticas inovadoras em sala de aula.

Ana Cristina Manucci, da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, organizadora do evento, conta um pouco sobre o intuito dos encontros: “A proposta dos encontros foi propiciar momentos de trocas de experiências e práticas que possibilitem o trabalho com nossos alunos. A maior pretensão desta formação é o de criar condições para que este educador possa ter segurança no desenvolvimento de atividades em formatos de oficinas de construção de livros ou cantinhos de construção dos livros para os pequenos. Despertar no educador a vontade de conhecer práticas de leitura e contação de histórias”.

Para Caliel Canto, bibliotecário participante do evento, estes dois dias foram muito significativos: “O encontro me inspirou a sair da rotina e pensar de forma mais ampliada. Além disso, ter contato com livros que não são tão comuns, como os interativos, desperta nossa compreensão para a importância de expandir o universo dos nossos alunos, já que estes são livros que chamam os leitores a participar do livro, agir junto com o personagem. Para as crianças, isso é algo mágico.”

Durante os encontros, nossa Equipe de Curadoria e Conteúdo, levou parte do acervo dos livros enviados pelo Clube Leiturinha para apresentar, de forma a gerar uma reflexão sobre os diferentes tipos de livro e suas possibilidades de uso em sala de aula. Rayssa Bonifácio dos Santos, professora do 3º ano, comenta:  “Eu lia as palavras, mas não me atentava para as imagens e a relação entre eles. Depois do curso, comecei a compreender as imagens e sentir o que meus alunos sentiam também. Eu não fui ensinada a ver o livro, somente a ler. Aqui aprendi a ler a obra como um todo.”.

Foram dois dias de muita contação de histórias e contato com obras dos mais diferentes tipos, além de momentos de colocar a mão na massa e construir novas tecnologias de auxílio no processo de leitura em sala de aula. Nestes dois dias, os professores tiveram a oportunidade de sentir-se como alunos e ter a pausa necessária para se encantarem com as histórias.

Para finalizar, fica a fala de Maria de Lourdes Carvalho Pereira, Professora da Educação Infantil – Jardim II, que traduz o sentimento que permeou os dois dias do encontro: “é preciso criar espaços em sala de aula para a ‘leitura deleite’, que tem como foco a leitura pelo prazer. Nos momentos de leitura sempre oriento as crianças a escolherem o que elas querem ler. A leitura deleite desenvolve o gosto pela leitura. O amor por escutar as palavras é preciso ser ensinado – assim como se ensina a escutar músicas clássicas”.

Por mais espaços como este em que profissionais da educação possam ser ouvidos, divulgar seu trabalho, trocar experiências e degustar um pedacinho daquilo que tanto promovem, o prazer pela leitura, pelo estudo e pelo movimento poético da educação.

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Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

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