Sono e livros: como a hora da leitura ajuda em noites mais tranquilas?

fev 4, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Se o seu pequeno ou pequena gosta de histórias envolventes e apaixonantes, este artigo é especial. Afinal, vamos conversar sobre a relação entre o sono e livros infantis: por que ler para as crianças antes de dormir é importante? E como a hora da leitura ajuda em noites mais tranquilas? 🌙📚 Pois bem, venha conosco entender um pouquinho mais sobre esse tema e acompanhe algumas dicas interessantes para a sua família!

Leia mais:
👉 Higiene do sono: dicas para sua criança dormir melhor
👉 Histórias para ler antes de dormir: quando a literatura embala o sono
👉 Embalando o sono: boas histórias para contar antes de dormir

Por que estabelecer uma rotina de sono?

Sabemos que muitas crianças não param nem por um segundo, porque querem aproveitar ao máximo todas as horas do dia! O problema é que esta agitação, por muitas vezes, se estende até à noite. E até parece que alguns pequenos e pequenas preferem ficar brincando do que ir descansar e dormir, não é mesmo? 😅

Apesar disso, uma rotina do sono, especialmente nesta primeira fase da vida, é fundamental por diversos motivos:

  • Ajuda no desenvolvimento saudável, já que o sono libera os hormônios do crescimento;
  • Promove o relaxamento dos músculos e das articulações do corpo das crianças;
  • Contribui para o desenvolvimento intelectual, diminuindo os riscos de alguns transtornos, como déficit de atenção e hiperatividade;
  • Possibilita o descanso do corpo e da mente, preparando as crianças para novas atividades e aventuras no dia seguinte.

A importância da rotina do sono

Um estudo da National Sleep Foundation encontrou dados importantes sobre a importância da rotina do sono. Segundo ele, o descanso é tão importante para o desenvolvimento de uma criança quanto a boa alimentação e higiene, por exemplo. 

Além disso, quadros ligados à saúde mental e emocional também estão intimamente conectados à qualidade do sono das crianças. É o que aponta uma pesquisa, realizada em 2016, pela Academia Americana de Medicina do Sono.

E esse mesmo levantamento afirma que, para cada faixa etária, há uma recomendação de tempo ideal de sono. 😴 Isso porque, quando esses padrões são respeitados, é possível verificar uma melhora em diversos aspectos dos pequenos e pequenas. É o caso da atenção, memória, comportamento, aprendizagem e saúde emocional.

Para recém-nascidos (0 a 3 meses), a recomendação é de 14 a 17 horas de sono por dia. Para bebês (4-11 meses), são recomendadas de 12 a 15 horas. Já para crianças de 1 ou 2 anos, recomenda-se respeitar de 11 a 14 horas de sono diárias. Já para crianças em idade pré-escolar e também para aquelas que já estão em fase escolar (ou seja, meninos e meninas que estão na faixa que compreende os 3 aos 13 anos), a recomendação é de 9 a 13 horas por dia.

Outro estudo, este da Universidade Norte-americana de Illinois, aponta ainda mais benefícios de um sono de qualidade. Segundo as pesquisas, crianças de até 2 anos alcançam importantes benefícios na qualidade do sono quando são expostas a atividades relaxantes antes de dormir. 

As melhores atividades para fazer antes de dormir

Por tudo isso, pais, mães e demais responsáveis devem estabelecer uma rotina na hora de dormir. E o ideal é aliar boas noites de sono a alguns hábitos saudáveis, sobretudo nos momentos anteriores à hora de dormir. 🥱 Afinal, essas atividades ajudam a relaxar as crianças e embalar o sono dos pequenos e pequenas, por exemplo.

Nesse sentido, algumas das melhores atividades para fazer antes de dormir são:

Banho relaxante

Um banho gostoso e morninho é uma atividade extremamente prazerosa e relaxante. Por isso, ela traz muitos benefícios às crianças!

Ouvir músicas calmas

Longe da agitação diária e da poluição sonora do dia-a-dia, colocar músicas tranquilas para ouvir com as crianças também apresenta resultados interessantes. Especialmente, se esse momento for regado de abraços e carinhos de toda a família, sendo esta outra recomendação para antes de dormir.

Carinho e muito amor

O carinho dos adultos é fundamental para que a criança se sinta acolhida, segura e parte de um ambiente familiar saudável e feliz! 💕

Boa leitura e histórias gostosas

Por fim, mas não menos importante, nossa última dica tinha que ser a prática da leitura compartilhada com seu filho ou filha! Esse momento especial antes de dormir, além de muito saudável, promove sensações gostosas de afeto e conexão, tanto nas crianças quanto nos adultos.

Sono e livros? O que uma coisa tem a ver com a outra?

Então, já que esse é um dos principais hábitos recomendados para acalmar as crianças na hora de dormir, vamos falar um pouquinho mais da importância da leitura de histórias gostosas e apaixonantes na rotina do sono?

Enquanto a luminosidade da televisão, do computador e dos smartphones, inibem a produção de melatonina e impedem o relaxamento, os livros infantis ajudam as crianças a adormecerem. Sendo assim, é fundamental que, pouco antes da hora de dormir, as crianças não fiquem em frente às telas vendo filmes e desenhos, por exemplo.

Então, depois de fazer a tarefa de casa, jantar, escovar os dentes e se preparar para dormir, nada melhor que a companhia do papai e da mamãe na hora da leitura! 👩‍👦 E além de uma atividade prazerosa, ler um livro ou ouvir histórias contadas pelos adultos promove inúmeros benefícios para as crianças, como a desaceleração da atividade cerebral, o fortalecimento de vínculos e interação social entre pais e filhos, a ampliação do conhecimento universal e da literatura, e o estímulo à criatividade da criança.

Dessa forma, a combinação de sono e livros promove um ambiente agradável e ideal para o descanso. Além disso, as histórias despertam a imaginação e criatividade das crianças, permitindo uma verdadeira viagem. Assim, as vozes dos adultos acariciam a mente e embalam sonhos encantadores dos pequenos e pequenas! 💭

A Leiturinha pode te ajudar!

Mais do que incentivar o hábito da leitura para as crianças, a Leiturinha ajuda as famílias a promover a inserção do pequeno ou pequena leitora leitor em um universo de novas descobertas, possibilidades, aventura, fantasia e muita diversão! 

Por isso, na hora de descansar, apender ou se divertir: pais, mães e pessoas responsáveis podem contar com o nosso clube de livros infantis! Com o Clube Leiturinha, a sua família recebe o livro ideal para o seu pequeno ou pequena, todo mês na sua casa. Afinal, sono e livros têm tudo a ver, e a Leiturinha quer te ajudar a estabelecer esse hábito na sua casa!

Mas se você quer a liberdade de escolher um livro infantil para seu filho ou filha, conte com a Loja Leiturinha! Na nossa loja online, você contra os melhores produtos para crianças de todas as idades. São livros, jogos educativos, materiais interativos e muito mais! Basta selecionar a categoria desejada, fazer o seu cadastro e pronto. Não perca tempo!

Você gostou do nosso texto sobre sono e livros? Quer continuar aprendendo sobre desenvolvimento infantil, parentalidade e educação? Então, clique aqui, assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo do Blog Leiturinha!

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais