O que fazer na quarentena com as crianças?

jun 5, 2020 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O que fazer na quarentena com as crianças? Essa é uma pergunta muito buscada nos sites de pesquisa atualmente. Afinal, estamos com os nossos pequenos quase vinte e quatro horas por dia. Precisamos de ideias do que fazer, de instruções de brincadeiras legais e diferentes, de uma grande diversidade durante todo esse tempo. Por isso, separamos uma lista com várias atividades bem divertidas e diversas para fazer com as crianças de todas as idades.

1. Massinha de modelar

Cores e formas são muito atraentes para os pequenos. Algo que parece tão simples pode ampliar muito o aprendizado. O uso das cores é de grande influência no desenvolvimento dos pequenos. Estímulos provenientes delas são peça chave no desenvolvimento motor e cognitivo, raciocínio, visão, entre outras funções. Além disso, os brinquedos sensoriais influenciam os pequenos desde a fase inicial de vida. Por isso, aprenda a fazer massinha de modelar bem colorida com seus pequenos. Confira uma receita de massinha caseira!

2. Experimentos científicos para fazer em casa

Experimentos científicos são ótimas maneiras de incentivar o aprendizado dos pequenos. Além de despertar a curiosidade e o interesse por ciências. Tudo com muita diversão e ludicidade! Além, é claro, de proporcionar deliciosos momentos em família. Que tal fazer um pé de feijão, areia movediça, um vulcão em erupção ou experimentos de ilusão de ótica com os pequenos? Confira 4 experimentos científicos para fazer em casa!

3. Sobremesas deliciosas para fazer com as crianças

Que tal passar um tempinho com os pequenos na cozinha? Eles amam colocar a mão na massa para fazer as mais diferentes comidas! Acredite ou não, mas as crianças aprendem muito cozinhando. Pensando nisso, separamos algumas receitinhas fáceis de sobremesas deliciosas

4. Ensinando matemática com diversão

Só de falar em matemática muitas pessoas já se arrepiam, achando essa uma das disciplinas mais difíceis da escola. Mas não precisa ser assim, ensinar matemática para as crianças como parte do dia a dia dela, vai ajudá-la a assimilar melhor os conceitos aprendidos na escola. Isso vai se refletir em seu futuro, sem que a disciplina seja encarada de forma negativa. Confira dez brincadeiras para ensinar matemática para os pequenos!

5. Brincadeiras para fazer com os bebês

Seja por meio de músicas, histórias, carinho ou brincadeiras, interagir com o pequeno colabora para que ele se desenvolva de forma mais plena e saudável. Além de fortalecer o vínculo de afeto entre vocês. No entanto, no momento de brincar com os pequeninos, os pais podem ficar em dúvida sobre o quê e como fazer. Por isso, reunimos aqui 20 ideias de brincadeiras para bebês

6. Museus famosos para visitar sem sair de casa

Para tornar os dias em casa com os pequenos mais leves e divertidos, muitas empresas e entidades têm se mobilizado. Streamings e canais de TV estão abertos para todos e até mesmo visita virtual em museus famosos do mundo todo se tornou uma possibilidade acessível. Como assim? Isso mesmo! Museus famosos, como o MoMA e o THE MET, estão com suas portas virtuais abertas. Com essa oportunidade, é possível levar os pequenos para conhecer a maravilha das artes. Confira 7 museus famosos para visitar sem sair de casa.

7. Jogos de tabuleiro para jogar com toda a família

Além de trazerem muitos benefícios para as crianças, os jogos são sempre uma forma divertida de passar o tempo. Eles entretêm, divertem e ensinam diversas lições por meio da brincadeira. Também são responsáveis por desenvolver vários aspectos cognitivos e estimular as habilidades psico-motoras dos pequenos. Mas o principal é que contribuem muito para o fortalecimento dos vínculos familiares. Confira jogos de tabuleiros para toda a família jogar!

8. Filmes infantis para assistir em família

Assistir filme é sempre uma boa pedida e, quando a sessão cinema é em família, tudo se torna ainda mais gostoso. Além de ser um programa super divertido, as histórias podem trazer muita inspiração e aprendizado! Preparamos uma lista de filmes infantis, que vai dos mais antigos aos atuais, e que, com certeza, irá agradar a família toda. Está esperando o quê para preparar a pipoca e começar a diversão? Confira 20 filmes infantis para assistir em família!

9. Séries para maratonar em família

Quem não gosta de no final de semana, depois de uma semana de agitada, sentar no sofá e maratonar suas séries favoritas? Fazer isso ao lado dos filhos é ainda mais gostoso! Pensando nisso, selecionamos aqui algumas séries para maratonar em família.

10. Para além da leitura: 10 atividades com livros

Nenhuma história acaba com o fim de uma leitura. Os personagens e os enredos ainda nos acompanham no universo da imaginação! Quem nunca ficou se perguntando por que aquele livro ou série terminou daquele jeito? Ou sentiu que os personagens são como amigos? Pois é, o mesmo acontece com livros infantis! Por isso, atividades que ampliem o alcance das histórias são tão atraentes. Confira 10 ideias de atividades incríveis.

Gostaram das nossas dicas? O que já fizeram com os pequenos? Conta para a gente, queremos saber.

Michelle Rachid

Apaixonada por comunicação, acredita que a aprendizagem eficaz acontece por meio da leitura e das brincadeiras. Leitora voraz, ama viajar e é fã de carteirinha de animações.

    Acompanhe nossas redes sociais