Depois que os filhos nascem, as noites em casa nunca mais são as mesmas… No início, os pequenos recém-nascidos demandam atenção e cuidado quase que 24 horas por dia, tornando as noites tranquilas de sono dos pais algo raríssimo. Conforme crescem, algumas crianças vão ficando cada vez mais independentes e não têm mais grandes problemas para pegar no sono. Por outro lado, em muitas famílias a hora de dormir representa um momento de insistência, dificuldade e, até mesmo, conflito. Em uma enquete realizada no Instagram da Leiturinha, das 1.598 pessoas que responderam, 60% afirmaram que os filhos têm dificuldade para pegar no sono. Se você se identifica com essa parcela de famílias que travam uma verdadeira batalha todas as noites para colocar o pequeno para dormir, preparamos algumas dicas que podem ajudar!

higiene do sono

Higiene do sono: 8 dicas para seu filho (e você também) dormir melhor!

Embora seja um conceito recente aqui no Brasil, a higiene do sono já é bastante popular no exterior. O termo surgiu em 1977 com o pesquisador norte-americano Peter Hauri, que buscava maneiras de melhorar a insônia sem a necessidade de medicamentos. Basicamente, a higiene do sono é um ritual para “limpar” o sono por meio de alguns passos relativamente simples. Claro que, como qualquer outra coisa, não existe uma receita mágica que vai fazer seu pequeno dormir sem problemas de uma hora para outra. Mas com o tempo, dedicação e paciência, este “ritual” pode se tornar parte da rotina, melhorando a hora de dormir não só dos pequenos, mas dos grandes também!

1. Estabeleça uma rotina: Estabelecer e seguir horários e uma ordem de atividades ajuda que seu pequeno entenda quando é a hora de se acalmar e de se preparar para dormir. Essa rotina vai variar de acordo com cada família e com a idade da criança também.

2. No sono diurno, deixe a luz entrar:  No caso de crianças mais novas, que tiram aquela sonequinha durante o dia, é importante deixar o ambiente iluminado para que o pequeno perceba e entenda os horários do dia.

3. Aposte em um banho quentinho e massagem: Banho e técnicas como a shantala ajudam a relaxar os pequenos e embalar o sono, além de ser um momento de muito carinho e afeto entre mãe/pai e filho.

4. Coloque o pijama: Mesmo que seu filho ainda seja bebê, ao trocá-lo para dormir, você ajuda a marcar a hora de ir para a cama.

5. Diminua o ritmo e a movimentação da casa: Conforme for chegando a hora de colocar o pequeno para dormir, é importante diminuir o movimento da casa e deixar o ritmo mais tranquilo para que a criança não fique muito agitada.

6. Prepare o ambiente: É importante que, na hora de dormir,  o ambiente esteja escuro, limpo, calmo, tranquilo, arejado e com temperatura amena. Se quiser, pode colocar uma tomada de luz azul no quarto, a cor ajuda a acalmar o pequeno, assim como uma música suave.

7. Aposte em cantigas e histórias: As cantigas de ninar e as histórias para dormir são ótimas para acalmar o bebê e fortalecer o vínculo entre vocês!  

8. Respeite o espaço e o tempo da criança: É importante deixar que o pequeno tenha seu próprio espaço para dormir – sua caminha e, se possível, seu quarto também. Durante a noite, evite atender a qualquer ruído, pois a criança precisa de um tempo sozinha para aprender a lidar com o sentimento de estar só, voltando, muitas vezes, a dormir naturalmente.

Descubra Como o sono do bebê pode ajudar (ou atrapalhar) seu desenvolvimento!

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Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.