“Ninguém entendia porque Leda só feria” – só-feria – Leda SOFRIA. Não era aceita, não ocupava um lugar especial no coração de ninguém, por isso, machucada, feria. Mas tudo muda quando alguém resolve não se afastar, mas se aproximar, e mostrar a Leda que agora ela tinha lugar! A temática do livro Ledazeda, da Editora Peirópolis é poética, mas muito comum à realidade de muitas crianças, chamando a atenção para a necessidade de falar sobre tolerância e união aos pequenos.
Aprender a viver em sociedade: um processo constante
A partir de 4 meses de vida, muitos bebês já têm uma rotina escolar, passando parte do seu dia com outras pessoas e crianças. Nos primeiros anos de vida dividir o brinquedo e a vida não é uma tarefa fácil ou natural, conviver com outros choros e pedidos que não sejam os seus é uma grande tarefa para os pequenos, que é aprendida aos pouquinhos, no dia a dia da convivência.
Você conhece alguém que te marcou na vida? Assim como você se lembra, certamente você também marcou alguém, ainda que não faça ideia de quem! Isso porque a convivência é como um tecido que se costura, ponto por ponto, num trabalho artesanal e cotidiano. Assim, as relações sociais vão se desenhando ao mesmo tempo em que se define o caráter e a personalidade de cada um de nós. Enquanto nos relacionamos, construímos a nós mesmos e aos outros, exercendo influência na vida das pessoas com que convivemos e sendo influenciado por eles, numa troca que tem tudo para nos tornar mais ricos e completos! Afinal, ninguém sabe de tudo, todos precisamos uns dos outros!
As diferenças só tem a nos ensinar!
Nossa existência se encerra na existência do outro. Somos seres sociais, convivemos com uma alteridade que, ora nos confronta, ora nos confirma e nos reafirma. Normalmente o que é diferente nos assusta e nos causa estranhamento. Para lidar com estes sentimentos negativos, normalmente afastamos tudo e todos que de alguma forma nos “ameaçam”: alguém com crenças diferentes, novos projetos e ideias, que colocam nossas próprias ideias em cheque, por exemplo.
Todo este estranhamento é natural, mas ele pode ter como consequência a prática do bullying ou a exclusão, entre outros conflitos. Mostrar aos pequenos que estar aberto a ideias contrárias às nossas não significa aceitá-las ou ter que praticá-las é um passo importante para a construção de vínculos saudáveis e quem sabe até grandes amizades!
Livros sobre tolerância para abordar o tema com os pequenos
A Equipe de Curadoria da Leiturinha sabe da importância que este tema tem e como a literatura infantil nos fornece inúmeras obras relacionadas, nada mais justo que elas venham a compor a biblioteca dos nossos pequenos leitores. Sobre o papel dos livros no momento de abordar temas como a tolerância, Lulu Lima, autora de vários títulos já enviados pelo Clube, afirma que:
“Somos co responsáveis em construir uma sociedade mais humana e com mais empatia ao ensinar aos nossos filhos a se pôr no lugar do outro. E eu acredito que o livro traz isso de uma forma metafórica. Nossos pequenos podem ser transformadores. Um gesto de empatia, de acolhida, de amizade, pode mudar o futuro de uma criança. Pode fazer com que ela se sinta amada e valorizada. Todos somos merecedores deste sentimento. E todos somos capazes de oferecer isto para o nosso grupo, a nossa pequena comunidade, como um ambiente de sala de aula. Empatia, amor e inclusão TRANSFORMAM!”.
Recentemente a Leiturinha enviou como Lançamento Exclusivo o livro Uma Escola Lunática de Lulu Lima que, junto com outros dois títulos compõem uma lista especial sobre tolerância, respeito e amizade, mostrando que sempre podemos olhar para o que há de melhor em cada um, apesar das diferenças e, ainda mais, tornando estas diferenças aquilo que nos faz especiais um para o outro. Confira:
1. Uma Escola Lunática
Editora: Mil Caramiolas
Autores: Lulu Lima e Jader de Melo
Como seria se um dia você acordasse em outro planeta? Foi assim com Malu, a garotinha desta história lunática…Este Lançamento Exclusivo Leiturinha é a mais nova aventura de Lulu Lima, autora e fundadora da Editora Mil Caramiolas. Em parceria com o ilustrador e designer gráfico Jader de Melo, nasceu essa história mirabolante e monstruosamente divertida, que aborda o tema tão necessário do bullying de forma sutil e bem-humorada.
2. Ledazeda
Editora: Peirópolis
Autoras: Mahyra Costivelli e Taisa Borges
Leda era uma menina azeda. “Ninguém entendia porque Leda só feria.”. Esta é uma história sobre como o carinho e a atenção podem fazer brotar o que há de melhor em nós e nos outros! Com uma narrativa poética, através do jogo com rimas e palavras, os pequenos podem conhecer a história de como Leda ganhou um lugar no coração da amiga Ada. De autoria de Mahyra Costivelli e Taisa Borges, este livro conta a história de vida de uma menina e seu medo de não ser amada, possibilitando que os pequenos entrem em contato com seus sentimentos.
3. Todos Juntos
Editora: Telos
Autora: Daniela Kulot
Um livro ilustrado sobre amizade, solidariedade, união e tolerância, mostrando que o bom da vida é estarmos juntos. Selecionado como um dos 30 melhores livros na Feira de Livro de Leipzig (Alemanha), este título recebeu o prêmio Leipzig Reading Compass no ano de 2016, e agora chega como Lançamento Exclusivo Leiturinha para nossos assinantes. A autora, Daniela Kulot, é alemã e seus livros já foram traduzidos em mais de 20 idiomas, compondo agora a biblioteca dos pequenos leitores do nosso Clube.
Leia também: