Amamentar é um ato de amor, que nutre o corpo e fortalece a alma. E é entendendo as necessidades do bebê, principalmente durante as primeiras mamadas, que a mãe fortalecerá o vínculo com seu filho, vivenciando esse momento de maneira mais tranquila e prazerosa.
Esse vínculo deve ser iniciado já na primeira hora após o parto, quando o recém-nascido está preparado para ser amamentado.
No entanto, nas primeiras mamadas, podem surgir dúvidas e dificuldades. Conheça alguns aspectos que as mamães precisam se atentar quanto a amamentação:
Quando amamentar?
– O estômago do bebê é muito pequeno e, por isso, ele precisa se alimentar frequentemente. Sendo assim, o indicado é a livre demanda.
– Durante o primeiro mês, a indicação de que o bebê está com fome, é quando ele começa a chupar o própria punho ou se virar reflexivamente para o seio da mãe.
– Chorar pode ser um sinal tardio de fome, é melhor alimentá-lo antes que ele comece a gritar por isso! Se ele chorar, terá mais dificuldade de sugar o seio, neste caso, vale tentar acalmá-lo antes de alimentá-lo nestes primeiros dias.
– O seio nunca deve ser oferecido de forma forçada. Mãe e bebê estão se conhecendo, aos poucos os sinais serão aprendidos e as necessidades melhor atendidas. É normal haver dúvidas sobre o que o bebê deseja. Os pais irão errar diversas vezes antes de acertar, e está tudo bem!
Quanto amamentar?
– As primeiras mamadas são constituídas de um alimento grosso e rico em anticorpos, chamado colostro. Nesta fase, o bebê pode levar 40 minutos ou mais para mamar. É normal se ele se cansar e dormir.
– Depois de alguns dias, após o leite “descer”, o tempo da mamada normalmente diminui, no entanto isso é muito individual. Alguns bebês podem levar 5 minutos, enquanto outros continuam precisando de 30 a 40 minutos.
– O importante é que o bebê esteja encaixadinho no colo da mãe e a pega esteja correta. Com estes cuidados, ele irá obter todo o leite que precisa.
– Os pais poderão confirmar se ele está mamando suficiente, acompanhando o ganho de peso e a quantidade de xixi na fraldinha.
Como amamentar?
Para garantir que o estabelecimento da amamentação seja realizado com sucesso, há 6 passos imprescindíveis que as mães precisam ficar atentas. São eles:
1. Preparar a aréola antes da mamada.
2. Garantir a pega correta (forma como o bebê abocanha o seio).
3. Posicionar-se adequadamente para amamentar.
4. Limpar mamilo e aréola com o próprio leite.
5. Oferecer corretamente a mama ao bebê.
6. Encerrar corretamente a mamada.
No vídeo abaixo, produzido pela Phitters, a enfermeira e consultora em saúde materno-infantil, Maria Inês Puccia, explica como preparar a aréola e como fazer a pega correta do bebê.
Confira outras matérias sobre amamentação: