Responsáveis, muitas vezes, por alertar e até anunciar a gravidez, os enjoos são muito comuns durante a gestação. Geralmente, começando na 4ª semana e podendo persistir até o final da gravidez, este é um sintoma clássico! E, por isso, bastante normal na vida da maioria das futuras mães, em diferentes intensidades. 😖 Mas você sabe por que isso acontece? E sabe como evitar o enjoo na gravidez? Pensando nisso, preparamos uma lista com 8 dicas preciosas para te ajudar. Acompanhe!
Leia mais:
👉 Qual é o papel da doula?
👉 7 dicas para chá de revelação
👉 Maternidade real: a visão de mulheres reais sobre ser mãe
Por que o enjoo na gravidez acontece?
Primeiro, é importante entender que, durante a gestação, o corpo da mulher sofre muitas mudanças. As alterações hormonais aumentam a concentração de ácido no estômago e tornam a digestão mais lenta, por exemplo.
Além disso, o crescimento do útero empurra o estômago para cima, provocando queimação na garganta. Por fim, o estresse e medo também podem contribuir para que o enjoo aconteça durante a gravidez.
No entanto, apesar de perfeitamente normal, o enjoo pode incomodar e causar muitos desconfortos. Por isso, o que fazer diante desse sintoma? 🤔
Como evitar enjoo na gravidez?
Ainda que não exista nenhuma receita milagrosa ou fórmula mágica que acabe de uma vez por todas com o mal-estar das grávidas, nós trouxemos aqui 8 dicas que podem te ajudar se você está passando por este momento! Contudo, caso o sintoma persista em alta intensidade, lembre-se que é importante consultar seu médico ou médica.
Pensando nisso, confira 8 sugestões para evitar enjoo na gravidez:
1. Evite cheiros e comidas fortes ou que causem náusea
Durante a gestação, as mulheres tendem a ficar mais sensíveis a sabores e odores. 🤢 Por isso, na medida do possível, evite cheiros e comidas com odores muito fortes, que possam ou que já causaram náusea em você.
2. Prefira o consumo de alimentos mais frios e menos temperados
Opte por alimentos leves, não muito temperados e em temperatura ambiente ou frios. Assim, eles exalam menos cheiro e causam menos mal-estar!
3. Deixe uma bolacha, lanchinho ou água com sal sempre a mão para ingerir ao acordar
Ao acordar pela manhã, pode ser interessante ingerir algum alimento leve e aguardar por cerca de 20 ou 30 minutos. Para, somente então, se levantar da cama!
4. Faça refeições pequenas de 3 em 3 horas
O estômago vazio piora a náusea! Por isso, evite ficar muitas horas sem comer. Coma com intervalos curtos e regulares, nem que seja uma fruta ou uma barrinha de cereal, por exemplo. 🍌
5. Inclua gengibre na alimentação
Comer um pedacinho de gengibre ou chupar balas de gengibre ajuda na hora da digestão. E isso diminui a irritação da parede do estômago!
6. Se mantenha hidratada
Água é sempre o melhor remédio! 💧 Por isso, beba água de tempo em tempo, mas evite beber líquidos durante as refeições.
7. Pratique exercícios de acordo com a indicação médica
Se movimentar é sempre bom, já que colabora com a qualidade de vida e o bem-estar. E isso não seria diferente durante a gestação! Mas vale lembrar que é importante consultar o seu médico antes de praticar exercícios físicos intensos, tudo bem?
8. Cheire limão ou chupe um picolé de limão
O limão pode ajudar a amenizar a náusea. 🍋 Por isso, uma dica é tomar chá gelado com limão, colocar rodelas de limão na água com gás, chupar um picolé ou até cheirar o limão!
Como a literatura pode ajudar na preparação para a maternidade
Que tal preparar-se para a maternidade com livros incríveis? ✨ A literatura pode ajudar (e muito) neste momento! Então, agora que você já sabe como evitar enjoo na gravidez, confira também as sugestões da Loja Leiturinha para as futuras mães!
Coração de Mãe: Onde Moram Nossas Histórias e Memórias
Um livro de páginas abertas para receber as lembranças que construímos juntos! Na verdade ele é muitos presentes em um: álbum de fotos, scrapbook customizável, cartões ilustrados para escrever mensagens…
Um livro de memórias feito para ser preenchido à várias mãos, feito para eternizar memórias, relembrar fases e se emocionar com a sua própria história. Ilustrações e textos inéditos celebram todas as fases da maternidade. Mãe não tem igual: por isso, deixamos espaço de sobra para customizar com fotos, cartinhas, colagens, e o que mais for de lembrar.
👉 Clique aqui para comprar o livro “Coração de mãe: Onde moram nossas histórias e memórias” na Loja Leiturinha!
Palavra de Mãe
Cada maternidade será vivida de uma maneira. Afinal, quando nasce um(a) filho(a) também nasce uma mãe! Pensando nisso, na coleção de livros Palavra de Mãe, as autoras (e mães) compartilham com cuidado, carinho e lirismo as suas experiências sobre a maternidade.
Através dos diálogos com seus filhos e filhas ou mesmo mensagens para o filho que ainda vai ler, podemos encontrar a sutileza do olhar de uma criança sobre aspectos que, na vida adulta, consideramos intransigentes. Mas, através das lentes mágicas da infância, a poesia pode acontecer em qualquer lugar! E, talvez, assim ela seja, simples e manifesta. ❤️
👉 Clique aqui para ver a coleção “Palavra de Mãe” na Loja Leiturinha!
Você gostou das nossas dicas de livros sobre a maternidade? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️
Ainda não sabe se um clube de livros é a opção certa para a sua família? Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças! 😉