Atividades para alfabetização e o impacto na rotina nos filhos

fev 21, 2017 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança, Escola, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Músicas infantis educativas, rodas de leituras e outros exercícios cotidianos contribuem para o desenvolvimento pessoal e intelectual da criança

A alfabetização não é responsabilidade exclusiva da escola em que seu filho estuda, mas também faz parte do cotidiano familiar. As atividades de alfabetização têm um grande papel na educação dos pequenos, tanto dentro quanto fora de casa.

As músicas infantis educativas e rodas de leitura, por exemplo, são excelentes atividades para alfabetização infantil – e nesse artigo você vai conhecer a importância delas para seu filho.

Fala

As músicas educativas têm grande poder quando o assunto é alfabetização. Fica muito mais prazeroso e descomplicado aprender o alfabeto e palavras novas com a ajuda de letras curtas, simples e fáceis de memorizar, além das melodias divertidas que chamam atenção de qualquer criança.

Leitura e Escrita

Uma família leitora formará um leitor. A leitura deve ser um exemplo para os pequenos logo nos primeiros meses de vida – assim, a criança tem tempo para se acostumar com esse novo universo e adentrar nele com mais conhecimento e prazer. Mas lembre-se: a leitura nunca deve ser um castigo, e sim um momento de diversão e aprendizado para os pequeninos. Consequentemente, a criança conhecerá a escrita e seu interesse em aprender a escrever vai ser maior.

Criatividade

Não é à toa que os contos de fadas apresentam universos e criaturas mágicas. Tudo isso é pensado para aguçar a imaginação da criança e fazer com que ela reflita sobre as diferenças e semelhanças do novo universo com sua realidade.

Ética e Moral

Praticamente todas as histórias infantis têm uma moral diferente que reflete em nosso cotidiano – sim, até para nós adultos –, principalmente quando se trata de fábulas. As morais ajudam no desenvolvimento da criança como cidadão, e os ensinamentos ao longo da história podem ser tão valiosos quanto os conselhos de pais e familiares.

Agora que você já conhece os benefícios dessas atividades, que tal tirar um tempo e ensiná-las para seu filho?

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais