Como identificar a surdez na infância?

set 25, 2020 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A audição tem um papel de extrema importância no desenvolvimento da linguagem dos pequenos. É ouvindo e aprendendo os sons da fala que a criança começa a reproduzir e assimilar esses sons a seus significados. Não somente a surdez na infância, mas qualquer grau de privação do sentido da audição pode ser extremamente prejudicial para a aquisição da fala e da linguagem. E também no aprendizado e desenvolvimento escolar.

Surdez na infância: a importância do diagnóstico precoce

Para que não haja prejuízos no desenvolvimento infantil, é fundamental que o diagnóstico do quadro aconteça o quanto antes. Pelo menos até cerca de 6 meses de idade. Assim a criança vai iniciar um tratamento com uma equipe multidisciplinar. Com pediatras, otologistas, fonoaudiólogas, psicólogos, entre outros. 

Envolver o pequeno e a família no tratamento e amenizar as consequências de deficiências na audição o quanto antes é importante. Assim os pais irão aprender a lidar logo cedo com a questão. Sabendo orientar, acolher e dar apoio à criança. 

O que causa surdez na infância?

A surdez na infância pode ser causada por diferentes motivos, inclusive fatores genéticos. É importante ressaltar que é possível, sim, inserir essa criança normalmente na vida social e escolar. Claro que com as devidas adaptações. 

Mas como identificar a deficiência auditiva?

Quando o bebê nasce, é submetido a inúmeros teste, um deles é o da orelhinha, feito para identificar quadros de surdez infantil. Além disso é importante que os pais sempre fiquem atentos ao comportamento dos pequenos. Por exemplo, até os 6 meses já é esperado que o bebê vire o pescoço e atenda ao chamado quando ouve seu nome. Ou, então, ao chorar durante a noite o pequeno costuma se acalmar ao ouvir a voz da mãe.

Por isso é importante estar sempre atento aos detalhes e saber o que se espera de acordo com cada idade ajuda aos pais a identificarem se algo não está dentro dos padrões. Procurar uma avaliação e ajuda profissional o quanto antes pode minimizar, muito, os prejuízos para o desenvolvimento infantil. 

Leia mais: 

Flávia Puccini

Fonoaudióloga, mestre em Processos e Distúrbios da Comunicação e especialista em Motricidade Orofacial. É consultora de amamentação e laserterapeuta. *Flávia é especialista em fonoaudiologia e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais