Qual é o papel da doula?

abr 11, 2022 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Por vezes, insegurança, ansiedade e até medo são emoções bastante comuns na hora do parto. No entanto, para que as famílias se sintam ainda mais preparadas (durante toda a gestação!), elas podem contar com a experiência de uma doula. Mas, afinal, você sabe qual é o papel da doula? Acompanhe o texto abaixo e descubra como essas assistentes de parto podem ser fundamentais para o bem-estar da gestante antes, durante e após o parto! 😉

Leia mais:
👉 7 dicas para chá de revelação
👉 Como evitar enjoo na gravidez?
👉 E se olhássemos o mundo com os olhos de uma criança?

Qual é o papel da doula?

A princípio, a palavra doula pode até soar estranha para nós, não é mesmo? Isso acontece porque esse nome vem do grego, que significa “mulher que serve”. De acordo com a Associação de Doulas do Rio de Janeiro, a doula era, tradicionalmente, a mulher que permanecia ao lado da parturiente durante todo o trabalho de parto, apoiando-a conforme necessário. 

Hoje, porém, o trabalho da doula vai muito além: as doulas são profissionais responsáveis pela educação perinatal, preparando toda a família para a gravidez, o parto e o puerpério. Ainda, elas também dão suporte físico e emocional, indicando leituras, fornecendo informações seguras e confiáveis e apoiando os cuidados com o bebê, por exemplo. 

A doula, inclusive, pode auxiliar na definição do plano de parto, tirando eventuais dúvidas sobre o melhor parto para mãe e bebê. Nesse sentido, a doula não é importante apenas para a mãe, mas para toda sua família. ✨

Chegou a hora do parto!

É cada vez mais comum que, na hora do parto, além da equipe médica, as famílias solicitem a presença de uma doula. Afinal, essa profissão é reconhecida e incentivada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que vê a atuação da doula como parte fundamental para a humanização do parto. 😌 Contudo, qual é o papel da doula nesta ocasião específica?

Durante o parto, a doula atua como uma assistente de parto, já que acompanha e oferece todo suporte para a mulher. Desde apoio emocional contínuo (encorajando a parturiente, por exemplo) até medidas de conforto e técnicas que podem diminuir o desconforto físico (como por meio de massagens e posições para aliviar as contrações) . 

Além disso, durante todo o trabalho de parto, a doula pode informar melhor a família acerca dos procedimentos médicos e hospitalares que estão sendo realizados. Portanto, a doula pode orientar, acalmar e confortar a família, sempre respeitando e defendendo, acima de tudo, a vontade da parturiente.

Diante de imprevistos, por exemplo, a doula oferece segurança e acolhimento para a mãe e sua família. Em um parto natural, a doula observa as orientações médicas e contribui para que o ambiente seja tranquilo, relaxante e acolhedor. Já em uma cesárea, a doula também permanece na sala de parto, oferecendo apoio durante todo o procedimento cirúrgico.

E após o parto, qual é o papel da doula? Aqui, essa profissional continua a ajudar as famílias, focando especialmente no bebê. 👶 Existem, inclusive, doulas especializadas no pós-parto, que auxiliam a troca de fraldas, o banho e também a amamentação, que costuma ser desafiadora para muitas mulheres.

Qual a formação profissional de uma doula?

Com todas essas responsabilidades, tão valiosas para a experiência e o bem-estar da gestante e de seu núcleo familiar, uma dúvida que pode surgir é sobre a formação necessária para exercer o papel de doula. Ou seja, qual a formação de uma doula?

As doulas são profissionais treinadas e capacitadas, que devem estudar e se especializar como educadoras perinatalNesse sentido, a doula não necessita ter formação na área da saúde, mas precisa se capacitar por meio de cursos de formação. Portanto, elas são profissionais da assistência à gestante e sua família.

Também é importante deixar claro que a doula não substitui os profissionais do parto ou pediatra, nem realiza nenhum procedimento técnico, seja antes, durante ou após o parto. Por isso, aferir a pressão arterial, receitar medicamentos ou mesmo cortar o cordão umbilical do bebê, por exemplo, são atribuições da equipe médica, tudo bem?

Além disso, a doula também não é uma parteira e não deve substituir o(a) acompanhante da parturiente. A Lei 11.108/05, também conhecida como Lei do Acompanhante, garante que os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), da rede própria ou conveniada, permitam a presença de um(a) acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

Por fim, vale lembrar que, no Brasil, a regulamentação da profissão de doula foi aprovada pelo Senado em março de 2022. Agora, o PL 3.946/2021 segue para a análise da Câmara dos Deputados. 💬 Esse projeto de lei traz regras e requisitos para o exercício da profissão, como ter diploma de Ensino Médio e qualificação profissional específica na área, com mais de 120 horas de duração.

Dessa forma, desde que solicitada pela grávida, a presença da doula passaria a estar assegurada na maternidade, casa de parto ou em outros estabelecimentos de saúde, da rede pública ou privada. Além disso, estaria proibida a cobrança de qualquer taxa extra mediante a presença da doula, por exemplo.

Onde e como escolher uma doula?

Durante a gravidez, a família pode conhecer e entrevistar várias profissionais, até encontrar uma doula com a qual se identifique. 😊 Para isso, é possível procurar por grupos de parto humanizado ou mesmo associações de doulas, como é o caso da Associação de Doulas de São Paulo (ADOSP).

Ainda, de acordo com o portal Casa da Doula, existem diversos modelos de contratação e diferentes pacotes ofertados por doulas de todo o país. De forma geral, entretanto, o preço do serviço de uma doula costuma variar de R$1 mil a R$3 mil. Desse modo, caso você escolha contar com o acompanhamento de uma doula, é necessário pesquisar e montar a sua própria equipe de parto.

Você gostou de descobrir qual é o papel da doula? Se você já contou com o apoio dessa profissional, deixe seu comentário e conte sua experiência para nós!

Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais