No Tempo do Verão: como vivem as crianças indígenas?

jun 7, 2019 | Clube Leiturinha, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

São muitas as infâncias!

Seja dentro dos grandes centros urbanos, nas pequenas cidades, ou nos campos, as crianças vivem o tempo da infância de maneiras muito diferentes. As brincadeiras, os costumes, a rotina, os problemas e desafios são tão diversos quanto o é o próprio contexto em que vivem. Já parou para pensar que tipo de infância seu filho vive? Como as escolhas que fazemos todos os dias dizem respeito a uma certa cultura e que nem todo mundo pensa a infância da mesma forma?

Olhar o mundo assim é um desafio para todos nós, mas possibilita um distanciamento que abre horizontes. Um olhar para fora da nossa “caixinha”, que vai de encontro com a realidade do outro, pode ser capaz de acabar com preconceitos. Isto é algo a se praticar em todos os momentos com os pequenos, garantindo relações mais respeitosas ao longo da vida.

Então, como vivem e do que brincam as crianças indígenas? O projeto Vídeo nas Aldeias, em parceria com a extinta Editora Cosac Nayf, proporcionou que todos pudessem conhecer melhor e de pertinho os pequenos índios do povo Ashaninka.

Mais do que um registro de culturas, estes filmes revelam visões de mundo múltiplas e complexas, que resistem à invisibilidade e ao apagamento a que têm sido historicamente submetidos os povos nativos no Brasil.”

 

No Tempo do Verão: Câmera, microfone, uma aldeia e uma turma de crianças.

Por meio do projeto Vídeo nas Aldeias, índios cineastas registraram a rotina de crianças de vários povos indígenas. Os vídeos estão todos disponíveis livremente na internet, para difundir sua cultura e dar visibilidade às suas causas. Estes registros viraram filmes e alguns deles viraram livros. É o caso de No Tempo do Verão, um documentário de Wewito Piyãko, indígena da tribo Ashaninka, que fez um belo trabalho em documentar a vida das crianças que vivem por lá.

O vídeo deu origem a um livro, ganhou roteiro adaptado por Rita Carelli e belas ilustrações de Mariana Zanetti, com tons quentes de rosa que nos remetem ao calor amazônico, que agora vai para a casa de todos os Pré Leitores do Clube Leiturinha, em comemoração à 4ª edição da Campanha Pequeno Consciente. Ah, e tem um detalhe, o livro é bilíngue, em português e Ashaninka!

Um verdadeiro convite a viver um dia na aldeia!

Assim, o livro No Tempo do Verão, da editora Sesi-SP, convida a uma viagem para a mata Amazônica, onde vive o povo Ashaninka, uma das maiores populações nativas. Por lá, no tempo de verão, as crianças não vão à escola para ficar junto dos mais velhos, aprendendo com eles as coisas de que irão precisar quando forem adultos, como aprender a pescar, caçar, acampar e construir flechas, perpetuando os costumes de seu povo.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena através deste livro e seu documentário? Para assisti-lo, clique aqui!

Leia mais:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais