Hoje em dia já não restam dúvidas de que brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil. Além de propiciar a interação social, as brincadeiras são essenciais para diversos aspectos na infância. Brincando, a criança se desenvolve, aprende a conviver socialmente, se arrisca a conhecer o novo, explora sua criatividade, trabalha sua sensibilidade e comunicação e conhece o mundo à sua volta. Se já falamos por aqui sobre a importância de os pequenos aprenderem a brincar sem brinquedo, hoje nós vamos focar, justamente, no contrário: o papel do brinquedo no desenvolvimento infantil!
O papel dos brinquedos na brincadeira!
Bola, boneca, carrinho, peteca, jogos, panelinhas… Os brinquedos têm papel fundamental nas brincadeiras, sendo importantes para o desenvolvimento da linguagem, motor, cognitivo e social. Enquanto objeto e suporte da brincadeira, o brinquedo estabelece uma relação íntima com a criança, estimulando a representação e a expressão de imagens que evocam aspectos da realidade. Assim, os brinquedos colocam a criança em contato com reproduções de tudo o que existe no cotidiano, na natureza e nas construções humanas, reproduzindo não apenas objetos, mas uma totalidade social.
Para além disso, o brinquedo também pode incorporar todo um imaginário criado pelo universo infantil, a partir dos desenhos animados, dos livros infantis, dos contos de fadas, das fábulas e das cantigas populares, por exemplo. Ao representar essas realidades imaginárias, os brinquedos dão vida e asas à imaginação dos pequenos, estimulando as brincadeiras de faz de conta e a criatividade.
A verdade é que seja para representar o dia a dia e o mundo à sua volta, ou para dar vida à fantasia, os brinquedos são verdadeiros parceiros das crianças, que conseguem transformar qualquer objeto em sua fonte de diversão. Uma bola, um brinquedo reciclado, um jogo educativo, uma boneca, massinha, comidinhas de plástico, um balde, ou até mesmo uma panela, tudo tem potencial para se tornar um brinquedo nas mãos dos pequenos, deixando estes momentos ainda mais ricos e divertidos.
E aí? Qual o brinquedo favorito do seu pequeno? Conte aqui para a gente!