Introduzir o hábito da leitura infantil, desde a primeira infância, entre a gestação e os seis anos de idade, é essencial para auxiliar no desenvolvimento das crianças. O contato com as histórias, diferentes tipos de narrativas e imagens estimulam muito mais a capacidade de criatividade e imaginação.

Ler é uma prática que desencadeia benefícios que devem acompanhar a criança até a fase adulta. Dentre as principais vantagens que podem ser observadas a partir da infância, é possível citar o exercício e o estímulo da memória e o bom desenvolvimento da escrita.

Isso acontece porque a leitura é uma atividade muito rica e importante para o funcionamento do cérebro, exigindo que ele trabalhe com diversas habilidades, tais como a criatividade, compreensão, armazenamento de informações e o resgate de memórias passadas. Além disso, também faz com que as células cerebrais criem novas ligações.

Vale lembrar da importância em apresentar mais de um gênero de escrita para seu filho. Um estudo feito pela Universidade de Exeter, em Devon, no Reino Unido, e publicado pela revista Journal of Consciousness Studies, revelou que a poesia atua na memória afetiva de quem a ouve ou lê. Esse é o mesmo efeito causado por outras peças culturais, como a música.

O contato das crianças com a escrita começa muito antes do seu aprendizado formal nas escolas. Os pais têm uma missão importante nesse cenário ao introduzirem a leitura na vida dos filhos desde cedo – pois quem tem o hábito de ler consegue desenvolver melhor a comunicação, socialização e escrita.

Crie o hábito da leitura infantil

Atividades de leitura

Para tornar a leitura ainda mais divertida, é possível investir em alguns exercícios que promovem esse costume. Apresentar jogos às crianças, sejam eles online ou não, que despertem a curiosidade por narrativas, quadrinhos e outros gêneros, alia leitura, conhecimento e diversão.

Outra maneira eficiente é realizar um clube do livro. Uma vez por mês, pelo menos, é importante reunir seus filhos e outras crianças a fim de ter uma tarde de brincadeiras envolvendo a leitura. Realizar uma roda onde são contadas histórias e os participantes também leiam trechos, pode entreter e incentivar esse exercício.

Ler antes de dormir

Criar uma rotina de leitura é imprescindível. Portanto, ao ler para seus filhos todos os dias antes de dormir ajuda a manter essa empatia pela leitura. Além de acalmar os pensamentos e auxiliar a garantir uma boa noite de sono para as crianças, isso também estimula o cérebro e a imaginação.

Variedade de temas

Apresentar gêneros e temas diferentes é benéfico para a própria criança. Quanto maior for a variedade, mais vantajosa se torna essa prática, e também gera o interesse em conhecer novos estilos, impedindo a formação de uma zona de conforto. Da mesma forma, é importante deixar que seu filho escolha qual história quer ouvir, sendo uma maneira de aproximá-lo dessa atividade.

Características

Ao comprar um livro para bebê, além de respeitar a faixa etária indicada, é preciso se atentar às características que a peça apresenta. O ideal é que eles sejam de fácil higienização para não comprometer a saúde da criança, tenham folhas mais espessas e resistentes e contenham muitos desenhos, de forma que incitem a curiosidade.

Novos livros

A Leiturinha permite que você e seu filho tenham acesso a diversas obras infantis, de acordo com a faixa etária em que ele se encaixe. Dessa maneira, introduzir a leitura infantil se torna ainda mais fácil, já que todo o mês é possível acessar ao conteúdo online ou receber determinada quantidade de livros em casa.

Devido a esse serviço, as crianças se sentem estimuladas a ler diariamente e a conhecer todas as histórias disponíveis em nosso acervo. Perfeito para que os benefícios da leitura cheguem à sua família desde a primeira infância, auxiliando no crescimento e desenvolvimento do seu filho.