O Começo da Vida: nós estamos cuidando bem da nossa infância?

por | set 8, 2017 | 0 Comentários

Nossos bebês são lindas sementes e é nosso papel, enquanto sociedade, preparar o solo e tornar a terra fértil para ver brotar e florescer todo o seu potencial.
Estela Renner – Cineasta e Roteirista

A primeira infância e sua relação com o que somos hoje

A primeira infância é o período que vai desde o nascimento até os seis anos de idade, sendo uma etapa muito importante para o desenvolvimento infantil. Entre outros fatores, nessa época da vida acontecem processos fundamentais, como o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, o desenvolvimento da fala e da capacidade de aprendizado e a iniciação social e afetiva.

Um dos avanços da neurociência foi, justamente, descobrir as potencialidades da primeira infância, reconhecendo sua importância para a sociedade como um todo. Uma vez que o desenvolvimento humano é resultado da combinação da genética com a qualidade das relações que desenvolvemos e do ambiente no qual estamos inseridos, podemos dizer que quando as condições para o desenvolvimento durante a primeira infância são boas, maiores são as probabilidades de os pequenos alcançarem seu melhor potencial, tornando-se adultos mais equilibrados, realizados e felizes.

O Começo da Vida: a importância dos primeiros anos de vida

Produzido pela Maria Farinha Filmes, em parceria com o Instituto AlanaFundação Maria Cecília Souto Vidigal e Fundação Bernard Van Leer, e dirigido por Estela Renner, o documentário O Começo da Vida percorreu os quatro cantos do mundo com o objetivo de reforçar e evidenciar a importância dos primeiros anos de vida na formação de cada ser humano e, consequentemente, da sociedade de maneira geral. São depoimentos de pesquisadores internacionais e especialistas brasileiros em Primeira Infância que mostram as mais recentes descobertas da Ciência sobre os primeiros anos de vida. Confira o trailer:

Leia mais:

Categorias:
0 - 3 | Família | Idade | Parentalidade
Escrito por Ana Clara Oliveira
Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.
Relacionados
Como saber se seu filho tem medo além do normal?

Como saber se seu filho tem medo além do normal?

O medo faz parte da natureza humana e é importante para o desenvolvimento emocional, especialmente das crianças. Afinal, é o medo que nos ajuda a avaliar os perigos e possíveis ameaças a nossa saúde, por exemplo. No entanto, é preciso cuidado com o excesso de medo,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *