Milhares de crianças por todo o mundo lidam com as decorrências de um problema chamado bullying. Esta palavra – que tem origem no termo bully que, em inglês, significa “valentão”-, se refere a todas as formas de agressão (verbal ou física) que têm a intenção de denegrir ou prejudicar vítimas incapazes de se defender.  

O ato que caracteriza o bullying se dá por qualquer tipo de violência, seja ela física, psicológica ou emocional, direcionada, repetidamente, a alguém, podendo acontecer em diversos âmbitos: bullying na escola, no trabalho ou, até mesmo, em casa. As dificuldades que atravessam este problema podem gerar consequências na formação da personalidade do indivíduo e deixam sequelas para toda a vida.

Livro-João-e-Bruno

Bruno e João

Editora: Jujuba
Autor e ilustrador: Jean-Claude R. Alphen

O bullying é um dos temas centrais abordados neste livro que, com ilustrações simbólicas e um texto suave, conta uma emocionante história sobre carinho, cuidado e superação. Bruno e João são muito diferentes, mas, dentro deles, existe algo comum que os uniu: a amizade.

Por que a Curadoria da Leiturinha recomenda este livro?

Por volta dos dois anos, os pequenos já conseguem identificar suas diferenças em relação ao outro. Por isso, é importante que desde muito cedo haja diálogo a respeito de comportamentos que possam caracterizar bullying. Para que a literatura possa auxiliar nessa conversa, selecionamos o livro Bruno e João para fazer parte do cantinho da leitura dos nossos pequenos. Com a ajuda da família, da escola e deste livro – em uma deliciosa leitura compartilhada – será muito mais fácil para as crianças compreender e saber respeitar as pessoas.

Leia mais:

Profile photo of Equipe de Curadoria da Leiturinha

Esta matéria foi produzida pela Equipe de Curadoria da Leiturinha, composta por psicólogas, pedagogas, educadoras e mamães. Elas são especialistas em literatura e desenvolvimento infantil e são responsáveis pela seleção dos livros enviados mensalmente pelo clube.