A educação no século XXI deve despertar a curiosidade
O sistema de ensino tradicional tem sido cada vez mais questionado ao redor do mundo. A Finlândia despontou como uma potência educacional ao romper com padrões de ensino e trazer novas formas de ensinar nas escolas, despertando a curiosidade das crianças ao associar os temas trabalhados em aula às coisas do dia a dia.
A tecnologia, por exemplo, tem sido vista cada vez menos como vilã e mais como aliada à educação. Pais e professores agora se questionam sobre como podem ajudar a preparar as crianças para um mundo que está em total transformação e que requer diferentes competências. Nesse cenário a organização americana National Research Council reuniu educadores, psicólogos e economistas para fazer uma análise sobre o que espera-se que os estudantes aprendam durante o ciclo escolar.
O projeto resultou no livro Educação para a vida e para o trabalho: desenvolvendo transferência de conhecimento e habilidades do século 21. De forma geral, os pesquisadores mostram que as habilidades que devem ser trabalhadas na educação no século 21 estão presentes na rotina das crianças e são uma somatória de aprendizagens que constroem os conhecimentos empírico e tácito. Conheça as habilidades propostas para a educação no século XXI:
1. Habilidades de vida e carreira:
Envolve desenvolver Flexibilidade e Adaptação; Iniciativa e Auto-direcionamento; Interação social e inter-cultural; Produtividade; e Liderança e Responsabilidade.
2. Habilidades de aprendizagem e inovação:
Envolve desenvolver Pensamento crítico, Resolução de problemas e Entendimento; Comunicação e Colaboração; e Criatividade e Inovação.
3. Habilidades de informação, mídia e tecnologia
Envolve desenvolver Acesso à informação; Uso e gestão de informação; Mídia analítica; Criação de produtos de mídia; e Tecnologia aplicada efetivamente.
Nenhuma dessas habilidades diz respeito a conteúdos puramente acadêmicos ou intelectuais, mas sim a junção entre o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, intrapessoais e interpessoais. Resumidamente, as habilidades do século 21 são formadas por um conjunto de conhecimentos e práticas que envolvem as capacidades de atingir objetivos, trabalhar com outras pessoas e gerir suas emoções.
Se o tema te interessa, leia também: