O que é mediação de leitura?

maio 26, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Quais memórias você tem das histórias que ouvia na infância? Com certeza, havia ali uma outra pessoa te apresentando essa história, não é mesmo? Um pai, uma mãe, um avô ou uma avó, nossos irmãos ou até uma professora. Mesmo para crianças que já sabem ler sozinhas, mediar um livro é sempre um grande incentivo aos hábitos de leitura. Mas, afinal, você sabe o que é mediação de leitura? Ou, então, como mediar um livro para uma criança? Leia o texto abaixo e descubra como a mediação de leitura é fundamental para os pequenos e pequenas! 📚✨

Leia mais:
👉 Como os livros infantis ajudam a criar crianças corajosas?
👉 Por que apresentar diversos formatos de livros para crianças?
👉 Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

O que é mediação de leitura?

A mediação de leitura é bastante importante para a formação literária de nossas crianças. Quando lemos para alguém, criamos uma ponte entre o livro e o seu imaginário. E podemos percorrer juntos este caminho! Assim, o resultado da experiência de leitura costuma ser único e transformador. ❤️

Ao ler em voz alta ou contar uma história, o mediador dá vida aos personagens, imprime emoções aos acontecimentos e desperta o interesse e o olhar da criança. Além disso, ele tem a oportunidade de conversar com os pequenos e pequenas sobre cada história. Basta compartilhar os sentimentos e emoções, dúvidas, anseios e memórias que a história desperta para vocês se conhecerem melhor a cada nova aventura!

Com a presença afetiva do mediador de leitura, as histórias são contadas e o livro vai ampliando seus significados, ganhando vida através da voz do adulto. Por isso, livros nunca são demais: eles despertam sentimentos de afeto e de nostalgia na criança, mesmo depois de crescida. Já quando relidos, os livros podem ganhar novas interpretações e serem desvendados em suas camadas menos óbvias.

Por isso, o adulto deve incentivar que a criança desenvolva suas próprias percepções a partir dos textos, expresse seu entendimento de diferentes maneiras e, acima de tudo, vá além da história pensada pelo autor. 💭 Dessa maneira, os pequenos e pequenas trabalham a imaginação, a criatividade, o raciocínio lógico e a socialização, por exemplo.

Como conduzir a mediação de leitura?

Um livro pode ser trabalhado de diversas maneiras em todos os lugares que se insere! O livro, enquanto objeto, pode ser brinquedo e parte das brincadeiras. Uma história, depois de lida e internalizada pela criança, pode se tornar o cenário para suas brincadeiras de faz de conta. Já os personagens podem ser utilizados pelos pais, mães e pessoas responsáveis para serem porta-voz de questões importantes, por exemplo.

Nesse sentido, a leitura compartilhada deve ser uma experiência de encantamento, tanto para o adulto quanto para a criança. Para isso, a pessoa que lê a história deverá ser capaz de promover encontros afetivos em torno da atividade. Afinal, a leitura também é uma ferramenta para estreitar os laços de amor e afeto entre os membros da família.

Assim, durante a mediação de leitura, o adulto pode (e deve) dialogar com a obra literária e também com o pequeno ou pequena. Isto é, existe espaço para interrupções, interferências e reavaliações. 💬 Sempre respeitando a proposta do texto e a lógica das palavras.

Também é importante lembrar que, embora o adulto seja responsável pela mediação de leitura, a criança é a protagonista da atividade. Por isso, desde que ela já tenha sido apresentada a esse objeto antes, dê espaço para que a criança pegue o livro e o folheie, observando seu conteúdo e as ilustrações. Afinal, após a mediação de leitura, a criança internaliza a história e também pode ler sozinha, à sua maneira.

Há diferença entre mediação de leitura e contação de história?

Quando o mediador é fiel às palavras do livro, ele lê e faz a mediação do conteúdo de acordo com o que está escrito e foi ilustrado pelo autor. Portanto, na mediação de leitura, a condução da história segue a proposta do livro infantil.

Porém, quando o mediador internaliza a história de antemão e escolhe uma determinada maneira para reproduzir esse conteúdo, ele está realizando uma contação de história. Ou seja, a história não irá se alterar, apenas a maneira como é conduzida. Por isso, é possível utilizar recursos teatrais para dar vida às histórias ou elementos, como bonecos e instrumentos musicais, por exemplo.

Logo, na mediação de leitura, o livro infantil é o principal objeto da experiência com as crianças. Já na contação de histórias, o livro fica em segundo plano e o processo poderá ser mais livre e lúdico. E agora, ficou mais fácil entender a diferença? 😉

Dicas de mediação de leitura para crianças

Se você quer saber um pouco mais sobre contação de histórias para os pequenos e pequenas, é só conferir nossos vídeos no canal da Leiturinha no YouTube. Lá, você também encontra dicas de mediação de leitura para as crianças. Acompanhe:

📚 Mediação de leitura: 0 a 3 anos

📚 Mediação de leitura: 4 a 6 anos

📚 Mediação de leitura: 7 a 10 anos

Como a Leiturinha ajuda na mediação de leitura?

A magia do livro está em seu conteúdo. E sabemos que o livro não se lê sozinho! Pensando nisso, aqui no Blog Leiturinha, temos uma série de conteúdos para ajudar a sua família a incentivar o hábito da leitura em casa. Veja alguns exemplos:

Como gostar de ler?
Como ler para uma criança?
Quando começar a ler para um bebê?
Por que ler para as crianças é importante?
Dicas para montar uma biblioteca infantil em casa

Além disso, para apoiar os pais, mães e pessoas responsáveis, o Clube Leiturinha vai além dos títulos selecionados por especialistas e oferece também dicas de mediação exclusivas para nossas famílias leitoras, de acordo com cada obra literária enviada para as pequenas e os pequenos leitores. São sugestões especiais da nossa equipe de Curadoria, para enriquecer a leitura e aproveitar ao máximo cada oportunidade do Kit Leiturinha.

Dessa forma, os adultos podem conduzir melhor as leituras, trabalhar a curiosidade e até criar brincadeiras com os livros infantis! E, assim, os adultos incentivam experiências mágicas de leitura com as crianças, vivendo momentos em família para ficar na memória!

Mas, então, como encontrar tudo isso? Fique tranquilo(a): todas essas dicas estão no App Leiturinha! Para acessar as dicas de cada mês, é só baixar o nosso aplicativo de forma gratuita e fazer o login. E pronto! Não perca tempo, hein? 🤩

Você gostou de descobrir um pouco mais sobre mediação de leitura? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais