Ler para as crianças melhora o desempenho escolar

out 31, 2019 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança, Escola, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Não há dúvidas que a ler para as crianças melhora o desempenho escolar. É inquestionável que os livros e as histórias são indispensáveis para que os pequenos se encantem com o universo letrado, percebam seu valor e tenham alimentado o desejo de ler. Além disso, uma criança que lê ou ouve histórias tem sua curiosidade e imaginação aguçadas, fatores cruciais no processo de aprendizagem. 

Também não restam dúvidas que ler em família auxilia na construção dos vínculos familiares e proporciona momentos de maior proximidade e contato afetivo com os pequenos. E é na junção de todos estes benefícios que podemos perceber como ler para as crianças pode influenciar positivamente seu desempenho escolar.

A Leitura desobrigada – Ler por prazer

Isso porque, não se trata de uma leitura que tenha como objetivo somente a melhora do desempenho. Há que se ter um ambiente agradável, sem obrigatoriedade ou pressão para que a leitura “sirva” para alguma finalidade específica. Ler por prazer é o primeiro passo para a descoberta de todo o universo do conhecimento.

Por isso, ter uma rotina de leitura em casa, ler por diversão, contribui muito para o processo de aprendizagem como um todo. Leia para seu filho, ao menos um pouco ao dia, ou na semana. Isso contribui para que ele entenda o valor da leitura e internalize esse hábito de forma natural.

Muito além do aprendizado formal…

Ler para os pequenos, desde cedo, apresenta-lhes um enorme repertório, com o qual irão se deparar com palavras novas, conceitos desconhecidos, referências históricas, geográficas, filosóficas, literárias, científicas (entre muitas outras), além de personalidades e comportamentos humanos diferentes (ou não) dos que já são familiares.

Todo este repertório que os livros nos proporcionam, prepara o terreno para a aprendizagem formal e pode levar o aluno a ir além, inspirando uma postura proativa e investigativa diante do seu processo de aprendizagem – o aluno pesquisador

Isso tudo sem falar na habilidade de interpretação de texto, tão necessária para a compreensão crítica da realidade e das relações interpessoais. Uma criança que lê tem um repertório verbal ampliado e consegue se expressar melhor, dialogar com argumentos mais consistentes, o que é fundamental para o sucesso profissional e para uma participação ativa na vida política em sociedade.

Valorizar a leitura – um bem e um direito

Resta dizer apenas que, ao saber ler e se interessar pelos livros, as crianças têm o conhecimento nas suas mãos – um bem (e direito!) que nada, nem ninguém pode lhes tirar. 

Então, se você ainda não tem este hábito em casa, que tal deixar que o amor pelos livros desperte junto com seu filho ou filha? Comece pelos livros infantis, lendo para seus pequenos, depois busque ampliar os horizontes com livros do seu interesse. Afinal, ter exemplos em casa é a melhor forma de passar a mensagem para os pequenos de que ler e aprender coisas novas é importante e, mais melhor ainda… muito prazeroso!

Faça parte da nossa família de leitores e receba todo mês um livro infantil secionado por especialistas para o seu pequeno. Incentive a leitura desde cedo assinando o Clube Leiturinha

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais