Dentro de uma vida cabem as maiores alegrias do mundo, mas também algumas tristezas. Na infância não é diferente, os pequenos estão sujeitos a vivenciar medos, inseguranças, angústias e assim por diante. E uma das maneiras mais bonitas de prepará-los para enfrentar esses momentos é conduzi-los em um processo de descoberta de si, do outro e do mundo. É aí que entra em ação o psicólogo infantil!
O que é a terapia infantil?
Segundo Virgínia M. Axline, psicóloga e precursora da ludoterapia, a terapia infantil proporciona a cada pequeno uma zona segura onde é possível extravasar sentimentos sem receios, e, desse modo, aceitá-los e entendê-los. E para facilitar esse processo, o psicólogo infantil cria situações nas quais as crianças poderão se expressar, se conhecer e se construir, afinal eles estão em um fecundo processo de formação da identidade.
Mas, afinal, o que faz um psicólogo infantil?
Em primeiro lugar, para que a terapia infantil aconteça é fundamental que os pequenos estejam confortáveis com a presença do psicólogo. Por isso, no começo do processo um dos grandes objetivos é a construção do vínculo, isto é, as crianças precisam se sentir acolhidas e respeitadas. Entender o porquê de estar na terapia e o que faz um psicólogo é um passo fundamental para que os pequenos se sintam seguros durante o processo.
Para tanto, os psicólogos buscam se conectar com as crianças falando a mesma língua que elas. Por isso, as sessões de terapia infantil apostam em jogos, livros e brincadeiras, afinal essa é a linguagem da infância. É por meio do vínculo e da confiança que os pequenos permitem ao terapeuta conhecer o seu universo subjetivo.
Nesse momento, a obra “O Primeiro Livro Da Criança Sobre Psicoterapia” pode ser uma grande aliada! No livro, publicado pela Editora Artmed, as autoras apresentam de forma sensível e delicada algumas dúvidas que rondam a terapia com crianças, como: O que acontece numa sessão? Por que as crianças fazem terapia? Esses são exemplos de perguntas respondidas no decorrer da narrativa.
Quais os objetivos da terapia infantil?
A decisão sobre o que e como será trabalhado irá depender de cada caso e da avaliação do profissional responsável. Embora haja essa diversidade de possibilidades, é possível falar em alguns objetivos recorrentes. Como o desenvolvimento de:
– Habilidades sociais
– Autoconhecimento
– Estratégias de enfrentamento
– Assertividade
– Empatia
Quando começamos a perceber os resultados?
Terapia não é mágica! Mas, sim, um processo que exige tempo, paciência e colaboração. Nesse sentido, as mudanças irão surgir de acordo com o ritmo de cada pequeno. Ah, não podemos esquecer que a colaboração da família é fundamental no decorrer do processo. Se alegrar com as pequenas mudanças no comportamento das crianças já é um grande ato de apoio e encorajamento!
Leia também: