Qual a origem do Dia das Crianças?

out 2, 2023 | Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O Dia das Crianças é uma data muito especial. E isso vai além da entrega de presentes! Afinal, a origem desse dia está em uma forma moderna de pensar essa fase da vida. Isso significa olhar para a criança em função de suas singularidades, sejam elas físicas, sociais ou cognitivas. Entender a criança como aquilo que ela realmente é, ou seja, diferente do adulto, é ter critérios para desenvolver um indivíduo. Não por acaso, o dia das crianças é celebrado na maior parte do mundo. Por isso, saiba mais sobre essa data a seguir!

Leia mais:
👉 Brincadeiras para fazer com as crianças antes que elas cresçam
👉 20 filmes infantis para assistir em família
👉 Como funciona o cérebro das crianças?

A origem do Dia das Crianças para a UNICEF

Cada país, com seus hábitos e culturas, estabelece a data para comemorar os dias festivos. Como referência geral, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estabelece o dia 20 de novembro como o dia oficial para a comemoração do dia das crianças.

Esse dia foi escolhido como sendo o Dia Mundial da Criança, e entrou no calendário global no ano de 1954. A ideia, de acordo com a própria entidade, era falar sobre os problemas enfrentados pelas crianças do mundo.
Essa data tem uma importância especial. No mesmo dia, já no ano de 1989, foi aprovado pela Assembleia Geral da ONU a convenção sobre os Direitos da Criança.

Sua responsabilidade é tratar sobre alimentação, educação, entre outros. Ainda que não tenha como atuar nas leis de cada país, a UNICEF dedica-se a atividades voltadas à proteção das crianças no mundo todo. Especialmente as que precisam mais. Ela pode atuar em situações de emergência, mas em geral, suas determinações servem como referência para os diversos países, como o Brasil.

A origem do Dia das Crianças no Brasil

Mesmo antes do posicionamento da UNICEF, o Brasil já apresentava iniciativas nesse sentido. Ainda no ano de 1923, o Rio de Janeiro sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, foi decretada a Lei de número 4.867. Ela instituiu o dia 12 de outubro como a data oficial para a comemoração do Dia das Crianças no Brasil.

Em 1955, a data ganhou maior popularidade. Isso se deu em virtude de uma campanha de marketing criada por uma marca de brinquedos. De fato, a “Semana do Bebê Robusto”, na qual o objetivo era a divulgação de produtos infantis, serviu como norte para a ação de diversos empresários ligados à indústria de brinquedos. Isso tornou a data algo esperado anualmente pelos consumidores.

O que se tornou a “Semana da Criança” foi resultado de uma campanha publicitária criada para alavancar as vendas de produtos da linha infantil.

É importante lembrar que 12 de outubro é feriado nacional desde 1980. Entretanto, não por causa do dia das crianças. Este é o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Por que existe o Dia das Crianças?

De acordo com especialistas em História da Infância, a origem do dia das crianças está no século XVIII. Naquela época, foram criadas as primeiras teses de pedagogia moderna. Temas como o aprendizado infantil e o próprio entendimento da estrutura corporal se tornaram mais relevantes entre estudiosos. Assim, principalmente após a Revolução Francesa, esse tipo de discussão passou a fazer parte também das análises políticas. E isso gerou impacto no mundo todo.

Logo, o conceito de criança como conhecemos hoje é resultado de mais de um século de observações e discussões.

Vale lembrar que a partir da Revolução Francesa, as legislações dos mais variados países passaram a ter um caráter mais iluminista, atribuindo ao Estado responsabilidades que antes eram exclusivas das famílias. E isso faz toda a diferença. Em crises humanitárias causadas por fome, guerra, entre outros, crianças podem ter o amparo legal para serem protegidas.

Como aproveitar o Dia das Crianças em família?

Para pais, mães e pessoas responsáveis, o mais importante é entender que o Dia das Crianças é uma data que vai além da distribuição de presentes. É possível aproveitar o evento para entender melhor a relação entre pais e filhos no mundo moderno e também para conscientizar os pequenos em relação a questões referentes à sua fase atual de vida.

Assim, conversar sobre a origem do dia das crianças, educação e empatia é essencial. Nem todas as crianças têm acesso a direitos garantidos por lei como abrigo ou alimentação. E esse é um problema de todos nós.

É preciso que os mais novos tenham, além de preparo para lidar com o mundo, a devida orientação para se relacionar com as pessoas. Principalmente com as mais vulneráveis.

Nesse sentido, a literatura pode servir como base para que a melhor orientação seja dada. E pensando em uma fase da vida tão especial, apresentar bons livros com ideias interessantes pode ser o que uma família precisa para ensinar os mais novos a terem hábitos saudáveis de leitura para toda a vida.

Dica de livro infantil para o Dia das Crianças

Uma boa maneira de aproveitar o dia das crianças é apresentando a literatura a elas. Livros são excelentes educadores e ajudam os mais novos a entenderem melhor o mundo em que vivem.

Por isso, dedicar um tempo para a leitura compartilhada todos os dias, como antes de dormir, é uma atitude bastante importante para estabelecer o hábito de ler desde cedo. Os livros, inclusive, podem ajudar em noites mais tranquilas com os pequenos e pequenas. Além disso, durante o dia, as histórias podem ser o ponto de partida para novas brincadeiras! 🌈

Então, agora que você já sabe como funciona o cérebro das crianças, que tal alguns livros infantis que irão trazer informações, despertar a curiosidade e estimular os pequenos e pequenas a fazerem novas descobertas? Então, confira a sugestão especial da Loja Leiturinha, que irá estimular o cérebro das crianças!

Meu Livro Musical: Xilofone – Ed Usborne

xilofone-dia-das-criancas

Uma ótima pedida para inserir a criança no universo da música. Isso porque ele permite que o xilofone seja integrado ao livro. Na compra da obra, a pessoa recebe uma baqueta com as instruções que ajudam a criança a aprender a tocar melodias famosas.

Você gostou de descobrir a origem do dia das crianças? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias em família? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ainda não sabe se um clube de livros é a opção certa para a sua família? Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças! 😉

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais