10 atividades de matemática para ensinar às crianças

out 28, 2022 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança, Educação, Escola, Família, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Atividades de matemática podem ser divertidas! Embora alguns achem difícil, é possível aprender brincando.  E a Leiturinha trouxe este conteúdo com a finalidade de ajudar com isso. 

Estudar matemática pode não ser uma tarefa agradável  para todos os alunos, de modo que  ideias de atividades lúdicas podem ser uma via interessante para incluir a matéria no dia a dia das crianças. 

A Leiturinha separou algumas atividades de matemática para ajudar a desenvolver as principais habilidades, como raciocínio, lógica, imaginação e criatividade, de forma atrativa aos alunos. Continue a leitura e saiba como!

10 atividades de matemática para crianças

Ensinar atividades de matemática a uma criança de forma lúdica contribui para a memorização, imaginação e até atenção. Elas servirão para toda a vida; mesmo que os pequenos nem percebam a sua relevância, ainda assim estarão aprendendo. 

Pensando nisso, separamos algumas ideias de práticas de matemática para incluir no dia a dia com as crianças que, além de divertidas, vão tornar o momento de aprendizado ainda mais legal. Confira a seguir 10 atividades de matemática para crianças.

1. Desenho e colagem

Trabalhar com espaço e forma ajuda a criança a identificar objetos, figuras e contornos. O desenho é recomendado para isso, pois pode representar a realidade no papel utilizando diferentes materiais. Algumas sugestões desse aprendizado, são: 

Fazer uso de colagens contribui também no aprendizado da matemática, como bolinhas de papel, palitos de picolé ou até mesmo elementos da natureza, como galhos, folhas, sementes ou pedrinhas. Pois essa prática proporciona  à criança o conhecimento de diferentes formas, texturas e características.

Outra atividade importante é a construção de maquetes: a criança explora o espaço ao redor e, progressivamente, descobre profundidades, analisa objetos, formas, dimensões e organiza mentalmente seus deslocamentos.

2. Quebra-Cabeça

Um jogo de quebra-cabeça é excelente para desenvolver a habilidade matemática desde cedo e as crianças adoram o desafio. 

Os jogos mais básicos ensinam raciocínio espacial, e os mais elaborados ensinam formas e tamanhos, podendo ser utilizados desde os primeiros anos de vida.

Além disso, há outras formas de desenvolvimento durante essa prática, como: 

  • Raciocínio lógico 
  • Persistência
  • Resolução de problemas 
  • Fortalecimento da memória 
  • Desenvolvimento psicomotor e neurológico

Na Loja Leiturinha há diversas opções de jogos de quebra-cabeça, divididos por idade, a fim de atender todas as faixas etárias. Confira a seleção de quebra-cabeças disponível: 

👉Cidades do mundo: Livro com Quebra-Cabeça – Ed. Usborne

👉Meu Primeiro Livro Quebra-cabeça – Mulan

👉Quebra-Cabeça – Alfabeto dos Animais – 60 peças

3. Blocos de Construção

Sem que as crianças percebam, essa brincadeira contribui para o  desenvolvimento de  raciocínio lógico, memória visual, coordenação motora e muito mais. Podem ser blocos planos de papelão, aqueles de madeira, os de plástico ou os conhecidos como “Legos”. 

Dentro da brincadeira ela aprende geometria, tamanhos e espessuras, inserindo já no seu cotidiano os princípios básicos da matemática. 

Construir e organizar estruturas com qualquer peça exige matemática básica, habilidades de engenharia e geometria. Para fazer a ideia acontecer, a criança usa tamanho, forma e sequência. Além de deixar a imaginação fluir. 

4. Jogos de tabuleiro 

Jogos simples e populares têm grande potencial de ensinar matemática às crianças, de forma que fiquem interessadas na brincadeira. Alguns jogos que entretêm e podem ser boas opções são: 

  • Jogo da velha 
  • Damas 
  • Xadrez 
  • Dominó 
  • Resta um 

Além do momento em grupo, que cria enorme conexão entre os envolvidos, nessas atividades matemáticas trabalham-se aptidões de estratégia e lógica. 

Mas, ainda há outros jogos para crianças que envolvem, por exemplo, dinheiro de mentira, ensinam matemática avançada e gerenciamento de valores, contribuindo para a educação financeira futura da criança. 

Batalha naval também merece destaque entre as atividades de matemática para crianças, pois elas aprendem sobre noção de espaço, geometria, tamanho e proporções. Os desafios e as práticas as deixam ainda mais intrigadas. 

5. No mercado e na organização do lar

Para quem tem a intenção de ensinar matemática de forma prática para a criança em casa, pode começar incluindo-a nas organizações do lar e também nas compras do mercado. A lista de compras da semana oferece uma infinidade de oportunidades de aprendizado. 

Na seção de frutas e verduras do mercado, por exemplo, as crianças podem aprender sobre pesos, medidas e comparações. 

Os pais podem fazer perguntas e explicar os conceitos de forma concreta. Exemplo: “Quantas maçãs são necessárias para termos um quilo de maçãs?”. As crianças também podem praticar conhecimentos de matemática básica: adição, subtração, divisão, multiplicação e estimativa. 

Além disso, as atividades de matemática também podem acontecer durante o preparo das refeições, como receitas especiais, a fim de trabalhar com medidas e quantidades. 

No mercado ou em casa, vale conversar sobre quanto foi gasto, quanto sobrou ou quantas refeições podem ser feitas com os ingredientes comprados.

6. No computador ou celular

Com os jogos virtuais também é interessante aplicar atividades de matemática às crianças, uma vez que raciocínio lógico, capacidade de resolver problemas, memorização, criatividade e concentração são algumas das capacidades trabalhadas durante a prática.

Essas ferramentas virtuais contribuem para que a criança aprenda por meio da curiosidade, tornando o momento ainda mais interessante e facilitado, desde que faça uso de acordo com a idade. Algumas indicações de jogos virtuais educativos são: 

  • Sudoku – trabalha a lógica por meio dos números;
  • 2048 – fortalece o raciocínio lógico pelas combinações numéricas;
  • Math Riddles – jogos de desafios matemáticos;
  • Brainzzz – coleção de jogos de raciocínio e desafios. 

Lembrando sempre que  o tempo para os eletrônicos deve ser controlado, a fim de não prejudicar  o aprendizado e o desenvolvimento da criança. 

Outras opções que também é possível incluir na rotina de aprendizado de matemática da criança são aqueles do tipo labirinto, de explorações, tesouros escondidos e construção, pois ensinam as crianças os conceitos de sequência, tamanho, geometria e contagem, habilidades muito usadas e requisitadas na vida adulta.

7. Gerenciando a mesada 

Uma das melhores maneiras de ensinar sobre educação financeira infantil enquanto fortalece habilidades é dando mesada ou semanada. 

Essa prática orienta a criança sobre valor monetário, adição, subtração ou multiplicação, tornando a educação financeira parte do cotidiano desde cedo, mas que servirá por toda sua vida, tendo uma consciência melhor sobre o dinheiro.

Explique, claro, que o dinheiro deve ser usado com sabedoria para comprar coisas que sejam necessárias ou desejáveis. Leve a criança para as compras da casa e simule o que poderia comprar com a mesada, por exemplo. 

8. Cozinhar

Essa atividade de matemática pode ser uma diversão para todos. Existe muita matemática escondida na cozinha e as crianças amam!

Durante essa prática eles vão aprender sobre frações, medidas, quantidades, adição, subtração e muito mais. 

As crianças podem ler uma receita e entender a medida ou quantidade dos ingredientes necessários para fazê-la . Podem também modificar a receita, usando divisão ou multiplicação para fazer uma porção maior ou menor, também é um excelente meio de fixar melhor seu conhecimento sobre frações!

Sem contar que cozinhar com as crianças rende momentos muito gostosos, memoráveis para todos, crianças e adultos, podendo ser executados em casa ou na escola. 

9. Conte as frutas 

Outra forma de aplicar atividades de matemática às crianças na cozinha é com alimentos que já fazem parte da rotina delas, como as frutas na hora do lanche. 

Aqui eles vão fortalecer capacidades importantes, como: técnicas de memorização, imaginação, noção de espaço, percepção, tamanhos, formas, textura e atenção. 

Uma ideia divertida que pode facilmente ser aplicada é cortar cada fruta em um formato e tamanho, e para comer, a criança precisará acertar o formato. Ou também, conforme a criança for comendo,  é possível contar as frutas, as partes, falar dos formatos etc.

Essa pode ser uma ótima opção para aquelas crianças que apresentam resistência às frutas, pois a diversão ficará em primeiro plano. 

10. Dados

Qualquer brincadeira com dados envolve matemática e há uma diversidade de atividades para fazer com as crianças com base neles, como adição e subtração. 

Um jogo simples de fazer com crianças maiores usando apenas dois dados: cada  jogador deve arremessá-los ao mesmo tempo. Ganha quem, em dez rodadas, conquistar 10 pontos mais vezes. Se o resultado for maior que 10, indique quantos pontos fez a mais. Caso contrário, quantos faltaram.

Outra ideia é brincar de somar ou subtrair com palitinhos ou bolinhas de papel crepom usando como base os dados. 

Afinal, por que incluir a matemática nas brincadeiras?

O trabalho lúdico com as crianças as faz refletir e raciocinar durante o aprendizado, tornando o momento mais interessante para os alunos que nem percebem quantas competências importantes estão adquirindo; competências que servirão para o dia a dia e para o futuro. 

Transformar o ambiente não precisa ser algo complexo, podendo usar elementos simples e que façam parte da rotina das crianças. O importante é a diversificação das atividades de matemática para que seu desenvolvimento aconteça de forma natural: enquanto aprendem. 

Ah, tem Coleção especial na Loja Leiturinha para ajudar a aprender matemática brincando! É a Coleção Matemática Divertida, corre lá pra conhecer. 🙂

Leia mais: 

👉9 atividades para ensinar noções de medidas aos pequenos

👉Você sabe a diferença entre brinquedos educativos e pedagógicos?

👉Cozinhando com os pequenos: Confira 4 receitas para fazer em família

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais