Saber controlar os impulsos, pensamentos, ações e emoções faz parte da chamada função executiva que é um grupo de habilidades cognitivas essenciais para o pleno desenvolvimento infantil. Pais, educadores e cuidadores podem e devem estimular que as crianças desenvolvam essas habilidades – especialmente na Primeira Infância. Alguns personagens e desenhos trabalham esse tema de forma lúdica e de fácil entendimento para os pequenos. Por isso, reunimos aqui 7 desenhos, disponíveis no PlayKids App, que ajudam as crianças a lidar com as emoções. 

1. Pipo Meu Amigo Imaginário

O desenho mostra Pipo, um amigo imaginário que está sempre pronto para ajudar as crianças a solucionar conflitos e a lidar com seus sentimentos. No episódio “Eu sempre venço nas brincadeiras”, Pipo ensina o menino Antonio a lidar com frustrações, como aceitar as derrotas que podem vir de jogos e brincadeiras.

2. Daniel Tigre

Esta série animada é baseada no cotidiano infantil e associa de forma fácil as experiências que a criança vive às suas emoções. No episódio “Daniel fica bravo”, por exemplo, o pequeno tigre está empolgado para ir à praia, mas uma chuva inesperada acaba com seus planos, deixando-o irritado. No desenho Daniel aprende a lidar com essa irritação e que nem sempre as coisas acontecem como planejado.

3. Diário de Mika

A curiosidade da menina Mika incentiva a busca por respostas para diferentes assuntos. No episódio “Ciúmes do Daniel”, a pequena Mika está triste porque sente que seus pais não a amam mais depois que seu irmão mais novo nasceu. Ela, então, decide fugir para a casa da sua avó e nessa aventura começa a refletir sobre o que está passando.

4. O Pequeno Mundo de Dante

No Bosque das Cores, Dante nunca está sozinho. Partilhando seus momentos com seus amigos Peter, Carol e Walter, o pequeno Epitáforo Azul vai aprender que a magia da amizade torna a vida mais divertida e interessante. E no episódio “O nervosinho”, Walter está completamente enfurecido e os amigos o ajudam a se acalmar.

5. Cocoricó

Essa já conhecida turma de amigos que ensina sobre diferentes assuntos para as crianças há gerações também trabalha importantes temas sócio-emocionais, como no episódio “Tô com saudade” em que Lilica sente saudades do pessoal da fazenda e recebe a ajuda de seus amigos para lidar com o sentimento.

6. Músicas animais

A série animada de músicas originais da PlayKids foi pensada para ajudar os pais a ensinar habilidade social às crianças em idade pré-escolar. São abordados de maneira divertida temas como aprender a dividir, falar a verdade, esperar a vez e ter boas maneiras, sempre com ênfase ao sentimento e comportamento da criança e dando ferramentas para ajudá-las a passar por isso.

7. Universo Z

Zi é uma garota que chega da escola todo dia e tem vontade de pesquisar mais sobre o que aprendeu, e tudo que desperta seu interesse. Para isso ela conta com a ajuda do seu computador e do seu tablet, personagens falantes. No episódio “Amor”, Zi tem uma lição de casa para fazer e o tema é sobre o amor. Ela resolve fazer um presente para a sua mãe, mas Taby fica com ciúmes quando descobre que o presente não será para ele.

Leia mais:

Profile photo of Ariane Donegati

Jornalista e entusiasta do desenvolvimento infantil, acredita que brincar é sinônimo de aprendizado e felicidade para as crianças.