Neste artigo você vai entender a Curadoria da Leiturinha funciona e quem são os especialistas que selecionam cada livro! Irá encontrar informações sobre critérios usados, as 7 categorias de leitura e como cada uma acompanha o desenvolvimento infantil, também vai descobrir como personalizar a experiência pelo app e acessar conteúdos extras para apoiar sua família.
Todos os meses, as famílias leitoras do Clube Leiturinha recebem em suas casas produtos selecionados para as crianças. Mas, afinal, quem faz a seleção de tudo isso? Se você também quer saber como escolhemos os melhores produtos para as infâncias, acompanhe o texto abaixo e saiba mais sobre o processo de curadoria da Leiturinha!
Leia mais: O que é a Leiturinha?
Qual é o melhor clube de livros para crianças?
Entenda a Curadoria da Leiturinha
Incentivando o hábito da leitura para mais de 280 mil famílias pelo Brasil, o Clube Leiturinha é o clube de livros que mais cria família leitoras no Brasil e conta com diferentes planos para as famílias escolherem o que mais se adapta a elas.
No plano Uni, as famílias recebem um livro selecionado de acordo com a categoria leitora da criança, um Guia Literário para completar a experiência de leitura em família, além de terem acesso a e-books, e-books narrados e audiobooks exclusivos no App Leiturinha, materiais digitais de apoio à parentalidade, e descontos exclusivos na PlayKids Store. Já no plano Duni, os nossos assinantes recebem tudo isso, mas em vez de apenas um, são dois livros por mês, que podem ser para a mesma criança ou para duas crianças de categorias diferentes. Por fim, o plano Mais envolve todos os itens citados com adição de LeituVerso, itens surpresa do universo Leiturinha que chegam todos os meses junto com o kit.
Porém, há algo que todos os planos do nosso clube têm em comum: eles contam com a curadoria da Leiturinha!
Formada por especialistas em literatura para as infâncias, educação e desenvolvimento de produtos para crianças, nossa equipe de Curadoria é a responsável por selecionar os melhores produtos para os nossos assinantes. Saiba mais!
Quem seleciona os livros?
Se você já acompanha o Blog Leiturinha, provavelmente viu várias matérias assinadas pela Curadoria, com dicas de leitura e listas especiais de livros. Mas o trabalho não para por aí: além de enriquecer o Blog, essa equipe também garante que cada escolha do Clube Leiturinha e da PlayKids Store seja feita com olhar atento e cuidadoso.
A Curadoria da Leiturinha é o time responsável por escolher, com muito cuidado, os conteúdos que chegam até nossas famílias leitoras. Essa equipe faz a seleção estratégica de livros e produtos pensando em cada etapa do desenvolvimento infantil.
Assim, nossos assinantes não precisam se preocupar com a imensa oferta do mercado — eles recebem apenas o que foi criteriosamente analisado, validado e desenvolvido para estimular imaginação, conhecimento, curiosidade, empatia e tantas outras habilidades essenciais.
Mas… Como essas escolhas são feitas?
Entenda as categorias de leitura do Clube Leiturinha
No Clube Leiturinha, contamos com 7 categorias de leitura diferentes. Assim, garantimos que as crianças recebam conteúdos adequados e interessantes para o momento que estão vivendo. As escolhas dos livros também levam em conta a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é o documento oficial que norteia a educação no Brasil. Veja mais detalhes sobre cada uma das categorias:
1. Leitor de Berço
Principais estímulos: exploração sensorial e tátil, estabelecimento de vínculos afetivos seguros, desenvolvimento da coordenação motora inicial e descoberta do ritmo e da sonoridade da linguagem.
Tipos de livros: Livros de pano, de banho e cartonados, com material reforçado, repletos de interatividade e ideais para leitura compartilhada.
Na fase de Leitor de Berço, o bebê está descobrindo o mundo através do próprio corpo e da forte conexão com a pessoa que o cuida. Nesse momento de total dependência e ligação, o bebê começa a perceber que ele e sua mãe ou pessoa cuidadora são indivíduos distintos, e sua individualidade começa a se manifestar. É uma fase de descobertas sensoriais, onde o bebê adora explorar espelhos, fazer caretas e brincar de “Cadê? Achou!”, compreendendo a permanência dos objetos. Para acompanhar essa jornada de exploração, oferecemos uma diversidade de materiais que estimulam os sentidos e a curiosidade. Afinal, é necessário apresentar as pequenas narrativas desde cedo.
Isso tudo porque a leitura é capaz de modelar o cérebro do bebê de forma positiva e seus reflexos são sentidos durante toda a vida. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, as áreas cerebrais relacionadas à linguagem expressiva e receptiva, escrita e comunicação, por exemplo, são estimuladas através da leitura.
As narrativas dessa faixa trazem histórias simples, com início, meio e fim claros, em linguagem sonora e rítmica, marcada por repetições, rimas e onomatopeias. O vocabulário é ampliado gradualmente, enquanto ilustrações detalhadas, coloridas e contrastantes enriquecem a leitura. Os enredos exploram situações do cotidiano, primeiros conceitos e desafios simples, em contextos lúdicos e sociais. Personagens diversos e cativantes favorecem a identificação da criança com emoções, ações e papéis variados.
2. Leitor Brincante
Principais estímulos: linguagem oral, coordenação motora fina, imaginação e criatividade.
Tipos de livros: Livros cartonados, em material resistente, interativos, com rimas e pequenas narrativas para a leitura compartilhada.
Na categoria Leitor Brincante, a criança expande seu mundo, movida pela curiosidade e pelo desejo de explorar. A linguagem floresce, e a criança começa a usar palavras e frases para se comunicar e nomear o que vê e sente. A imitação é uma ferramenta poderosa, e a criança adora brincar de faz de conta, experimentando diferentes papéis e situações. Os livros se tornam parceiros nessa jornada de descobertas, oferecendo histórias que estimulam a imaginação, a linguagem e a interação com o mundo ao redor.
Essas narrativas são um pouco mais elaboradas, mas mantêm a simplicidade de histórias com início, meio e fim claros, em linguagem rítmica e repetitiva, marcada por sons, rimas e onomatopeias. O vocabulário é ampliado de forma gradual, enquanto ilustrações detalhadas e vibrantes exploram contrastes e diferentes perspectivas. Os enredos trazem situações cotidianas, primeiros conceitos e interações sociais em desafios simples, com soluções acessíveis. Personagens humanos, animais e seres criativos, incluindo bebês e crianças, aparecem em contextos lúdicos e diversos, estimulando a identificação com emoções, ações e papéis sociais.
3. Pré-Leitor
Principais estímulos: linguagem oral e consciência fonológica, imaginação, criatividade, curiosidade e desejo de aprender.
Tipos de livros: Brochura, capa dura e ainda alguns cartonados interativos, com ilustrações vivas e textos imaginativos para a leitura compartilhada.
Na categoria Pré-Leitor, uma fase de transição, a criança começa a se aventurar no mundo da leitura e literatura, mesmo que ainda não domine as letras. A linguagem oral se desenvolve rapidamente, e a criança adora contar e ouvir histórias. A imaginação se expande, e a criança cria seus próprios mundos e personagens. Os livros se tornam ferramentas para alimentar a curiosidade, a imaginação e o desejo de aprender. Observa-se frequentemente a capacidade da criança de reinterpretar as narrativas, demonstrando sua compreensão e criatividade.
Essas narrativas apresentam enredos simples e lineares, centrados em poucos personagens, com estrutura de causa e efeito fácil de acompanhar. A linguagem é direta, com frases curtas e repetições que reforçam a compreensão. As ilustrações vibrantes e detalhadas ampliam o sentido da história, representando situações familiares e cotidianas ligadas a amizade, brincadeiras, sentimentos e relações de afeto. Pequenos conflitos e resoluções claras ajudam a criança a se identificar com personagens cativantes, sejam humanos, animais ou seres criativos. A introdução de poemas curtos, parlendas e propostas interativas estimula a participação e o envolvimento ativo na leitura.
4. Leitor Iniciante
Principais estímulos: consciência fonológica, alfabetização, compreensão de narrativas e pensamento crítico inicial.
Tipos de livros: Livros em brochura ou capa dura, com narrativas mais elaboradas, que auxiliam no processo de alfabetização e na autonomia.
Na fase de Leitor iniciante, a criança começa a desvendar os mistérios das letras e das palavras. A leitura é uma ferramenta de entretenimento que ajuda a aprender, imaginar e se divertir. A criança começa a compreender a relação entre letras e sons, e se aventura na escrita de palavras simples. Os livros se tornam companheiros inseparáveis no desenvolvimento cognitivo, abrindo portas para novos mundos e conhecimentos.
Essas narrativas trazem enredos um pouco mais complexos, com mais personagens e sequências de eventos mais elaboradas. A linguagem se torna mais rica, com diálogos simples que movimentam a história e descrições que ajudam a construir cenários e figuras. As ilustrações, detalhadas e expressivas, oferecem múltiplas camadas de interpretação. Os temas abordam relações, medos, conquistas, imaginação e fantasia, em contos curtos, fábulas, clássicos adaptados ou poemas rítmicos. Personagens com motivações claras convidam à empatia, enquanto a exploração de pontos de vista, noções de tempo e espaço e livros que incentivam a reflexão ampliam a experiência leitora.
5. Leitor em Processo
Principais estímulos: consolidação da leitura e escrita, desenvolvimento do vocabulário, capacidade de inferência e interpretação.
Tipos de livros: Livros em brochura ou capa dura, com enredos que possibilitam a interpretação de imagens e palavras, com o auxílio de um mediador.
Na categoria Leitor em Processo, a criança está vivendo a fase da fase de consolidação da leitura, se tornando cada vez mais independente na exploração do mundo dos livros. A leitura se torna uma fonte de prazer e conhecimento, e a criança começa a desenvolver o gosto por diferentes gêneros literários. Os livros se tornam ferramentas para expandir o vocabulário, a imaginação e a capacidade de interpretação nesse momento de início da alfabetização.
Essas narrativas trazem enredos elaborados, com múltiplos eventos e personagens com conflitos internos e motivações claras. A linguagem é mais rica, com frases longas, diálogos reveladores e descrições detalhadas, complementadas por ilustrações que expressam cenários, sentimentos e culturas diversas. Os temas exploram amizade, justiça, aventura, mistério e fantasia, estimulando reflexão, empatia e pensamento crítico. Diferentes gêneros, como contos, fábulas, poemas, quadrinhos e clássicos adaptados incentivam a leitura autônoma e a interpretação, incorporando noções mais abstratas de tempo e espaço.
6. Leitor Fluente
Principais estímulos: ampliação do repertório cultural, desenvolvimento do pensamento crítico e autonomia leitora.
Tipos de livros: Livros em brochura ou capa dura, com textos que exercitem a fluência de leitura e que possibilitam uma leitura mais autônoma e crítica, estimulando o debate de ideias.
A categoria Leitor Fluente é uma fase de autonomia leitora, em que a criança se torna um leitor voraz, explorando diferentes gêneros e autores. A leitura se torna uma ferramenta para aprender, imaginar e se conectar com o mundo. Os livros se tornam companheiros para a vida toda, abrindo portas para o conhecimento, a criatividade e a reflexão crítica e vão além do entretenimento, pois tornam-se ferramentas para expandir o repertório cultural, contribuindo para uma visão de mundo mais abrangente, fundamentada e colaborando para o entendimento de sua complexidade.
Essas narrativas trazem enredos complexos, com subtramas, conflitos desenvolvidos e personagens profundos, com motivações claras. A linguagem é rica, com vocabulário variado, figuras de linguagem e diálogos que avançam a ação, enquanto descrições e ilustrações detalhadas criam imagens vívidas. Os temas abordam ética, identidade, superação, relações interpessoais e diversidade, estimulando empatia e pensamento crítico. Diferentes gêneros, como romances curtos, contos, poemas, quadrinhos e clássicos oferecem aventuras, fantasia e mistério, incentivando autonomia, interpretação e noções de tempo e espaço.
7. Leitor Crítico
Principais estímulos: desenvolvimento do pensamento crítico e analítico, expansão do repertório cultural e intelectual e formação de opinião e senso de identidade.
Tipos de livros: Livros em brochura ou capa dura, com capítulos, séries e obras com maior volume de texto, expandindo a diversidade de gêneros, como aventura, suspense e ação.
Na categoria Leitor Crítico, fase da pré-adolescência, os leitores se tornam mais seletivos e críticos, buscando obras que desafiem seu intelecto e expandam sua visão de mundo, ou seja, são leitores com maior capacidade de selecionar obras. A leitura se torna uma ferramenta essencial para a construção da identidade, o desenvolvimento do pensamento crítico e a exploração de temas complexos. Os livros acompanham os leitores em suas reflexões, questionamentos e descobertas, preparando-os para enfrentar os desafios da vida adulta. Há busca por narrativas com maior complexidade estrutural e/ou temática com diversas perspectivas que podem ou não se tornar ferramentas para o questionamento de questões sociais, éticas, existenciais, de diversidade, valores e demais temas que envolvem as experiências humanas e suas complexidades.
As narrativas trazem enredos intrincados e personagens complexos, com conflitos internos e externos bem desenvolvidos. A linguagem é rica e expressiva, com diálogos e descrições que envolvem o leitor, e ilustrações ou recursos visuais que aprofundam a compreensão. Os temas abordam ética, identidade, diversidade e justiça social, estimulando análise crítica e interpretação. Diferentes gêneros, como romances, contos, poesia, quadrinhos e clássicos exploram fantasia, ficção científica e suspense, promovendo autonomia, prazer da leitura e compreensão de tempo e espaço em contextos variados.
Personalize sua experiência com o Clube Leiturinha
Sabemos que cada criança é única. Ou seja, cada uma delas se desenvolve em seu próprio tempo e à sua própria maneira. Também sabemos que cada família tem uma relação muito particular com a leitura, podendo ser mais ou menos íntimas dos livros, não é mesmo?
Se uma família já tem o hábito de ler para as crianças desde o nascimento, por exemplo, é provável que a relação delas com os livros seja mais próxima. Por isso, embora nossas categorias de leitura existam, o nosso percurso não é fixo e imutável;
Portanto, é possível personalizar a experiência de cada assinante no Clube Leiturinha! Para isso, basta acessar o App Leiturinha e mudar a categoria da criança, de acordo com o seu desenvolvimento e os hábitos da família.
Vale lembrar que também é possível migrar de um plano para outro, de acordo com as possibilidades e interesses da família. Afinal, o mais importante é garantir que o momento de leitura em família seja significativo, fortalecendo os vínculos familiares e contribuindo para o desenvolvimento dos leitores
App Leiturinha: nosso clube ainda mais perto de você
Para tornar a experiência das famílias com o Clube Leiturinha ainda mais completa, nossos assinantes têm acesso a conteúdos exclusivos no App Leiturinha.
Com a mesma carinha do Clube Leiturinha e o mesmo carinho e cuidado da nossa equipe de Curadoria, nosso aplicativo traz diversos benefícios!
É uma forma bastante prática e rápida de acompanhar as entregas dos kits, ficar por dentro do desenvolvimento das crianças e ter acesso a diversos conteúdos exclusivos, como dicas de mediação de leitura, e-books, e-book narrados, audiobooks, além da Área da Família, que conta com vários conteúdos em formato de vídeos, artigos, podcasts e outros, voltados para parentalidade e desenvolvimento infantil. Baixe grátis e acesse agora mesmo!
Você gostou de saber sobre a curadoria da Leiturinha? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal na sua casa