Você acredita que a escola é o primeiro contato da criança com o mundo? Para muitos, independente da idade em que os pequenos e pequenas iniciam a educação formal, é na escola que eles terão o primeiro contato com a vida em sociedade. É nesse espaço, por exemplo, que as crianças estabelecem suas primeiras relações sociais, para além do núcleo familiar. Pensando nisso, vamos conversar sobre esse assunto? Acompanhe o texto a seguir e entenda essa afirmação! 👩🏫❤️
Leia mais:
👉 Como preparar seu pequeno para a alfabetização infantil
👉 Por que falar sobre literatura indígena com as crianças?
👉 15 mulheres cientistas para inspirar as crianças
Por que a escola é o primeiro contato da criança com o mundo?
A escola permite que as crianças vivam novas experiências e façam suas próprias descobertas, para além do mundinho ao seu redor. Nesse sentido, o ambiente escolar tem o poder de transformar a realidade dos pequenos e pequenas.
Além disso, na escola, as crianças não apenas aprendem novas habilidades e competências, mas exercitam todos estes aprendizados! 💪🧠 Ou seja, é um espaço para estudar, treinar e aperfeiçoar seus conhecimentos, suas capacidades e até seus talentos.
Ficou interessado(a)? Saiba mais sobre o papel que a escola exerce na primeira infância e descubra como ela pode mudar a vida dos estudantes:
A escola promove a socialização
Na escola, as crianças têm a oportunidade de conviver com os demais pequenos e pequenas, de diferentes faixas etárias, famílias, costumes, culturas e, acima de tudo, de diferentes ritmos de aprendizado. Dessa maneira, a escola é indispensável para que as crianças pratiquem o respeito e a empatia, por exemplo, além de terem a chance de exercitar a diversidade e inclusão!
Além disso, é na escola que costumam acontecer as primeiras amizades, não é mesmo? Algumas dessas, inclusive, são amizades que duram pela vida inteira! Portanto, a escola é um espaço imprescindível para a sociabilidade. 💬
A escola incentiva a inteligência emocional
Quando estão em um espaço diferente, com diversas outras crianças, os pequenos e pequenas devem lidar com diversas situações e, ao mesmo tempo, com as emoções que elas causam. Neles mesmos e também nos seus colegas de sala! Assim, a escola encoraja os relacionamentos interpessoais.
Ainda, as atividades lúdicas, os trabalhos em grupo, os jogos e as brincadeiras são algumas maneiras de trabalhar a inteligência emocional no ambiente escolar. Por isso, que tal propor esse tipo de atividade para os estudantes?
A escola exercita habilidades cognitivas e socioemocionais
No ambiente escolar, as crianças são incentivadas a trabalhar diversas competências, como a memória, a concentração, a criatividade, a tomada de decisões, a motricidade e muito mais. Portanto, esse espaço lúdico para o exercício das habilidades cognitivas e também socioemocionais é fundamental para o desenvolvimento infantil.
Em casa, é possível que os adultos comecem a trabalhar as emoções com as crianças, inclusive por meio dos livros infantis. 📚 Contudo, é na escola que as crianças irão vivenciar seus conflitos, obstáculos e desafios, que irão colocar todo esse aprendizado à prova!
A escola amplia o repertório dos pequenos e pequenas
No contato diário com outras crianças, os professores e também demais funcionários da escola, os pequenos e pequenas ampliam suas visões de mundo, ganhando vocabulário e novos pontos de vista, por exemplo. Por isso, a escola é bastante importante para a criação de seres humanos mais conscientes, responsáveis e empáticos!
Muito além de uma rotina na vida dos estudantes, o que também é bastante importante, a escola é um espaço para despertar novos interesses, apresentar novos saberes e até definir novas preferências! Afinal, mesmo que as famílias se esforcem para apresentar o mundo todo para os filhos, nem os adultos conhecem o mundo inteiro, não é mesmo? 😉
Dicas de livros infantis da Leiturinha
Os livros são, sem dúvida, companheiros e também aliados importantes, seja das escolas ou das famílias. Por isso, vamos conhecer algumas indicações da Loja Leiturinha, que incentivam a curiosidade dos pequenos e pequenas? Vamos lá!
O Livro dos Porquês: Arte
As crianças são naturalmente curiosas e atentas a tudo à sua volta, desde o nascimento. Não é verdade? E elas aprendem experimentando, igualzinho aos cientistas! Assim, O Livro dos Porquês: Arte vai tornar os momentos em casa ainda mais proveitosos e repletos de aprendizado! 🎨
Com respostas que geram mais e mais perguntas, bem como motivação para o aprendizado, este livro é um grande estímulo à autonomia, à curiosidade e ao ímpeto pelo conhecimento do mundo ao seu redor da forma mais natural e prazerosa possível. Demais!
👉 Clique aqui para comprar “O Livro dos Porquês: Arte” na Loja Leiturinha!
Matemática Divertida – Par e Ímpar
A coleção Matemática Divertida – Par e Ímpar foi criada especialmente para que as crianças comecem a desenvolver intimidade com os números. Afinal, nada melhor do que a literatura e seus aspectos lúdicos para tornar leve e divertido um tema tão necessário. E, por vezes, complexo à compreensão!
Fazem parte da coleção os livros “Se Você Fosse Um Número Par” e “Se Você Fosse Um Número Par”.
👉 Clique aqui para ver a coleção “Matemática Divertida – Par e Ímpar” na Loja Leiturinha!
Você gostou das dicas da Leiturinha? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️
0 comentários