Volta ao mundo musical

Conhecer costumes, povos, línguas, culturas diferentes é algo muito especial e importante. São experiências que nos enriquecem, nos ajudam a abrir a mente para o novo, para o diferente do nosso e também nos ajuda a aprender a respeitar e conviver com as diferenças. E isso também vale para os pequenos! Portanto, apresentar músicas de diferentes países às crianças é uma ótima maneira de introduzir novos ritmos e visões de mundo. 

Apresentando músicas de diferentes países aos pequenos

Conhecer o novo, o diferente é sempre um excelente exercício. E como a música faz parte da cultura de cada povo e até muitas vezes representa este povo, conhecer a música de diferentes países e povos é conhecer a cultura deles também. Mas, e para os pequenos? Como introduzir este conhecimento musical de mundo, essa noção de que há coisas diferentes, sons diferentes, formas diferentes de se viver?

Dicas de músicas de diferentes partes do mundo para apresentar ao seu pequeno

Vou compartilhar aqui algumas dicas com vocês. Sou uma educadora musical apaixonada pela música do mundo, a chamada música étnica, que é a música própria de cada país. Aqui no Brasil, por exemplo, pode ser o samba, o baião, a ciranda e outras. Temos uma riqueza musical enorme no Brasil e por isso também nossa música é admirada no mundo todo.

Mas, além da música brasileira, procuro mostrar aos meus alunos músicas de diferentes países, como Espanha, Japão, Senegal, Estados Unidos, Canadá, Rússia, etc. Assim, é possível conhecer diferentes instrumentos, ouvindo suas músicas, cantando suas canções, brincando suas brincadeiras musicais e também apreciando. Apreciar musicalmente significa ouvir com atenção, prestando atenção ao que está se ouvindo e absorvendo daquilo.

Espanha

Uma música espanhola que eles adoram é a Mama Pato (vou colocar os links do YouTube no final do texto para quem quiser acessar), que dá uma brincadeira super legal, inclusive. 

Japão

Já na música japonesa trabalhamos a delicadeza da sonoridade, a disciplina ao tocar os instrumentos. Uma canção legal de apreciar é a Toryanse.

Continente africano

Partindo para a África trabalhamos com a alegria da música, o ritmo que não nos permite ficar parados, a energia da percussão. Uma canção muito especial é a Funga Alafia que é uma canção de boas-vindas em um dialeto africano. 

Canções de ninar ao redor do mundo

Recentemente descobri umas canções de ninar no YouTube que são um verdadeiro tesouro! São 42 canções de várias partes do mundo, algumas cantadas até em dialeto local, com animações muito bem feitas e próprias para as crianças. Ao longo desse ano tenho apreciado essas lullabies (canções de ninar) com os meus alunos e também comentamos um pouco sobre o país, sua localização, língua local e outras coisas. 

Por meio dessa escuta do diferente as crianças vão se acostumando com línguas, histórias e sons diferentes, o que facilita seu convívio nesse mundo globalizado e cada vez mais diverso. 

Espero que esse texto tenha te inspirado. Então, vamos apresentar músicas de outros povos para os pequenos? 

Leia também:

Profile photo of Juliana Abra

Professora de música, apaixonada pelo que faz, trabalha ativamente com educação musical e acredita na linguagem da música como ferramenta transformadora na vida das pessoas e como aspecto fundamental na formação das crianças.