Chegando o final do ano, a cidade ganha outro ritmo. Começam as confraternizações das empresas, os almoços em família e os desejos de boas festas. As pessoas se reúnem com os “seus”, sejam eles amigos, parentes ou vizinhos. O importante é estar perto de quem gostamos. Afinal, é tempo de agradecer! A todo momento, ouvimos e vemos demonstrações de carinho, colaboração e reconhecimento. E essa é uma prática que deveria perdurar e servir de exemplo para o ano todo. 

Todo tempo é tempo de agradecer

Afinal, agradecer e refletir é a receita para a felicidade. Em um vídeo para o TEDx Talks, a fotógrafa, diretora e autora  Hailey Bartholomew fala de forma tocante sobre a importância da gratidão. Ela conta como lidava com uma desmotivação perante a vida e, após diversas conversas sobre felicidade, se deparou com um freira que mudou sua vida, embora não seguisse uma religião específica. Essa freira falou que o segredo da felicidade era agradecer. 

Como tudo nessa vida é hábito, Hailey decidiu praticar a gratidão diariamente, e escolher um momento do dia para registrar. Após alguns meses, ela se sentiu muito mais motivada e acabou notando pequenos detalhes que antes passavam despercebidos. Dando, inclusive,  mais valor às pessoas à sua volta. 

Pesquisas comprovam: agradecer nos deixa mais felizes!

O caso de Hailey não é único e nem aleatório. Pelo contrário, algumas pesquisas, como “The effects of gratitude expression on neural activity” demonstram que agradecer causa mudanças nas conexões cerebrais duradouras. Esse hábito traz benefícios ligados à melhor qualidade de vida, melhor inteligência emocional, menos estresse, mais felicidade e ainda melhorias nas relações interpessoais. Isso porque agradecer pode ser uma ação pessoal, mas também pode ser colaborativa, quando você genuinamente agradece outras pessoas.

Dicas para estimular o hábito da gratidão em sua família!

1. Fazer uma retrospectiva do seu dia, e pensar em um momento gostoso que você teve.

2. Uma vez por semana, mandar um recado para alguém lembrando como aquela pessoa é importante para você.

3. Retomar o ano e relembrar a pessoa que você era no anterior, e como essas experiências o fizeram uma pessoa melhor, mais forte ou mais sábia.

4. Retomar alguns momentos que foram absolutamente maravilhosos esse ano. 

5. Prezar as risadas que você deu no dia de hoje.

6. Falar para as pessoas que você ama que você as ama.

7. Falar para os seus filhos o quão maravilhosos eles são.

8. Agradecer pelas comemorações de final de ano e celebrar o ano que vem.

9. Relembrar aquela comida maravilhosa lotada de calorias que você comeu e valeu muito a pena. 

10. Marcar uma reunião com pessoas queridas que você não vê faz tempo.

11. Valorizar as pessoas que diariamente você convive.

12. Ter certeza de que você fez o melhor, nas condições que tinha na época. 

13. Ser mais gentil com você mesmo.

14. Olhar as dificuldades de forma mais aberta, agradecer pelos feedbacks.

15. Ouvir aquela música ou filme que você ama.

16. Olhar o ano que vem com mais positividade e incentivar as pessoas à sua volta a fazer o mesmo.

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Mestranda em Psicologia da Educação, Psicopedagoga e Escritora, acredita que aprender é uma combinação entre autoconhecimento, troca e curiosidade pelo novo. É apaixonada por educação, desenhos, viagens e literatura.