Você sabe o que é aprendizagem cooperativa?

jan 21, 2019 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, Comportamento, Criança, Educação, Família, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você se lembra de ter brincado na infância em uma gangorra? O brinquedo só faz sentido se tiver duas pessoas, uma de cada lado, cooperando para que ela se movimente. Sem o outro a brincadeira não acontece. Essa é uma metáfora do nosso dia a dia em comunidade. A presença e participação ativa de outras pessoas é essencial para nosso desenvolvimento.

E para as crianças isso é percebido de forma ainda mais clara. Brincadeiras e atividades em grupo são comuns em sala de aula porque a diversidade ajuda a fortalecer o aprendizado e estimula o desenvolvimento das competências socioemocionais das crianças.

Aprendizagem cooperativa: aprendendo com as diferenças

A chamada aprendizagem cooperativa é um processo em que os participantes ajudam (cooperam) e confiam uns nos outros para atingir um objetivo. O nome pode não soar tão familiar, mas a prática é antiga conhecida de pais e professores: atividades em grupo. Além de estimular e desenvolver as habilidades sociais, a aprendizagem cooperativa encoraja a criança a se preocupar com os outros, estimula o pensamento crítico e ajuda e estimula o diálogo.

Nas escolas isso é trabalhado de diversas formas, mas você também pode estimular em casa. Em uma festinha de aniversário das crianças, por exemplo, programe atividades em grupo, em que todos têm que participar. Isso é mais eficaz do que deixar que as crianças que não fazem parte do grupo entrem na brincadeira proativamente. As crianças têm seus grupos de pertencimento e amigos mais próximos, mas isso não pode ser impeditivo de que conheçam e aprendam com outras crianças com culturas e personalidades diferentes da dela. Isso só trará benefícios e aprendizagem para ela!

Leia também: 

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais