Por que apresentar diversos formatos de livros para crianças?

abr 21, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você sabia que existem diversos formatos de livros para crianças? Alguns deles, como os livros de pano ou de banho, são mais adequados para bebês e crianças pequenas. Outros, como os livros interativos ou histórias em quadrinhos, estimulam a criatividade e a imaginação das crianças mais velhas e também dos jovens leitores.

Além disso, apresentar diferentes tipos de livros para os pequenos e pequenas é bastante importante para que eles possam descobrir suas preferências literárias. Afinal, é preciso ler para ser protagonista da sua história! ✨ Quer saber mais? Acompanhe a leitura!

Leia mais:
👉 O que é mediação de leitura?

👉 Afinal, para que serve um livro?
👉 10 poemas famosos para ler com as crianças

Por que apresentar diversos formatos de livros para crianças?

Antes de mais nada, é preciso reforçar que cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizagem, tudo bem? Além disso, é importante lembrar que crianças de faixas etárias diferentes se interessam por conteúdos e formatos de livros diferentes.

As mais novinhas, por exemplo, costumam prestar ainda mais atenção em cores e ilustrações. No entanto, conforme crescem, os pequenos e pequenas tendem a se interessar por obras literárias recheadas de textos e reflexões. E existem ainda os livros com recursos interativos, que costumam agradar em qualquer etapa da infância e adolescência!

Pensando nisso, os adultos que desejam estimular a leitura em diferentes fases do desenvolvimento infantil, devem apresentar para as crianças as inúmeras possibilidades que existem. Assim, será possível envolver os pequenos e pequenas em cada leitura e formar futuros leitores! 🥰

Vamos conhecer diferentes formatos de livros?

Existem inúmeros formatos de livros para crianças! No entanto, para ajudar a sua família, trouxemos aqui alguns exemplos, que poderão rechear a sua biblioteca infantil em casa! Vamos lá?

Livros de pano

Esta é a solução ideal para os bebês! 👶 Afinal, os livros de pano servem não apenas para contar histórias, mas são também fundamentais para oferecer estímulos sensoriais, sonoros e visuais para os pequeninos e pequeninas.

Ainda, este formato é adequado para a idade: como ele é feito em tecido, as ilustrações podem ser tocadas sem riscos, gerando uma interatividade maior. Para finalizar, por meio dos livros de pano e das suas pequenas narrativas, o universo do faz de conta é apresentado para os bebês.

🌜 O livro de pano A Hora do Soninho pode ser uma opção incrível para o seu bebê! Com ilustrações coloridas e contrastantes, ele será o grande companheiro das crianças na hora de dormir. Clique aqui para ver este livro de pano na Loja Leiturinha!

Livros de banho

Conforme o próprio nome sugere, os livros de banho são ideais para a hora do banho das crianças. Especialmente, os bebês! Além disso, como eles costumam ser macios e impermeáveis, podem vir acompanhados por objetos de manuseio ou não.

De qualquer forma, os livros de banho são excelentes para proporcionar brincadeiras divertidas e seguras, seja na banheira ou no chuveiro! E podem ser levados para qualquer lugar: a piscina, o quintal, a praia, o parquinho e muito mais. Demais, não é mesmo?

🛁 Está na hora do banho do bebê! Por isso, que tal levar o livro Cazé, o Jacaré para tornar esse momento ainda mais gostoso? Este livro de banho fofíssimo acompanha também um item extra, um jacaré que acende e é o protagonista da história. Clique aqui para conferir este livro de banho na Loja Leiturinha!

Livros cartonados

Esse tipo de material é excelente para encantar as crianças, porque as insere em um universo lúdico. Feitos de capa dura, os livros cartonados têm as páginas do miolo feitas de um tipo de cartão, que pode ser mais rígido ou flexível. E isso dá a eles um aspecto visual muito interessante!

Quem não se lembra das experiências que teve na infância? Por vezes, o formato dos materiais é inesquecível! Portanto, se você tem um bebê em casa, não deixe de investir em livros cartonados, já que são resistentes e firmes.

🦁 Vamos descobrir a natureza com o bebê? O livro Descobrindo os Sons vai divertir e empolgar os pequenos e pequenas, enquanto ensina sobre os barulhos que cada animal faz, desde o leão até a abelha e o macaco! Clique aqui para saber mais sobre este livro cartonado na Loja Leiturinha!

Livros de aba

Os livros de aba são muito especiais, porque permitem que as crianças brinquem com este objeto e façam novas descobertas! Assim, por meio da leitura compartilhada, os pais, mães ou pessoas responsáveis conseguem criar uma atmosfera incrível, onde coexistem a curiosidade e a exploração.

De forma geral, os livros de aba costumam ser recomendados para os bebês e as crianças mais novas. Além disso, é possível encontrar diversas opções de livros que permitem esse tipo de interação, sobretudo livros para hora de dormir!

👉 O Original Leiturinha Mas, Pode? é um livro infantil repleto de brincadeiras com as cores e as transformações do tempo. É uma leitura sensível e delicada, que incentiva a criatividade e a imaginação. Clique aqui para comprar este livro de aba na Loja Leiturinha!

Livros com recursos sonoros e táteis

E o que dizer dos livros com efeitos sonoros? Principalmente para as crianças menores, eles são super interessantes! Afinal, a cada nova página, um som diferente surge! Em alguns livros infantis, inclusive, esses recursos sonoros são mais do que estratégias secundárias, mas os responsáveis por conduzir a história.

Da mesma forma, os livros infantis com recursos táteis exploram as ilustrações de maneira única. Além disso, determinadas obras literárias permitem a adivinhação de quem se esconde por debaixo de abas, por exemplo. Com isso, geram momentos animados e de muita diversão para os pequenos e pequenas!

🐷 Você já conhece a história dos três porquinhos, não conhece? Pois, então, é hora de descobrir uma nova versão deste clássico: Os Três Porquinhos: Livro Sonoro é uma obra que encanta crianças de todas as idades, pois é o livro que conta a história! Clique aqui para saber mais sobre este livro com recursos sonoros na Loja Leiturinha!

🐑 Que tal uma tarde de brincadeiras na fazenda? Com Esconde-esconde: Na Fazenda as crianças irão adivinhar quem está se escondendo em cada um dos cenários! Com abas fofinhas, perfeitas para as mãozinhas dos pequenos, este livro vai surpreender a todos. Clique aqui para ver este livro com recursos táteis na Loja Leiturinha!

Livros-brinquedo

Existem diversos tipos de livros-brinquedo! Com eles, é possível pintar, montar, escrever e experimentar as cores, por exemplo. Além disso, as crianças podem trabalhar com canetinhas, lápis de cor, giz de cera e muito mais. Por isso, esses livros infantis são ideais para estimular uma série de habilidades dos pequenos e pequenas!

Para os mais novinhos, os livros podem vir acompanhados de itens como fantoches ou dedoches. Já para os mais velhos, livros do tipo pop-up, com cenários tridimensionais, recortes e que incentivam a busca de personagens específicos são alguns exemplos de sugestões fantásticas!

🐲 Sua criança é apaixonada por animais incríveis e criaturas mágicas? Então, ela irá adorar o livro-brinquedo Dinossauros, Dragões, Monstros! Esta obra literária propõe brincadeiras de colorir e montar, incentivando a criatividade e a imaginação. Clique aqui para comprar este livro-brinquedo na Loja Leiturinha!

Livros interativos

Livros interativos são obras literárias que apresentam atividades para os pequenos e as pequenas leitoras. Nesse sentido, são verdadeiros projetos, nos quais as crianças podem ir além da leitura. Com eles, é possível interagir com o livro e com a narrativa, o que transforma a experiência em algo inédito e especial.

As opções são muitas: os livros interativos podem propor brincadeiras, jogos de perguntas e respostas, atividades no mundo real e muito mais! Assim, os livros interativos geram momentos inesquecíveis de aprendizado e diversão.

💥 O livro Destrua Este Diário é um dos mais famosos livros interativos! Indicado para crianças mais velhas, inclusive pré-adolescentes, este diário convida os pequenos e pequenas a rasgar páginas, rabiscar, pintar fora das linhas, manchar e até mesmo levar o livro para o banho. Clique aqui para ver este livro interativo na Loja Leiturinha!

Jogos literários

Quando a literatura vira um jogo, entram em cena os jogos literários! Os jogos literários propõem desafios para as crianças, criando brincadeiras que são baseados em histórias já conhecidas pelos pequenos e pequenas.

 Nesse sentido, os jogos literários recuperam contos ou narrativas clássicas e sugerem novas propostas, que vão além das histórias tradicionais. Portanto, ampliam o repertório das crianças e aprofundam sua compreensão da literatura infantil!

🐺 Vai, Lobo! é um jogo literário inspirado nos personagens mais queridos das crianças, como o Lobo Mau, os Três Porquinhos e a Chapeuzinho Vermelho! É uma nova experiência de leitura, que estimula a coordenação motora, a agilidade e a concentração. Clique aqui para comprar este jogo literário na Loja Leiturinha! 

Histórias em quadrinhos

Para as crianças já alfabetizadas e os jovens leitores, as histórias em quadrinhos (ou gibis) são especialmente interessantes. Afinal, as HQs propõem uma dinâmica totalmente diferente da literatura tradicional, que tem no movimento o seu diferencial. Assim, do ponto de vista do aprendizado, as HQs enriquecem a experiência literária das crianças.

Não por acaso, as HQs são muito queridas por crianças, adolescentes e adultos, não é? E não faltam alternativas de leitura! Inclusive, muitas obras literárias já foram transformadas em quadrinhos, oferecendo novas oportunidades para os pequenos e pequenas!

😎 Uma das séries de histórias em quadrinhos mais amadas pela criançada é a saga Os Caras Malvados! Com nove livros e um filme de animação, essa coleção de livros é bem-humorada e repleta de aventuras, o que cativa adultos e crianças. Clique aqui para conhecer esta série de histórias em quadrinhos na Loja Leiturinha!

E-books

Você sabia que os e-Books também podem ser educativos, auxiliando de maneira significativa o aprendizado dos pequenos e pequenas? Os e-Books são mais uma opção de leitura interativa e cheia de diversão para as crianças!

📱 No aplicativo da Leiturinha, as famílias leitoras encontram uma série de livros adaptados para o ambiente digital, como Branca de Neve, O Gato de Botas, O Patinho Feio e João e Maria. Além disso, estão disponíveis versões dos Originais Leiturinha, como Banhinho é Bom, Alguém Viu Meu Chapéu e Altos e Baixos. Baixe grátis o aplicativo e aproveite!

Audiobooks

Por fim, os audiobooks (também chamados de audiolivros) são propostas incríveis, que transformam as histórias escritas em áudio! Esse formato pode ser interessante (e muito útil!) para pequenos e pequenas de todas as idades. Afinal, os audiobooks podem ser utilizados no carro, na viagem, na hora de dormir e muito mais.

Além disso, é importante lembrar que os audiobooks são fundamentais para as crianças com deficiência visual, por exemplo. Sendo, assim, uma ferramenta de inclusão!

💬 No aplicativo da Leiturinha, os adultos e crianças que se interessam pelos audiobooks também encontram ali opções maravilhosas! Desde as nossas histórias originais até contos clássicos, como A Bela e a Fera, Rapunzel e João e o Pé de Feijão. Baixe grátis o aplicativo e aproveite!

Você gostou de aprender mais sobre os diversos formatos de livros? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais