O estímulo é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos e todos nós sabemos disso. Por este motivo, nos vemos sempre preocupados em oferecer a melhor educação, atividades extracurriculares e uma série de incentivos no seu aprendizado. Mas nós estamos permitindo que nossos pequenos tenham tempo para serem, de fato, crianças? Na Palavra da Curadoria de hoje, selecionamos um assunto e uma dica de leitura que vão trazer discussões sobre como evitar os excessos na infância que roubam a possibilidade de brincar livremente!
Os excessos na infância
Estruturar uma agenda muito lotada para seu pequeno, pode acabar gerando um estresse e ansiedade, tornando algo negativo para seu desenvolvimento. O tempo livre é de extrema importância para garantir o acomodamento de todas as informações que as crianças recebem em um único dia. Também é muito importante se atentar à filtragem de informações, pois descarregá-las excessivamente sobre a criança pode ser prejudicial. Portanto, é fundamental que exista uma curadoria prévia dessas informações, tanto provenientes das mídias em geral, quanto àquelas presentes em ambientes que a criança frequenta, como a própria escola, parques, cinemas, entres outros lugares.
A adultização precoce
Outro ponto importante quando tratamos dos excessos da infância, é a precocidade de responsabilidades e deveres que são designados sobre o pequeno. Ainda na primeira infância, é comum encontrarmos escolas, pais e educadores extremamente preocupados com a alfabetização prematura da criança. Isso pode gerar estresse tanto para o pequeno, quanto para os pais, que passam a sofrer com a expectativa gerada por essa situação. Segundo a pedagoga e curadora da Leiturinha, Fernanda Veiga, “o ideal é que o processo de alfabetização se inicie por volta do sexto ano de vida, quando o pequeno já está totalmente preparado para assimilar essas informações”. É claro que cada criança tem seu tempo, alguns podem despertar para esse processo mais cedo, outro mais tarde. O importante é observar e respeitar o tempo da criança considerando as possíveis variáveis.
Simplificando a vida: Como equilibrar a rotina das crianças?
É muito importante observar o ritmo do seu pequeno e adequar os horários e atividades ao seu funcionamento. O tempo livre é pertinente e muito benéfico. Por isso, não se preocupe excessivamente em preenchê-lo com atividades variadas. Deixe que seu filho escolha em certos momentos o que quer fazer e, claro, modere isso respeitando as regras já estabelecidas por você.
Confira algumas coisas que podem ser feitas para aliviar os excessos na infância:
- Garantir que a criança tenha momentos de descanso é muito importante. Moderar as expectativas em relação a metas e planos de desenvolvimento tanto seus, como do pequeno e de seus educadores também é necessário.
- Dedicar um tempo, mesmo que curto, para estar com seu filho sem qualquer compromisso é benéfico para a saúde mental de toda a família!
- É preciso estar atento(a) ao tempo gasto em função de estudos e de objetivos traçados pelos adultos para os pequenos.
E lembre-se, seu pequeno tem toda a vida pela frente para realizar tudo o que ele quiser e puder!
Dica Leiturinha:
Imagine só… a Dona Rã queria apenas brincar. Mas com o excesso de responsabilidades que um reinado traz, ela não pode sequer molhar seus pés! Igualzinho as crianças, ela precisa também de um tempo livre para ser o que realmente é… mas o que ela fará para se livrar de tantas obrigações? Essa é a dica de leitura recomendada pela Equipe de Curadoria da Leiturinha. Confira:
A rainha das Rãs não pode molhar os pésAutor: Davide Cali Era uma vez… assim começa este livro, que promete levar os pequenos a uma viagem ao mundo da imaginação, a um lago repleto de alegres rãs! O que faz uma rainha ser rainha? Este livro pode ser também um convite ao pensamento político, de forma lúdica e bem humorada. |
Leia mais: