Nossos bebês são lindas sementes e é nosso papel, enquanto sociedade, preparar o solo e tornar a terra fértil para ver brotar e florescer todo o seu potencial.
Estela Renner – Cineasta e Roteirista
A primeira infância e sua relação com o que somos hoje
A primeira infância é o período que vai desde o nascimento até os seis anos de idade, sendo uma etapa muito importante para o desenvolvimento infantil. Entre outros fatores, nessa época da vida acontecem processos fundamentais, como o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, o desenvolvimento da fala e da capacidade de aprendizado e a iniciação social e afetiva.
Um dos avanços da neurociência foi, justamente, descobrir as potencialidades da primeira infância, reconhecendo sua importância para a sociedade como um todo. Uma vez que o desenvolvimento humano é resultado da combinação da genética com a qualidade das relações que desenvolvemos e do ambiente no qual estamos inseridos, podemos dizer que quando as condições para o desenvolvimento durante a primeira infância são boas, maiores são as probabilidades de os pequenos alcançarem seu melhor potencial, tornando-se adultos mais equilibrados, realizados e felizes.
O Começo da Vida: a importância dos primeiros anos de vida
Produzido pela Maria Farinha Filmes, em parceria com o Instituto Alana, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Fundação Bernard Van Leer, e dirigido por Estela Renner, o documentário O Começo da Vida percorreu os quatro cantos do mundo com o objetivo de reforçar e evidenciar a importância dos primeiros anos de vida na formação de cada ser humano e, consequentemente, da sociedade de maneira geral. São depoimentos de pesquisadores internacionais e especialistas brasileiros em Primeira Infância que mostram as mais recentes descobertas da Ciência sobre os primeiros anos de vida. Confira o trailer:
Leia mais: