Por quê? Por quê? O mundo pode ser um lugar bem complicado. Não é à toa que crianças fazem tantas perguntas. Já pensou se existisse um jeito de fazê-las aproveitarem ao máximo essa fase de perguntas? É só estimular seu pensamento filosófico.
Com ferramentas para entender como fazer perguntas e pensar em conclusões com base nas respostas que recebem, as perguntas dos pequenos se tornam mais complexas e eles compreendem melhor o mundo ao seu redor.
Crianças são mais espertas do que costumamos imaginar. Portanto, quando sabem fazer as perguntas certas, responder suas dúvidas se torna um desafio.
O que é pensamento filosófico
Uma das bases da filosofia é o encanto com o mundo e a grande curiosidade de entendê-lo. Para isso, utiliza-se de perguntas e da lógica para amarrar as respostas.
Aliás, é bem parecido com o que os pequenos fazem o tempo inteiro, não?
O pensamento filosófico nada mais é do que essa maneira de pensar. É sempre questionar o mundo em busca de suas relações de causa e efeito.
Estimular o contato com essa forma de pensar ajuda no desenvolvimento das crianças. A lógica, a atenção, a resolução de problemas e, claro, o conhecimento empírico são muito beneficiados.
Todas essas ferramentas também estimulam a autonomia do pequeno. Ele vai se sentindo mais seguro em buscar respostas para o mundo e acaba dependendo menos dos pais para fazê-lo.
A curiosíssima Nina Perguntadeira
Nina Perguntadeira é uma animação francesa disponível no PlayKids App que mostra esse pensamento filosófico na prática.
A cada episódio, Nina, uma menina de 9 anos, se depara com alguma coisa que não entende direito. Com esse assunto na cabeça, sai perguntando para seus amigos, familiares e até seu cachorro sobre o tema da vez.
Ao final do episódio, não só Nina mostra ter aprendido um monte de coisas, como também resolve algum problema do dia a dia justamente colocando em prática o que aprendeu.
Como emitir opiniões sem ofender os outros, como lidar com o tédio, como identificar uma piada ruim… São questões bastante complexas que podem ser interessantes, inclusive, para pais e mães.
Esse estímulo ao pensamento filosófico que já traz tanto aprendizado é uma ótima pedida para aquelas crianças que têm muitas, muitas, mas muitas, perguntas mesmo!
Leia também: