Ler para as crianças melhora o desempenho escolar

por | out 31, 2019 | 0 Comentários

Não há dúvidas que a ler para as crianças melhora o desempenho escolar. É inquestionável que os livros e as histórias são indispensáveis para que os pequenos se encantem com o universo letrado, percebam seu valor e tenham alimentado o desejo de ler. Além disso, uma criança que lê ou ouve histórias tem sua curiosidade e imaginação aguçadas, fatores cruciais no processo de aprendizagem. 

Também não restam dúvidas que ler em família auxilia na construção dos vínculos familiares e proporciona momentos de maior proximidade e contato afetivo com os pequenos. E é na junção de todos estes benefícios que podemos perceber como ler para as crianças pode influenciar positivamente seu desempenho escolar.

A Leitura desobrigada – Ler por prazer

Isso porque, não se trata de uma leitura que tenha como objetivo somente a melhora do desempenho. Há que se ter um ambiente agradável, sem obrigatoriedade ou pressão para que a leitura “sirva” para alguma finalidade específica. Ler por prazer é o primeiro passo para a descoberta de todo o universo do conhecimento.

Por isso, ter uma rotina de leitura em casa, ler por diversão, contribui muito para o processo de aprendizagem como um todo. Leia para seu filho, ao menos um pouco ao dia, ou na semana. Isso contribui para que ele entenda o valor da leitura e internalize esse hábito de forma natural.

Muito além do aprendizado formal…

Ler para os pequenos, desde cedo, apresenta-lhes um enorme repertório, com o qual irão se deparar com palavras novas, conceitos desconhecidos, referências históricas, geográficas, filosóficas, literárias, científicas (entre muitas outras), além de personalidades e comportamentos humanos diferentes (ou não) dos que já são familiares.

Todo este repertório que os livros nos proporcionam, prepara o terreno para a aprendizagem formal e pode levar o aluno a ir além, inspirando uma postura proativa e investigativa diante do seu processo de aprendizagem – o aluno pesquisador

Isso tudo sem falar na habilidade de interpretação de texto, tão necessária para a compreensão crítica da realidade e das relações interpessoais. Uma criança que lê tem um repertório verbal ampliado e consegue se expressar melhor, dialogar com argumentos mais consistentes, o que é fundamental para o sucesso profissional e para uma participação ativa na vida política em sociedade.

Valorizar a leitura – um bem e um direito

Resta dizer apenas que, ao saber ler e se interessar pelos livros, as crianças têm o conhecimento nas suas mãos – um bem (e direito!) que nada, nem ninguém pode lhes tirar. 

Então, se você ainda não tem este hábito em casa, que tal deixar que o amor pelos livros desperte junto com seu filho ou filha? Comece pelos livros infantis, lendo para seus pequenos, depois busque ampliar os horizontes com livros do seu interesse. Afinal, ter exemplos em casa é a melhor forma de passar a mensagem para os pequenos de que ler e aprender coisas novas é importante e, mais melhor ainda… muito prazeroso!

Faça parte da nossa família de leitores e receba todo mês um livro infantil secionado por especialistas para o seu pequeno. Incentive a leitura desde cedo assinando o Clube Leiturinha

Categorias:
4 - 6 | 7 - 10 | Criança | Escola | Idade | Leiturinha
Escrito por Sarah Helena
Mãe da Cecília, formada em Psicologia, especialista em Filosofia e Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.
Relacionados
Como explicar a depressão para crianças?

Como explicar a depressão para crianças?

Infelizmente, a depressão infantil tem se tornado cada vez mais frequente. Apesar do difícil diagnóstico em muitos dos casos, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos ao comportamento das crianças e adolescentes. Afinal, quanto mais cedo for feita a...

Como explicar a depressão para crianças?

Como explicar a depressão para crianças?

Infelizmente, a depressão infantil tem se tornado cada vez mais frequente. Apesar do difícil diagnóstico em muitos dos casos, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos ao comportamento das crianças e adolescentes. Afinal, quanto mais cedo for feita a...

A Casa dos Pequenos Cientistas: um livro para fazer ciência

A Casa dos Pequenos Cientistas: um livro para fazer ciência

Que tal conhecer um livro que convida as crianças a fazerem suas próprias experiências científicas? É exatamente o que propõe o livro A Casa dos Pequenos Cientistas! Neste livro, que integra ciência e infância, os pequenos e pequenas serão desafiados a fazer ciência....

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *