Era um lugar com rua de terra e ladeira pra carrinho de rolimã, campinho de futebol pra pelada em fim de tarde, açude pra tomar banho de roupa e tudo, rio pra pescar com isca de minhoca catada na hora, chuva quente no fim do dia, fruta de pé querendo mordida, muro pedindo pra ser pulado só pra mostrar o que há do outro lado.
Este é o cenário criado por Mirna Brasil Portella, em seu livro Porco de casa, cachorro é, um livro infantil sobre amizade. A obra foi publicado pela editora Escrita Fina e enviada aos pequenos leitores da Leiturinha. No entanto, ainda é possível encontrá-la na Loja Leiturinha!
Um cenário, como aquele descrito acima, talvez esteja presente na vida de algumas poucas crianças. Ou ainda exista nas lembranças de quem é mais velho e acompanhou o crescimento acelerado da vida urbana. Ou seja, quando os verdes deram lugar ao asfalto e quando as conexões humanas ainda não dependiam da internet. Vamos falar sobre isso?
Um livro infantil sobre amizade e a simplicidade da infância
Porco de casa, cachorro é conta a história de Odorico, um menino que mesmo podendo fazer todas as traquinagens do mundo, mesmo tendo quintal com pé de goiaba e futebol com amigos, preferia ficar sozinho. Tudo muda quando ele conhece um porquinho, ainda filhote, que nasceu no quintal da vizinha. Uma amizade inusitada surge a partir daí. Menino e porquinho nunca mais seriam os mesmos! Junto de Curico (nome que deu ao seu novo bichinho de estimação), Odorico ganha o quintal, depois as ruas e, então, toda a cidade… Conquistando também a simpatia e a amizade das outras crianças da vizinhança! Só que um dia, algo estranho acontece com Curico, e seu fiel amigo encara de frente estes tristes dias. Mas com uma diferença: agora ele não estava mais sozinho, toda a turma estaria por perto para ficar juntinho dele!
Mirna Brasil Portella, com sua escrita bem-humorada e poética, foi capaz de transmitir muitos sentimentos neste conto. Com os quais todos nós, em alguma medida, nos identificamos. É o caso da timidez e da dificuldade em fazer amigos, a solidão de perder algo ou alguém querido, o medo e a coragem de enfrentar o novo, a amizade e suas origens e motivos nada lógicos ou convencionais. Nesse sentido, a autora fala de uma infância compartilhada. De um espaço urbano em que ainda cabem brincadeiras e crianças e de uma diversão baseada na liberdade de ser e estar!
Conhecendo outras culturas e visões de mundo
A obra Porco de casa, cachorro é transmite ainda os valores e os elementos da cultura caipira, que nunca poderão cair no esquecimento, pois são patrimônio histórico que nos diz sobre quem fomos e sobre quem podemos ser. A cultura caipira nos remete às cidades interioranas, mas também aos costumes corriqueiros que preservamos ainda hoje, mesmo em meio à rotina acelerada. É o cafezinho com queijo, a prosa entre vizinhos, o doce caseiro de tacho, o banho de rio, de cachoeira e de mar (ainda que só de vez em quando!), aquela pelada entre amigos, a pausa (que é quase uma licença poética) para apreciar as coisas leves e a toas da vida, como um espreguiçar de uma criança ou uma brincadeira de fim de tarde em família.
Muito além da história
Além de tudo isso, as ilustrações de Mirna são uma beleza à parte! Os recortes em jornal trazem palavras para além do texto escrito. As palavras estão presentes nos corpos e nas coisas, compondo com a história e acompanhando cada situação, trazendo novos elementos para uma leitura mais demorada e bastante contemplativa.
Portanto, que tal aproveitar esse clima gostoso e fazer um bolo de cenoura com um café quentinho, ou achar um lugar fresquinho e calmo para ler um livro e passar momentos de trocas e conexão em família e amigos? Depois de ler, conversem sobre como era o tempo de antigamente… O que mudou e o que foi bom ou ruim? O que gostariam que não se perdesse e o que podem fazer para isso?
Se você gostou de Porco de casa, cachorro é, poderá achar este livro infantil sobre amizade na Loja Leiturinha! Acesse a Loja e descubra nossa seleção especial!
Leia também: