Curadoria da Leiturinha indica o clássico infantil: A História de Pedro Coelho

fev 28, 2018 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Autora, ilustradora e micologista (especialidade da biologia que estuda os fungos) britânica, Beatrix Potter (1866), foi uma mulher além de seu tempo! Criada em berço da alta burguesia, certamente vivendo cercada de luxo, ela se interessava mais pelos insetos, roedores e pequenos animais com quem convivia, cuidava, estudava e desenhava. Uma menina diferente, rodeada de muita natureza e amante dos contos de fadas. Essa é a autora de A História de Pedro Coelho, um dos livros selecionados para os pequenos leitores pela Equipe de Curadoria da Leiturinha.

A origem deste livro é tão interessante quanto a história de Beatrix Potter, cuja vida foi dedicada quase inteiramente aos livros, ilustrações e à preservação da natureza, algo importante não só para ela, mas para toda a sua família. Não é à toa que em 2006 sua vida foi retratada pelo cinema, no filme Miss Potter.

A História de Pedro Coelho: quando nasce um clássico!

A História de Pedro Coelho

A História de Pedro Coelho foi o primeiro livro publicado de Beatrix Potter. Ela sempre fazia cartas e cartões postais com seus desenhos para as crianças que conhecia. Certo dia, ao escrever para o filho de sua governanta, decidiu criar a história de quatro coelhinhos: Flopsy, Mopsy, Rabo-de-algodão e Pedro. Ela gostou tanto da história que, com algumas alterações, logo resolveu publicá-la. Inicialmente, imprimiu algumas cópias com seu próprio dinheiro e as distribuiu. Depois do êxito comprovado, ele se tornou sucesso em vendas e hoje, é um clássico da literatura infantil!

O livro feito em formato pequeno, propositalmente, cabe perfeitamente nas mãos dos pequenos e a linguagem, em verso, nos remete aos contos de fadas e à magia das fábulas. Seu conteúdo narra as peripécias de Pedro, um coelhinho muito danado que, contrariando sua mãe, desvia de seu caminho e vai devorar as grandes cenouras da horta do Sr. MacGregor que, por sua vez, amava tortas de coelhos! Pedro se envolve, então, em uma aventura para escapar do perigo! Ao final, tal como uma boa fábula deve ser, fica a moral da história que cada um pode tirar.

Das páginas às telonas!

Tal como a vida da autora, sua obra também ganhou as telas dos cinemas, com estreia em março de 2018, Pedro Coelho promete momentos de diversão para todos os pequenos!

Com a direção de Will Gluck, um elenco que conta com Rose Byrne, Domhnall Gleeson, Sam Neill, e com James Corden como a voz de Pedro. Junte a família e os amigos, leiam este clássico e depois corram para o cinema! Viver a experiência livro-filme é enriquecedora e muito divertida!

Leia mais:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais