Qual é a importância da leitura na educação infantil?

jul 1, 2020 | Educação

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A importância da leitura na educação infantil é muito grande. Ela tem a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Por isso, desenvolver o hábito da leitura desde a infância é fundamental e a influência de pais e educadores nesse estágio é imprescindível. Entenda o porquê.

Projeto de leitura para educação infantil: qual a influência na vida das crianças?

A leitura é uma das formas de que dispomos para a interação com o ambiente em que estamos inseridos e para a nossa compreensão do mundo. Por isso, é necessário que a criança se familiarize com os livros desde o seu primeiro ano de vida. Não apenas em casa, mas também na escola, com a alfabetização infantil, a literatura desperta diferentes habilidades nas crianças. Por exemplo, como a linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário.

A educação deve resgatar o repertório que toda história infantil oferece para apresentar às crianças as diferenças entre as culturas e os indivíduos. Também, para ensiná-las a lidar com as questões de forma ética e ajudá-las a lidar com as emoções durante seu desenvolvimento.

Leitura na educação infantil: crie uma rotina de leitura

A leitura deve ser introduzida de forma natural no dia a dia das crianças. Não deve ser algo imposto. Para isso, leve em consideração o tempo de atenção que a criança dedica à leitura e respeite este limite. Observe quais assuntos chamam mais a atenção, permita que a criança leia com você ou para você, faça perguntas sobre o enredo e estimule conversas em torno da história lida. Faça do momento de leitura um momento prazeroso para os pequenos.

Leitura na educação infantil: conheça os estágios da criança leitora

Durante o desenvolvimento infantil, além da idade, existem outros fatores que influenciam no estágio de leitura em que a criança se encontra. Como seu amadurecimento psíquico, afetivo e intelectual e seu conhecimento sobre os mecanismos de leitura. Tudo isso dirá se a criança se encaixa nas fases de pré-leitor, leitor iniciante, leitor em processo, leitor fluente ou leitor crítico.

A faixa etária ainda é o principal filtro para selecionar os livros mais adequados para as crianças. Mas cada uma se desenvolve de uma maneira. Adaptações de conteúdo podem ser feitas para que cada criança possa ler o que for mais apropriado para sua idade e seu nível de leitura.

1. Dez meses a dois anos

O ideal é que as histórias sejam rápidas e curtas, com gravuras simples e atrativas. Há livros feitos de pano, plástico e que vêm com fantoches, que são ideais para despertar a curiosidade dos mais novos.

2. Dois a três anos

Os livros infantis devem conter histórias rápidas, com texto simples e poucos personagens. Além disso, é importante que o enredo possa ser contextualizado com a rotina da criança. Poderão ser oferecidos livros com fantoches, livros musicais e livros de histórias. Todos devem contribuir para aumentar o repertório de palavras conhecidas pela criança e ajudam a formar algumas noções básicas.

3. Três a seis anos

Os livros devem conter histórias que proponham vivências que se consolidam nos ambientes familiar e escolar e devem apresentar várias imagens. Livros de dobradura e o uso de fantasias pelo contador da história são indicados para envolver ainda mais as crianças com a história contada.

A importância da leitura na educação infantil é imprescindível para a formação de bons leitores e de cidadãos mais conscientes e críticos, por isso, o incentivo dos pais e da escola é fundamental.

Leia mais:

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais