São muitas as infâncias!

Seja dentro dos grandes centros urbanos, nas pequenas cidades, ou nos campos, as crianças vivem o tempo da infância de maneiras muito diferentes. As brincadeiras, os costumes, a rotina, os problemas e desafios são tão diversos quanto o é o próprio contexto em que vivem. Já parou para pensar que tipo de infância seu filho vive? Como as escolhas que fazemos todos os dias dizem respeito a uma certa cultura e que nem todo mundo pensa a infância da mesma forma?

Olhar o mundo assim é um desafio para todos nós, mas possibilita um distanciamento que abre horizontes. Um olhar para fora da nossa “caixinha”, que vai de encontro com a realidade do outro, pode ser capaz de acabar com preconceitos. Isto é algo a se praticar em todos os momentos com os pequenos, garantindo relações mais respeitosas ao longo da vida.

Então, como vivem e do que brincam as crianças indígenas? O projeto Vídeo nas Aldeias, em parceria com a extinta Editora Cosac Nayf, proporcionou que todos pudessem conhecer melhor e de pertinho os pequenos índios do povo Ashaninka.

Mais do que um registro de culturas, estes filmes revelam visões de mundo múltiplas e complexas, que resistem à invisibilidade e ao apagamento a que têm sido historicamente submetidos os povos nativos no Brasil.”

 

No Tempo do Verão: Câmera, microfone, uma aldeia e uma turma de crianças.

Por meio do projeto Vídeo nas Aldeias, índios cineastas registraram a rotina de crianças de vários povos indígenas. Os vídeos estão todos disponíveis livremente na internet, para difundir sua cultura e dar visibilidade às suas causas. Estes registros viraram filmes e alguns deles viraram livros. É o caso de No Tempo do Verão, um documentário de Wewito Piyãko, indígena da tribo Ashaninka, que fez um belo trabalho em documentar a vida das crianças que vivem por lá.

O vídeo deu origem a um livro, ganhou roteiro adaptado por Rita Carelli e belas ilustrações de Mariana Zanetti, com tons quentes de rosa que nos remetem ao calor amazônico, que agora vai para a casa de todos os Pré Leitores do Clube Leiturinha, em comemoração à 4ª edição da Campanha Pequeno Consciente. Ah, e tem um detalhe, o livro é bilíngue, em português e Ashaninka!

Um verdadeiro convite a viver um dia na aldeia!

Assim, o livro No Tempo do Verão, da editora Sesi-SP, convida a uma viagem para a mata Amazônica, onde vive o povo Ashaninka, uma das maiores populações nativas. Por lá, no tempo de verão, as crianças não vão à escola para ficar junto dos mais velhos, aprendendo com eles as coisas de que irão precisar quando forem adultos, como aprender a pescar, caçar, acampar e construir flechas, perpetuando os costumes de seu povo.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena através deste livro e seu documentário? Para assisti-lo, clique aqui!

Leia mais:

Profile photo of Sarah Helena

Mãe da Cecília, formada em Psicologia, especialista em Filosofia, sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.