Colo é maravilhoso! Colo é tudo de bom! Mas o chão tem seu papel: o de encaminhar os pequeninos a fazerem suas próprias descobertas.
Brincar no chão é descobrir um novo mundo!
Quando bebês, o colo proporciona aconchego, segurança, tranquilidade e fonte de alimento afetivo – o olhar constante do adulto que acolhe faz esse pequeno bebê se tornar um adulto forte e confiante! E quando não está no colo? O que os pequenos desenvolvem quando brincam no chão?
Até o primeiro ano de vida, os bebês desenvolvem habilidades de movimento como rolar, levantar a cabeça, sentar-se com apoio e, depois, sozinho, até começarem a engatinhar, se locomover, pegar objetos de variados tamanhos, ficar em pé sozinhos e, os mais apressados, ensaiar os primeiros passos!
São muitas aquisições em tão pouco tempo! Não é à toa que os chamados “saltos do desenvolvimento” desestabilizam a criança e, consequentemente, a família toda. Crescer dói, é trabalhoso, é sofrido, mas só assim se faz um ser humano! Esta frase parece ser óbvia, mas é sempre bom lembrarmos que são as pequenas coisas do dia as que realmente importam: estar presente, olhar no olho, conversar, brincar junto.
Assim, descer do colo e ir para o chão não implica em não ter afeto ou enfraquecer o vínculo. Pelo contrário, é a hora de os pais irem para o chão também e reaprenderem a brincar, a estar presente e dar aconchego de outra forma.
O Segredo das Abelhas: um livro para ler e brincar no chão
O livro O Segredo das Abelhas (Editora Saber e Ler), um Lançamento Exclusivo Leiturinha, escrito por Caroline Lara tem um formato inovador que se abre ao chão como um tapete, perfeito para incentivar momentos de brincadeiras, com descobertas incríveis sobre a natureza!
Segundo a autora, “este livro traz a possibilidade da criança experienciar a natureza por meio das imagens, das rimas e do contato com o ciclo natural. Com ele, o pequeno se sente parte desse ciclo, vagueando sobre as ilustrações e integrando o cenário”. O ilustrador Andrei Marani conferiu uma riqueza de detalhes e cores à narrativa, que transportam o leitor para um jardim onde muitas transformações acontecem.
O livro, que tem como temática central o ciclo de vida de uma semente, estimula o olhar delicado e atento dos pequenos para a natureza que os cerca, levando-os a querer explorar ainda mais cada cantinho de chão, especialmente se for de terra!
Para além de todo desenvolvimento cognitivo e motor que mencionamos, o simples fato de sentar-se ao chão e debruçar-se sobre um livro pode ser o primeiro mergulho no universo literário. Saiba mais sobre O Segredo das Abelhas neste vídeo:
Ler também: