5 formas de valorizar o professor do seu filho

out 9, 2019 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança, Escola

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Todo mundo tem um professor que marcou a infância, a adolescência ou até mesmo a vida adulta. Afinal, são eles responsáveis pela nossa formação, inspirando importantes decisões ao longo de nossas vidas. Por isso é preciso chamar atenção para a importância do trabalho dos professores e compreender como podemos contribuir com a educação dada em sala de aula. Afinal, o interesse da escola e da família é o mesmo: oferecer a melhor educação, formando pessoas aptas a assumirem sua cidadania de forma plena. 

Confira algumas formas de valorizar o professor do seu filho, tornando-se parte ativa da comunidade escolar. Por mais que pareçam óbvias, nunca é demais refletir sobre como estas práticas estão acontecendo e como podemos melhorá-las.

1. De olho na agenda

Agendas escolares, aplicativos de rotina escolar, são muitos os aparatos para saber como anda a rotina dos filhos na escola. Mas, para além destas ferramentas, você já parou para conversar um pouquinho pessoalmente com o professor do seu filho? Ainda que não tenha nenhum “problema” a ser resolvido, uma conversa rápida pode ser ótima para alinhar com ele o que tem sido cobrado em sala de aula e o que seu filho tem feito em casa. Além de saber mais detalhes sobre a rotina escolar e se colocar à disposição do professor, firmando ainda mais essa parceria.

2. Fazendo o dever de casa

Fazer o dever de casa junto com os filhos é diferente de fazer por eles. Encontrar este equilíbrio é necessário. As crianças, e até os adolescentes, podem precisar de ajuda tanto para organizarem sua rotina de estudo em casa, como para compreenderem as tarefas de cada disciplina. Ou ainda para ir além dos estudos exigidos, podendo fazer pesquisas de acordo com sua curiosidade. A presença dos pais é fundamental, ainda que não entendam do assunto, mostrar-se próximo é importante e pesquisar junto mostra aos filhos que nunca é tarde para aprender algo ou se mostrar curioso.

3. Lendo livros por diversão

Já falamos aqui no Blog sobre os benefícios da leitura. Ter uma rotina de leitura em casa, ler por diversão, contribui muito para o processo de aprendizagem como um todo. Leia para seu filho, ao menos um pouco ao dia, ou na semana. Isso contribui para que ele entenda o valor da leitura e internalize esse hábito de forma natural.

4. Por dentro das reuniões de pais

Para além da agenda do aluno, as famílias também tem uma agenda de eventos junto à escola. Não perca estas datas, elas são essenciais para formar uma comunidade escolar forte e coesa.

5. Para além de presentes e mimos

Presentes e mimos são sempre bem-vindos, é claro, mas a melhor forma de valorizar o professor é apoiando seu trabalho junto à educação de seu filho, valorizando os momentos de estudo e incentivando seu pequeno em sua sede de conhecimento. Assim, certamente os professores sentirão que seu trabalho vai muito além da sala de aula e impacta positivamente a vida dos alunos. Ajudar seu filho a perceber a importância de seu professor também é fundamental para uma boa relação em sala de aula e o estabelecimento de vínculos positivos entre professor e aluno.

Por fim, é necessário dizer que a sociedade como um todo está em dívida com os professores. Embora esteja clara sua importância na formação das futuras gerações, ainda temos muito o que caminhar em direção a salários e condições de trabalho mais justos. 

Assim, o exercício de empatia é sempre positivo. Se colocar no lugar dos professores que você conhece, demonstrar seu respeito e admiração pelo seu trabalho e exercer o papel social de cobrar da sociedade a valorização por este profissional, pelo respeito que o é de direito, é um passo importante na melhoria da qualidade do ensino de todos.

Leia também: 

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais