Higiene do sono: dicas para sua criança dormir melhor

jan 26, 2022 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Bebê, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Para muitas famílias, a hora de dormir é a mais desafiadora. Em alguns casos, a criança chora bastante antes de adormecer. Em outras situações, as crianças ficam tão agitadas com as atividades do dia, que evitam dormir na hora certa. Então, como agir? A higiene do sono é uma das práticas recomendadas para as famílias que reclamam das dificuldades na hora de dormir. 😴 E é justamente sobre esse assunto que iremos conversar! Vamos lá?

Leia mais:
👉 Os inimigos do sono do bebê
👉 Como o sono do bebê pode ajudar seu desenvolvimento
👉 Histórias para ler antes de dormir: quando a literatura embala o sono

Seu filho tem dificuldade para pegar no sono?

Uma boa noite de sono é fundamental na vida de qualquer pessoa, inclusive bebês e crianças de todas as idades. Afinal, dormir bem é necessário para a manutenção da nossa saúde física, mental e emocional, além do crescimento e desenvolvimento saudável dos pequenos e pequenas.

No entanto, depois que as crianças nascem, as noites em casa nunca mais são as mesmas! Sobretudo no início, já que os recém-nascidos demandam bastante atenção e cuidado. Por isso, para os pais, mães e pessoas responsáveis, as noites tranquilas costumam ser raras.

Conforme crescem, porém, algumas crianças vão ficando cada vez mais independentes e não têm mais grandes problemas para pegar no sono. 🥱 Por outro lado, para muitas famílias, a hora de dormir continua representando um momento de insistência, dificuldades e até conflitos.

Em uma enquete realizada no perfil da Leiturinha no Instagram, perguntamos: “Seu filho tem dificuldade para pegar no sono?”. Das 1.598 pessoas que participaram, 60% responderam de forma afirmativa. Muita gente, não é mesmo? Então, se você também trava uma verdadeira batalha todas as noites, confira abaixo nossas dicas de higiene do sono!

higiene do sono

Higiene do sono: dicas para sua criança dormir melhor

Embora seja um conceito considerado recente, a higiene do sono já é bastante popular fora do Brasil. O termo surgiu em 1977, com o pesquisador norte-americano Peter Hauri, que buscava maneiras de melhorar a insônia sem a necessidade de medicamentos.

Basicamente, a higiene do sono é um ritual para a hora de dormir, com alguns passos relativamente simples. Infelizmente, não existe uma receita mágica que irá fazer o seu pequeno dormir de uma hora para outra. Contudo, com tempo, dedicação e paciência, este ritual poderá se tornar parte da rotina da sua família. Assim, a higiene do sono poderá melhorar a hora de dormir não só dos pequenos, mas dos grandes também!

Para isso, é importante que os pais deem autonomia e segurança para seus filhos e suas filhas na hora de dormir. Afinal, a criança precisa se sentir protegida para dormir sozinha, o que é muito saudável. 💕 Nesse sentido, é recomendado realizar a higiene do sono no quarto do pequeno ou pequena, tudo bem?

Então, vamos lá! Acompanhe abaixo algumas dicas para realizar a higiene do sono com sua criança:

1. No sono diurno, deixe a luz entrar

Sobretudo no caso de crianças mais novas, que ainda tiram uma ou mais sonecas durante o dia, uma primeira dica importante é manter o ambiente do quarto iluminado. Assim, o pequeno ou pequena poderá perceber e compreender melhor os horários do dia e da noite.

2. Estabeleça uma rotina de sono

Estabelecer e seguir horários ajuda os pequenos e pequenas a entenderem que é hora de se acalmar e de se preparar para dormir. Por isso, todas as noites, cumpra uma determinada sequência de atividades, como jantar, tomar banho, ler uma história e dormir, por exemplo.

No entanto, lembre-se que essa rotina pode variar de acordo com cada família. 😉 E com a idade da criança também!

3. Diminua o ritmo e a movimentação da casa

Conforme for chegando a hora de colocar o pequeno ou pequena para dormir, é importante diminuir o movimento da casa e manter um ritmo mais tranquilo. Dessa forma, a criança não ficará muito agitada.

Por isso também, os adultos devem limitar as atividades físicas durante a noite, por exemplo. O ideal é optar por atividades mais sossegadas e relaxantes perto da hora de dormir!

4. Aposte em um banho quentinho e massagem

Um banho quente e técnicas de relaxamento, como a shantala, ajudam a descansar e embalar o sono dos bebês e das crianças. Além disso, esse costuma ser um momento de muito carinho e afeto entre adultos e pequenos ou pequenas. 🌙✨

5. Coloque o pijama

Mesmo que seu filho ou filha ainda seja um bebê, ao trocá-lo para dormir, você ajuda a marcar a hora de ir para a cama. Isso porque esses pequenos sinais indicam para as crianças que o momento de dormir está chegando.

Uma outra dica é separar o pijama e deixá-lo sob a cama, ainda antes do banho. Já se a sua criança for mais velha, ela poderá ajudar a pegá-lo e vesti-lo.

6. Prepare o ambiente

É importante que, na hora de dormir, o ambiente esteja escuro, limpo, calmo, tranquilo, arejado e com temperatura amena. Se você quiser, poderá colocar uma tomada de luz azul no quarto, já que essa cor ajuda a acalmar o pequeno ou pequena, assim como uma música suave. 🎵

7. Aposte em cantigas e histórias

As cantigas de ninar e as histórias para dormir são ótimas estratégias de higiene do sono para acalmar o bebê ou criança. Além disso, ajudam a fortalecer o vínculo entre vocês!

Momentos de leitura em família são transformadores e trazem inúmeros benefícios, tanto para o pequeno ou pequena leitora quanto para os adultos. Ainda, a prática da leitura compartilhada também contribui para estimular a criatividade e a imaginação. Ou seja, os livros infantis ajudam a embalar o sono e incentivar os sonhos!

8. Respeite o espaço e o tempo da criança

É importante que o pequeno ou pequena tenha seu próprio espaço para dormir: sua cama e, se possível, seu quarto também. Durante a noite, evite atender a qualquer ruído, pois a criança precisa de um tempo sozinha para aprender a lidar com o sentimento de estar só, voltando, muitas vezes, a dormir naturalmente. Então, respeite o seu espaço e o seu tempo, tudo bem?

Dicas da Leiturinha para a higiene do sono

Já que as histórias para dormir podem apoiar a higiene do sono, que tal conferir algumas sugestões especiais da Loja Leiturinha? Descubra abaixo alguns livros infantis, que podem contribuir para uma noite de sono ainda mais tranquila na sua casa!

Hora de Dormir na Floresta

Hora de Dormir na Floresta

A girafa Fafá 🦒, o hipopótamo Hipólito 🦛 e a zebrinha Zelda 🦓 são muito amigos! Um dia, bem na hora de dormir, Fafá não encontra o macaquinho de pelúcia que faz companhia a ela todas as noites e a ajuda a pegar no soninho. Ainda bem que seus amigos Zelda e Hipólito a ajudam a procurar seu brinquedo.

Hora de Dormir na Floresta é uma história sobre amizade para ser contada na hora de dormir .As crianças vão querer que a hora de ir para cama chegue rapidinho!

👉 Clique aqui para saber mais sobre “Hora de Dormir na Floresta” na Loja Leiturinha!

Um Dia

Um Dia

Você sabia que a poesia é a forma de ler mais natural para a criança? Ao contrário do que nos parece, aqueles versos complicados que recorrem a metáforas e rimas, não são muito difíceis ao entendimento infantil. Por isso, o livro infantil Um Dia apresenta o gênero lírico aos pequenos com belíssima narrativa e ilustrações.

Este é um livro sobre a poesia que existe nos detalhes. Se não observarmos o dia com muita delicadeza e atenção, é possível que a vida não tenha toda a beleza que ela poderia ter. Por isso, Irena Freitas criou este livro com exclusividade para a Família Leiturinha: para transmitir a beleza presente na natureza e na rotina! 💐

👉 Clique aqui para conferir o livro “Um Dia” na Loja Leiturinha!

Porco de Casa, Cachorro É

Porco de Casa, Cachorro É

Porco de Casa, Cachorro É é um livro para a família toda se unir para ler! O livro aborda temas como a timidez, a amizade, até a morte do animal de estimação e a saudade de maneira bem humorada, descontraída e poética. Perfeito para abordar temas delicados com os pequenos, necessários para lidar com os próprios sentimentos, além de trazer elementos da vida caipira, interiorana, como as brincadeiras antigas de quintal!

Os pequenos conhecerão Odorico, um garoto tímido e sozinho em uma cidade muito pequena, em que as brincadeiras são todas na rua, tem quintal, pé de goiaba e açude com lama pra molecada. Mesmo assim, Odorico só ficava em casa, sozinho. Tudo muda quando ele conhece seu porquinho de estimação, Curico! 🐶

👉 Clique aqui para comprar o livro “Porco de Casa, Cachorro É” na Loja Leiturinha!

Você gostou das dicas da Leiturinha para a higiene do sono? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis do Brasil! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo o mês o livro ideal para seu pequeno, na sua casa! 📚❤️

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais