Nós já falamos várias vezes aqui no Blog da Leiturinha sobre o quão importante são os primeiros anos de vida no desenvolvimento dos pequenos. Como as estruturas cerebrais ainda estão se formando, estimular a criança nessa fase é decisivo para um desenvolvimento saudável. Atitudes como conversar com seu bebê, escutar música e ler para ele, além de serem importantes para o desenvolvimento visual, cognitivo e de linguagem, também propiciam deliciosos momentos em família que contribuem para o aumento do vínculo familiar.

O desenvolvimento visual dos bebês

De acordo com as especialistas da Curadoria da Leiturinha, que atuam na seleção de livros infantis para pequenos desde o nascimento, os bebês antes dos seis meses não possuem sua visão totalmente desenvolvida. Por isso, sua capacidade de enxergar cores e focar a visão ainda é muito rudimentar. Nesta fase, é mais agradável e efetivo apresentar cores com alto contraste, como por exemplo, preto, branco e vermelho. Outra informação importante é que existe uma distância ideal para que eles visualizem melhor as figuras: é preciso que elas estejam em média, entre 20cm e 25cm dos olhos.

Leia também: 8 livros para bebês recomendados pela Leiturinha.

Figuras bem definidas e contornos marcados colaboram para aprimorar a capacidade de visualizar as formas e memorizar os padrões. Por isso, os livros para bebês direcionados a essa faixa etária, geralmente, possuem ilustrações minimalistas, com cores específicas e contornos marcados. Conforme os pais lêem entonadamente as sentenças ou palavras presentes na obra, é importante ir apontando para as figuras. Assim, o pequeno poderá associar mais facilmente as imagens aos sons e nomes.

A Leiturinha pode ajudar!

Mensalmente, a Leiturinha desenvolve surpresinhas que acompanham os kits de livros enviados pelo Clube (descubra o que vem no Kit Leiturinha). Essas surpresinhas são pensadas de acordo com cada faixa etária e com as diferentes etapas do desenvolvimento infantil.

Levando em consideração que o contraste é o que atrai os pequenos nos primeiros meses de vida, a Leiturinha desenvolveu os Baby Cards, uma surpresinha pensada especialmente para bebês de até 12 meses.

baby-cards-leiturinha

Um dos cartões que compõe os Baby Cards da Leiturinha

Contendo cinco cartões divertidos e ilustrados com os personagens da Leiturinha, os Baby Cards exploraram os contrastes em preto e branco a fim de conquistar a atenção dos bebês e colaborar com seu desenvolvimento visual. Além de ilustrações e narrativas simples, os cartõezinhos possuem dicas da nossa Curadoria que irão ajudar mamães e papais a interagirem e estimularem seus pequenos. A missão é propiciar momentos de leitura, aprendizado e diversão em família, que, aliás, é a especialidade da Leiturinha!

Leia mais:

Profile photo of Ana Clara

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, das histórias às poesias. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.