Três Tigres Tristes: um livro infantil para divertir toda a família

maio 23, 2019 | 4 - 6 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Trava-línguas: uma brincadeira divertida e ótimo recurso para o processo de alfabetização

Leia rápido a frase abaixo:

“Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes.”

Agora leia 3 vezes sem parar!

Se a língua travou em algum pedacinho ou se uma palavra saiu meio travada, é isso mesmo! Afinal, trava-línguas é uma brincadeira com palavras, uma forma divertida de brincar com as letras e os fonemas – os sons da língua. Não é à toa que este gênero textual é um dos queridinhos em salas de aula: além de provocar risadas e bons momentos, os trava-línguas são ótimos recursos no processo de alfabetização!

Ainda que os pequenos não saibam ler ou não estejam em fase de aprendizado formal de leitura e escrita, os trava-línguas são sempre bem-vindos. Sua sonoridade especial, provocada pela aliteração – uma figura de linguagem em que se repetem os sons das consoantes – confere ritmo e cadência à narrativa, garantindo ótimos momentos em família!

Os benefícios não param por aí. Os trava-línguas também são ótimos exercícios para a fala, sendo usados também em exercícios fonoaudiólogos por estimular os músculos faciais referentes à fala, melhorando a dicção. Por exemplo, é comum que por volta dos terceiro ano de vida, os pequenos troquem letras (dislalia) sendo necessário o uso de alguns exercícios, como os trava-línguas.

Três Tigres Tristes: quando a leitura se torna uma brincadeira em família

Pensando nisso, a Leiturinha enviou aos Leitores Iniciantes o livro de Fernando Vilela e Nina Barbieri – Três Tigres Tristes, da Editora Brinque-Book. Neste livro, o já conhecido trava-língua sobre os três tigrinhos que amavam trigo ganhou nova roupagem. Usando a aliteração “tr” a história conta sobre uma grande viagem em que os três tigres seguiam. Mas algumas coisas não saem como o esperado e vai trigo, trator, tigre e trigo pra todo lado!

As ilustrações de Fernando Vilela dão uma identidade especial à obra. Os personagens reafirmam a identidade brasileira e familiar presente no livro. A obra é um convite para pais e pequenos se divertirem e aprenderem praticando o trava-línguas, conhecendo e explorando ainda mais a vasta qualidade literária presente em nosso país!

Leia também:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais