Volta às aulas presenciais: dicas para um retorno mais tranquilo e seguro

jan 21, 2022 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Muitas cidades do Brasil já estão se preparando para o momento da volta às aulas presenciais, que deve ocorrer ainda no início de 2022. Por conta disso, é necessário preparar as crianças para um retorno tranquilo e seguro para toda a família. Então, confira abaixo nossas dicas e descubra como apoiar a volta às aulas presenciais dos pequenos e pequenas com cuidado e responsabilidade. Acompanhe! 📚🏫

Leia mais:
👉 Qual é a importância da leitura na Educação Infantil?
👉 Qual é a importância da leitura no Ensino Fundamental?
👉 A educação no século XXI: você sabe o que pode mudar?

A volta às aulas presenciais e o protocolo geral

Você já se perguntou quando será possível andar novamente pelas ruas, livre de qualquer preocupação com o uso de máscaras? Se você, adulto, se questiona sobre isso, imagine como é esse momento para uma criança. E, ainda, para uma criança que está há quase dois anos sem pisar em uma escola!

Diante desse quadro, a recomendação é, sobretudo, paciência. É importante ter paciência para tirar as dúvidas que a criança possa ter em relação ao que irá acontecer na escola e, mais do que nunca, acolhê-la em seus medos e angústias. 💕

Porque, sim, esse momento pode ser de muita angústia para os pequenos e pequenas. Principalmente, para aqueles que ainda não compreendem muito bem o porquê de não poderem estar com os amigos ou com os familiares mais íntimos, que sempre fizeram parte de suas vidas.

Dessa forma, para contribuir com uma volta às aulas presenciais com mais segurança emocional e física para os pequenos, trazemos aqui algumas dicas. Elas estão de acordo com as medidas que o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, por meio do Guia de Retorno das Atividades Presenciais na Educação Básica, indicam para a prevenção contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2)Confira!

1. Ensine sobre a importância do uso de máscaras

Já sabemos que o uso de máscaras é fundamental para que se possa prevenir e controlar o contágio pelo novo coronavírus, não é mesmo? 😷 Para o adulto, as máscaras já representam um instrumento de trabalho. Para a criança, a máscara representa um equipamento de segurança, sobretudo enquanto a vacinação ainda avança. 

No entanto, é fundamental buscar por máscaras de qualidade, como a PFF2 (equivalente à N95), que se encontra atualmente em diversos tamanhos, incluindo para pequenos e pequenas. E, mais do que colocar a máscara no rosto, é importante mantê-la ao longo do dia, sempre muito bem ajustada. Além disso, é importante estar atento(a) a troca de máscaras ao longo do dia, tudo bem?

Para as crianças mais novas, deve-se explicar a importância do uso das máscaras de forma lúdica e simplificada, para que elas possam entender a necessidade de se usar esse equipamento de segurança. Ou seja, é fundamental que as crianças recebam a informação de acordo com a sua faixa etária.

Então, esteja disponível, explique o que são os vírus e como podemos nos proteger desses inimigos invisíveis. Existem até livros infantis que podem ajudar nessa tarefa! E reforce que, se usarmos as máscaras direitinho, logo elas não serão mais necessárias! 😉

Atenção: segundo o Ministério da Saúde, é importante lembrar que “as máscaras não devem ser usadas por crianças menores de 2 anos ou pessoas que tenham dificuldade para respirar, estejam inconscientes, incapacitadas ou que tenham dificuldade de remover a máscara sem ajuda”. Já de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não é necessário o uso de máscaras faciais em crianças menores de 5 anos de idade.

2. Oriente sobre a higienização das mãozinhas

Também oriente seu pequeno ou pequena sobre a importância de higienizar as mãozinhas. 🧼 Nós levamos as mãos ao rosto centenas de vezes ao dia, mesmo sem que percebamos. E quando se trata de uma criança, qualquer incômodo pode causar a necessidade de levar as mãos ao rosto, não é mesmo?

Contudo, a principal forma de contaminação pelo coronavírus é fazendo com que o vírus entre em contato com as nossas mucosas (como das nossas bocas e olhos). Por conta disso, o uso do álcool em gel é muito importante, pois ele é capaz de romper a barreira de gordura do vírus, fazendo com que ele seja inativado. Outra opção, é lavar as mãos com água e sabão regularmente.

Nesse sentido, é importante presentear a sua criança com um frasco de álcool em gel, que deverá ser utilizado antes do recreio ou das refeições, por exemplo. Dessa maneira, é possível reduzir o risco de infecções causadas pelo novo coronavírus, garantindo a segurança da família e de todos aqueles que trabalham na escola.

Ainda, uma boa maneira de tornar esse momento menos complicado e até mais divertido, é buscar por capinhas divertidas para o frasco de álcool em gel. Já é possível encontrar com bichinhos e outros personagens divertidos! E como essa capinha costuma contar com uma tira de segurança, é possível prendê-la em qualquer lugar que fique sempre acessível para o pequeno, como a mochila, o estojo ou até mesmo a espiral do caderno.

3. Instrua os pequenos a comer em locais abertos ou ventilados

Na hora do recreio ou outra refeição no espaço escolar, é necessário que as crianças retirem as máscaras. Então, caso seja possível, instrua os pequenos e pequenas a sempre comer em locais abertos ou ventilados. Além de higienizar as mãos antes da alimentação, essa medida ajuda a diminuir as chances de contágio pelo novo coronavírus, já que o ar livre contribui para a dispersão do vírus.

E fique tranquilo(a) quanto à transmissão do vírus por meio dos alimentos, pois o risco é muito baixo. No entanto, se a criança puder levar o lanche de casa e também sua própria garrafa de água, melhor ainda! 🥪🥤

Por fim, ensine as crianças mais velhas a colocar e retirar as suas próprias máscaras: pegando apenas no elástico e colocando-a em um saco de papelão ou plástico, por exemplo. É importante não tocar na parte da frente das máscaras e higienizar as mãos logo após esse procedimento. E o ideal é que seja realizada uma troca de máscaras a cada refeição, ok?

4. Ouça os medos, angústias e dúvidas das crianças

É muito provável que, na escola, as crianças participem de rodas de conversa e outros momentos de reflexão sobre saúde, distanciamento social, covid-19 e o novo coronavírus. No entanto, também em casa, deixe que as crianças falem sobre seus medos, angústias e dúvidas.

Desde o início da pandemia, temos visto que cada criança reagiu de forma diferente ao isolamento social e às incertezas em relação ao mundo. Algumas, inclusive, apresentaram quadros de estresse, ansiedade, pânico e depressão, por exemplo. Cuidar do emocional em tempos de pandemia se tornou cada vez mais importante. E agora, na volta às aulas presenciais, não seria diferente!

Por isso, leia livros infantis com as crianças, assistam a filmes e brinquem juntos sempre que possível. Esses momentos em família 👨‍👩‍👦‍👦 ajudam a lidar com as emoções e aproximam adultos e crianças. Mesmo com o retorno à rotina presencial, tire um tempo para conversar e ouvir os pequenos e pequenas todos os dias.

5. Esteja atento(a) aos sintomas da covid-19

A partir do momento em que as crianças estão de volta ao ambiente escolar, é muito importante que os pais, mães e pessoas responsáveis estejam bastante atentas aos possíveis sintomas da covid-19. 🚨 Isto é: febre, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, tosse, falta de ar, diarreia e perda de olfato e/ou paladar.

Caso a sua criança apresente algum destes sintomas, ela deverá ser mantida em casa e levada a um(a) médico(a). Já a escola deverá ser informada sobre essa situação suspeita o quanto antes. Assim, é possível evitar novos contágios em sala de aula, por exemplo.

Além disso, caso a criança tenha tido contato com alguma pessoa que testou positivo para a covid-19 recentemente, é prudente afastá-la da escola por alguns dias. E, também neste caso, informe os professores sobre a situação.

Dicas para quem está indo para a escola pela primeira vez

Por vezes, para as crianças que estão indo pela escola pela primeira vez, as mudanças de ambiente e de rotina podem ser bastante desafiadoras. Portanto, é importante que, desde muito antes de as aulas começarem, você habitue seu pequeno ou pequena com alguns horários ⏰ e até mesmo com atividades que serão exigidas pela escola.

Assim, que tal acordar as crianças um pouco mais cedo a cada dia, até que elas possam se acostumar com o horário em que irá para a escolinha? Dessa forma, é possível estabelecer uma nova rotina aos poucos, sem ansiedade e estresse.

Dicas para a volta às aulas presenciais de quem já estava na escola

Para as crianças maiores, que já estavam acostumadas a ir para a escola, a volta às aulas presenciais estão sendo bastante aguardadas, não é mesmo? E esse contato social é realmente muito importante para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos pequenos e pequenas!

No entanto, retornar à rotina pode ser bastante difícil. Por isso, lembre-se de reforçar os aspectos positivos 👍 desse retorno sempre que for necessário. Encontrar os amigos, os professores mais queridos, o ambiente da escola… tudo isso poderá ser novamente muito prazeroso e divertido!

Dicas da Loja Leiturinha para as crianças

Que tal apoiar a volta às aulas presenciais com aprendizado e diversão? Existem alguns livros infantis que podem ajudar você a conversar e explicar sobre a pandemia para as crianças! Por isso, confira abaixo as sugestões da Loja Leiturinha para esse momento:

O Que São os Germes?

O Que São Germes

O que são germes? Como eles se espalham? E como os medicamentos ajudam? Crianças curiosas podem ver mais de perto bactérias e vírus maliciosos e microscópicos nesta fascinante introdução aos germes e higiene, com 30 abas para levantar e dicas sobre como lavar as mãos e se manter saudável.

Com respostas que geram mais e mais curiosidades e motivação para o aprendizado, o livro O Que São os Germes é um grande estímulo à autonomia, curiosidade e ímpeto pelo conhecimento do mundo ao seu redor da forma mais natural e prazerosa possível!

👉 Clique aqui para conferir e comprar o livro O Que São os Germes na Loja Leiturinha!

Turma da Mônica: Vírus e Bactérias

Turma da Mônica - Vírus e Bactérias

Em Turma da Mônica: Vírus e Bactérias, um simples espirro da Mônica faz com que o Cebolinha entre em pânico, tudo por causa de uma revista sobre zumbis que ele estava lendo. Agora, esse pequeno incidente vai ensinar à Turminha sobre os vírus e bactérias que vivem em nosso ambiente!

👉 Clique aqui para saber mais sobre o gibi Turma da Mônica: Vírus e Bactérias na Loja Leiturinha!

Gostou das nossas dicas para a volta às aulas presenciais? E dos livros infantis para falar sobre germes, vírus e bactérias com as crianças? Então, se você quer continuar vivendo as melhores histórias com os pequenos e pequenas, conheça a Leiturinha! Faça parte do maior clube de livros infantis e receba o livro ideal para sua criança, todo mês na sua casa!

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais