A escola como primeiro contato da criança com o mundo

abr 22, 2022 | Educação

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você também acredita que a escola é o primeiro contato da criança com o mundo? Para muitos, independente da idade em que os pequenos e pequenas iniciam a educação formal, é na escola que eles terão o primeiro contato com a vida em sociedade. Afinal, é nesse espaço que as crianças estabelecem suas primeiras relações sociais, para além do núcleo familiar. Pensando nisso, vamos conversar sobre esse assunto? Acompanhe o texto a seguir e entenda essa afirmação! 👩‍🏫❤️

Leia mais:
👉 Como preparar seu pequeno para a alfabetização infantil
👉 Por que falar sobre literatura indígena com as crianças?
👉 15 mulheres cientistas para inspirar as crianças

Por que a escola é o primeiro contato da criança com o mundo?

“Família e escola têm deveres diferentes e complementares na vida de meninas e meninos. A família é o lugar do cuidado e de aprendizagens não curriculares, dentro de um ambiente privado. A escola é o lugar da aprendizagem curricular e é o principal espaço público em que o estudante interage com outras pessoas, socializa e aprende.” (UNICEF)

A escola é um espaço importantíssimo, que permite que as crianças vivam novas experiências, conheçam outras visões de mundo e façam suas próprias descobertas, para além do mundinho ao seu redor. Assim, o ambiente escolar tem o poder de transformar e expandir a realidade dos pequenos e pequenas. Inclusive, para além do seu contexto familiar.

Na escola, as crianças não apenas aprendem novas habilidades e competências, mas exercitam os aprendizados. 💪🧠 Ou seja, é um espaço para estudar, treinar e aperfeiçoar seus conhecimentos, suas capacidades e até seus talentos.

Além disso, vale lembrar que a escola também é fundamental para identificar transtornos de desenvolvimento (como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ou autismo) e/ou de aprendizagem (como a dislexia), podendo encaminhar as crianças para os serviços de saúde adequados. É o caso do(a) psicólogo(a) infantil e dos profissionais de fonoaudiologia, por exemplo.

Ainda, os professores são capazes de reconhecer e denunciar situações de violência contra crianças e violência doméstica. Nesse sentido, a escola também pode ser vista como uma instituição que age de forma efetiva para a proteção de crianças e adolescentes.

Quer saber mais? Então, descubra o papel que a escola exerce na infância e descubra como ela pode mudar a vida dos estudantes:

1. A escola promove a socialização

Na escola, as crianças têm a oportunidade de conviver com os demais pequenos e pequenas, de diferentes faixas etárias, famílias, costumes, culturas e, acima de tudo, diferentes ritmos de aprendizado. Dessa maneira, a escola é indispensável para que as crianças pratiquem o respeito e a empatia, por exemplo, além de terem a chance de vivenciar e exercitar a diversidade e inclusão.

Além disso, é na escola que costumam acontecer as primeiras amizades, não é mesmo? Algumas dessas, inclusive, são amizades que duram pela vida inteira! Portanto, a escola é um espaço imprescindível para a sociabilidade. 💬

2. A escola incentiva a inteligência emocional

Quando estão em um espaço diferente, com diversas outras crianças, os pequenos e pequenas devem lidar com diversas situações e, ao mesmo tempo, com as emoções que elas causam. Neles mesmos e também nos seus colegas de sala! Assim, a escola encoraja os relacionamentos interpessoais.

Ainda, as atividades lúdicas, os trabalhos em grupo, os jogos e as brincadeiras são algumas maneiras de trabalhar a inteligência emocional no ambiente escolar. Por isso, que tal propor esse tipo de atividade para os estudantes?

3. A escola exercita habilidades cognitivas e socioemocionais

No ambiente escolar, as crianças são incentivadas a trabalhar diversas competências, como a memória, a concentração, a criatividade, a tomada de decisões, a motricidade e muito mais. Portanto, esse espaço lúdico para o exercício das habilidades cognitivas e também socioemocionais é fundamental para o desenvolvimento infantil.

Em casa, é possível que os adultos comecem a trabalhar as emoções com as crianças, inclusive por meio dos livros infantis. 📚 Contudo, é na escola que as crianças irão vivenciar seus conflitos, obstáculos e desafios, que irão colocar todo esse aprendizado à prova!

4. A escola amplia o repertório dos pequenos e pequenas

No contato diário com outras crianças, os professores e também demais funcionários da escola, os pequenos e pequenas ampliam suas visões de mundo, ganhando vocabulário e novos pontos de vista, por exemplo. Por isso, a escola é bastante importante para a criação de seres humanos mais críticos, conscientes e responsáveis.

Muito além de uma rotina na vida dos estudantes, o que também é bastante importante, a escola é um espaço para despertar novos interesses, apresentar novos saberes e até definir novas preferências. Afinal, mesmo que as famílias se esforcem para apresentar o mundo todo para os filhos, nem os adultos conhecem o mundo inteiro, não é mesmo? 😉

Dicas de livros infantis da Loja Leiturinha

Os livros infantis são, sem dúvida, grandes companheiros e também aliados importantes, seja das escolas ou das famílias. Por isso, vamos conhecer algumas indicações da Loja Leiturinha, que incentivam a familiaridade das crianças com a vida escolar? Vamos lá!

Guido Vai à Escola

Guido Vai à Escola

Hoje é dia de aula e Sofia tem que ir à escola. Guido quer ir também, mas a mãe de Sofia diz que escola não é lugar para gansos. Será?! O que um simples ganso pode causar em uma sala de aula? 👀 Isso é o que nós vamos descobrir nas divertidas páginas de Guido Vai à Escola! Sucesso em mais de 40 países, esse simpático e atrapalhado ganso é garantia de uma ótima leitura.

👉 Clique aqui para comprar o livro “Guido Vai à Escola” na Loja Leiturinha!

Timóteo Vai à Escola

Timóteo Vai À Escola

A partir dos 4 anos de idade, os pequenos e pequenas começam a ter diferentes percepções do mundo, não é mesmo? Esta é a fase em que muitas delas iniciam a vida escolar, por exemplo, e se tornam mais independentes. Pensando nisso, em Timóteo Vai à Escola, o primeiro dia de aula guarda uma grande expectativa. Com isso, Timóteo e seus amigos vão mostrar como pode ser esse momento incrível para as crianças!

👉 Clique aqui para ver o livro “Timóteo Vai à Escola” na Loja Leiturinha!

Meu Primeiro Dia na Escola

Meu Primeiro Dia na Escola

Em Meu Primeiro Dia na Escola, as crianças irão acompanhar cinco amigos que acabam de entrar no primeiro ano! Dessa forma, elas mesmas podem aproveitar para descobrir como será o seu primeiro dia na escola. Demais, não é?

👉 Clique aqui para conferir o livro “Meu Primeiro Dia na Escola” na Loja Leiturinha!

Você gostou das dicas da Leiturinha? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais