5 coisas que você precisa saber sobre o segundo filho

por | jun 18, 2018 | 6 Comentários

Se a chegada do primeiro filho é aquela avalanche de sentimentos, mudanças, incertezas e expectativas, a segunda gravidez vem com aquele sentimento de “já passei por isso, sei o que me espera”. Mas, embora a experiência torne a chegada do segundo filho um pouco mais tranquila, se engana quem pensa que é tudo igual! Pelo contrário, a segunda gravidez traz novos desafios – como adaptar a rotina de dois pequenos em casa – novas questões e alegrias! Confira aqui 5 coisas que você precisa saber sobre o segundo filho:

1. Não existe um momento ideal para ter o segundo filho

Quando o primeiro filho ainda é muito novo, vocês podem pensar que o melhor é esperar um pouco mais. Por outro lado, quando ele já é mais velho, vocês podem achar que agora ele já é tão independente que seria uma loucura entrar nessa aventura de novo… Ou seja, se estiverem esperando pelo momento perfeito em que estarão preparadíssimos para receber um novo bebê, esqueçam. Sempre haverá dúvidas, empecilhos e incertezas. Por isso, se o desejo é aumentar a família, se preparem o quanto puderem, organizem as finanças e deixem que o restante se ajeita, afinal, coração de mãe (e de pai também) sempre cabe mais um!

2. A segunda gravidez é diferente da primeira

Não estranhe se, por acaso, na primeira gravidez você não sentia qualquer sintoma de enjoo e agora não sai do banheiro. Ou vice versa! Assim como cada filho é único, cada gestação é muito particular também. Se por um lado a experiência faz com que você não se sinta tão ansiosa com as mudanças do seu corpo, tornando a gestação mais tranquila; do outro, diferentemente da primeira vez, quando você podia dedicar mais tempo a você mesma, agora é preciso dividir o tempo e a atenção com o seu primeiro filho.

Leia para o seu bebê durante a gravidez com estas 4 dicas

3. Vocês terão menos gastos

Diferente da primeira vez, quando na dúvida vocês compraram de tudo e mais um pouco para se prepararem para a chegada do bebê, dessa vez, a experiência vai ajudá-los a comprar apenas o que é útil e essencial. Além disso, sempre tem aquelas coisinhas do filho mais velho que podem ser reaproveitadas!

4. Você descobrirá que preparar o filho mais velho pode ser um desafio

Ainda que ele tenha pedido por um irmãozinho, a chegada do irmão mais novo muda a vida do seu pequeno. Na prática as coisas podem ser um pouquinho mais difíceis e, por isso, é importante que haja muito diálogo e carinho. Assim, em pouco tempo, seu filho vai perceber que ter um irmão é ter a melhor parte da infância guardada em outro coração!

5. É possível que você fique pensando como será capaz de amar o seu segundo filho como amou o primeiro

Este é um sentimento natural e muitas mães podem pensar que não conseguirão sentir o mesmo amor arrebatador que sentiram pelo primeiro filho. Mas a verdade é que o amor apenas se multiplica! A família aumenta e junto com ela o amor e o carinho também!

Leia também:

Categorias:
0 - 3 | 10+ | 4 - 6 | 7 - 10 | Família | Idade | Parentalidade
Escrito por Ana Clara Oliveira
Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.
Relacionados
Como explicar a depressão para crianças?

Como explicar a depressão para crianças?

Infelizmente, a depressão infantil tem se tornado cada vez mais frequente. Apesar do difícil diagnóstico em muitos dos casos, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos ao comportamento das crianças e adolescentes. Afinal, quanto mais cedo for feita a...

Como explicar a depressão para crianças?

Como explicar a depressão para crianças?

Infelizmente, a depressão infantil tem se tornado cada vez mais frequente. Apesar do difícil diagnóstico em muitos dos casos, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos ao comportamento das crianças e adolescentes. Afinal, quanto mais cedo for feita a...

A Casa dos Pequenos Cientistas: um livro para fazer ciência

A Casa dos Pequenos Cientistas: um livro para fazer ciência

Que tal conhecer um livro que convida as crianças a fazerem suas próprias experiências científicas? É exatamente o que propõe o livro A Casa dos Pequenos Cientistas! Neste livro, que integra ciência e infância, os pequenos e pequenas serão desafiados a fazer ciência....

6 Comentários

  1. Avatar

    Ola!
    Amei a matéria do blog..tenho um filha de sete anos e recentemente chegou o novo irmão que está agora com 8 meses…
    Ela é apaixonada por ele, pediu muito um irmãozinho…e como vc diz no blog..não há hora certa, ela é estipulada por Deus.
    Chegou com muito amor e encheu nossa vida de alegrias, e cada dia que passa e cada desafio enfrentado nos dá mais certeza das benção de Deus em nossa vida e em nossa família.
    Muitos beijos,
    Janayna

    Responder
  2. Avatar

    Vencemos síndrome ovário policístico aos 35 anos e sem tratamento, até porque eu ja tinha desistido .
    Meu filho tinha 15 anos e recebemos essa notícia arrebatadora que ele teria uma”irmã” RS
    Foi incrível!!!! A reação de alegria.ele disse assim: mãe eu não serei mais sozinho no mundo quando vcs partirem..rsrs
    Nossa rotina de mãe de dois e irmãos é emocionante TDS os dias..
    Vale a pena acreditar. Bjo

    Responder
  3. Avatar

    Como sempre abordando assuntos importantes

    Responder
  4. Avatar

    Quero muito mais um meu filho pede tanto mas tenho tanto medo de não dar conta casa,filho ,marido ,trabalho e vão passando os anos

    Responder
  5. Avatar

    E quando os pais querem aumentar a família mas o filho mais velho já rejeita a ideia de um irmão? Meu filho de 5 anos diz que se tiver um irmãozinho vai jogar fora 🙁

    Responder
  6. Avatar

    Eu tenho uma filha de 1 ano e 1 Mês, agr estou grávida denovo mas eu não quero não mim sinto pronta pra isso , moro na casa da minha sogra minha vida ta uma bagunça só, essa gravidez não foi planejada aconteceu pq eu não mim cuidei agr to morrendo de medo de outra gravidez , só mt novo só tenho 19 anos , to desesperada não sei oq fazer, não era pra ter acontecido isso agr 🤦‍♀️

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *