Um Livro de Yoga para Crianças

nov 22, 2018 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Tempo livre com as crianças é algo precioso! Que tal colocar o esqueleto para mexer e exercitar-se em família? Pois bem, dentre tantas opções divertidas na listinha de atividades para fazer no tempo livre com as crianças, o exercício físico também é uma boa pedida para o desenvolvimento e a saúde do seu pequeno. Brincadeiras ao ar livre com o corpo contribuem não só para os aspectos físicos, mas também social, cultural, afetivo e cognitivo – são aprendizados que vivenciamos na infância e levamos até a vida adulta.

A prática das atividades físicas para o corpo, além dos inúmeros benefícios para a saúde, nos traz uma sensação única de bem estar do corpo, da mente e renovação das nossas energias. Quando estimulamos e incentivamos essa prática desde cedo nos pequenos a chance deles se habituarem e se exercitarem diariamente até sua vida adulta é grande.

Existem muitos tipos de esportes, aqueles que exigem do corpo movimentos mais agitados como, futebol, natação, vôlei, corrida, andar de bicicleta, entre outros e também aqueles que nos permitem atingir o relaxamento, como os alongamentos, caminhada e até… o yogaIsso mesmo. O Yoga para crianças tem sido uma das opções mais queridinhas para trabalhar os músculos, a mente e relaxar!

Quais são os benefícios do Yoga na infância?

A prática do Yoga é uma antiga tradição da Índia que tem como o objetivo oferecer o equilíbrio à saúde física e mental, através dos elementos naturais. Os povos indianos observavam com muita atenção os animais e o seu entorno – a natureza. Foi assim que eles desenvolveram as muitas posturas do Yoga.

A meditação também faz parte deste exercício. Estudiosos comprovam que meditar diminui o estresse, melhora a qualidade do sono, contribui para a memória, reduz a probabilidade de desenvolver a depressão, entre tantos outros benefícios.

Na infância, é normal que exista uma certa agitação, já que a criança está cheia de energia e, muitas vezes pelo fato de ela já ter uma rotina recheada de atividades. Para que as coisas tornam-se mais calmas e agradáveis recomenda-se a prática do yoga para crianças. Assim, o pequeno consegue se concentrar e voltar para suas atividades com mais calma e concentração. Além disso, este hábito também poderá ajudar no rendimento escolar e até mesmo na sua autoestima. Afinal, o mundo é visto de maneira mais alegre e positiva quando nos sentimos bem!

Dica de Leitura: Conheça um Livro de Yoga para Crianças

Pensando em trazer um pouquinho desta deliciosa e saudável prática para as famílias que fazem parte do clube Leiturinha, a dica de leitura  é um Lançamento Exclusivo. Confira:

Meu primeiro livro de Ioga

Autora e Ilustradora: Chiristiane Engel

Este livro, de Christiane Engel, apresenta de forma lúdica o tema Yoga. O termo significa “união” e é uma prática milenar que engloba, além de exercícios físicos e posturas, o autoconhecimento. Como sua prática traz inúmeros benefícios, especialmente a melhora na ansiedade, flexibilidade, força e equilíbrio, este livro é uma introdução ao tema e uma proposta para que os pequenos brinquem enquanto se exercitam, divertindo-se, imitando os animais.

Leia também:

Fernanda Veiga

Mãe da Helena, formada em Pedagogia, especialista em Relações Interpessoais e Educação Moral. Descobriu na literatura infantil uma das suas maiores paixões e acredita que a leitura tem o simples poder de transformar e ressignificar as pessoas.

    Acompanhe nossas redes sociais