5 dicas para ajudar seu filho a largar a mamadeira

jul 13, 2018 | 0 - 3 anos

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

São muitos os motivos que levam os pequenos a utilizar a mamadeira, no entanto, assim como a chupeta, chega um momento que é preciso largar a mamadeira! Nem sempre este momento é algo simples para os pequenos, exigindo paciência e atenção dos pais!

Para o uso da mamadeira não se tornar prejudicial, é preciso lembrar de que ela é apenas um objeto que tem como função principal levar o alimento à criança, por isso o ideal é que ela não fique disponível na mão do pequeno o tempo todo. Ele pode acabar utilizando a mamadeira como chupeta, e esse uso prolongado pode prejudicar o desenvolvimento da boquinha e alterar a arcada dentária.

Hora de dizer adeus à mamadeira!  

A partir dos 6 meses ou assim que seu bebê tiver coordenação para segurar objetos sozinho, já é hora de ir substituindo a mamadeira pelo copinho. Aos poucos, tente começar a oferecer água, por exemplo, no copo para que ele se acostume com outros meios que não sejam a mamadeira. Parece simples, mas nem sempre é assim fácil fazer com que os pequenos larguem a mamadeira. Afinal, como realizar essa tarefa sem que haja muito sofrimento? Confira 5 dicas para ajudar seu filho a largar a mamadeira:

1. Converse

O diálogo é fundamental. Explique para seu filho o porquê dele não precisar mais da mamadeira ou então que ele precisa intercalar com outros meios. Diga a ele que está crescendo e que pode começar a usar copos e canecas assim como gente grande. Obs: caso esteja próximo da chegada de um irmãozinho ou irmãzinha, pode ajudar a criança a amadurecer a ideia, já que agora tem um bebezinho bem menor que pode precisar usar a mamadeira.

2. Vá aos poucos

Algumas crianças têm um apego emocional à mamadeira e fazem uma relação de conforto e tranquilidade. Por isso, não tente tirar de uma vez só. Primeiro elimine as mamadeiras do dia e depois da noite, até que a criança se acostume totalmente.

3. Conte histórias

Aproveite datas comemorativas como o Natal e a Páscoa. A criança pode ficar feliz em dar a mamadeira dela ao Papai Noel ou Coelhinho da Páscoa. Ou então fale que existem outras crianças que estão precisando muito de uma mamadeira para poderem se alimentar. Nesse momento vale usar a criatividade e entender qual história iria encantar mais.

4. Torne este momento divertido

Deixar a criança escolher um copo bem legal para trocar pela mamadeira pode funcionar também. Imagine que maravilhoso poder tomar água em um copo de seu personagem preferido?

5. Evite levar a mamadeira de lá para cá

Nessa fase de substituição, tente não levar a mamadeira junto quando forem fazer um passeio ou até mesmo para a escola. A criança vai estar entretida e se divertindo com os amiguinhos, portanto a chance dela não perceber ou se importar em utilizar o copinho é bem mais alta e ajuda na associação de outros meios de alimentação com bons momentos.

Leia também:

Flávia Puccini

Fonoaudióloga, mestre em Processos e Distúrbios da Comunicação e especialista em Motricidade Orofacial. É consultora de amamentação e laserterapeuta. *Flávia é especialista em fonoaudiologia e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais