Como funciona o cérebro das crianças?

jul 22, 2022 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O cérebro é uma das estruturas mais intrigantes e complexas do corpo humano. Ao longo de toda a vida, esse órgão passa por inúmeras transformações. Especialmente durante a primeira infância, o cérebro recebe uma série de estímulos, que podem ser fundamentais para o desenvolvimento infantil e também o futuro dos pequenos e pequenas. Então, que tal descobrir como funciona o cérebro das crianças? Continue a leitura e saiba mais sobre essa estrutura e suas curiosidades! 🤔🧠

Leia mais:
👉 Como criar pequenos artistas?
👉 A importância do contato com a natureza para as crianças
👉 Estatuto da Criança e do Adolescente: cuidar da infância é dever de todos

Como funciona o cérebro das crianças?

Há algum tempo, acreditava-se que o cérebro dos bebês começava a se desenvolver somente após o nascimento. Hoje, no entanto, sabemos que a situação não é nada assim. Na verdade, desde a gestação, o bebê já recebe estímulos sensoriais e ambientais.

Ainda dentro do útero, os pequenos e pequenas começam a experimentar sensações e também reconhecer sons da fala humana (inclusive, as vozes dos seus cuidadores), ruídos do ambiente e até luzes fortes. Não é fascinante? 😍

Pouco a pouco, durante os 3 primeiros anos de vida, o cérebro das crianças cresce aproximadamente 80%. Além disso, embora o cérebro humano seja considerado maduro apenas aos 25 anos, 90% das conexões neurais são estabelecidas até os 6 anos de idade.

Por isso, quanto mais estímulos os pequenos e pequenas receberem nesta fase, melhor será a preparação das crianças para o futuro. Afinal, embora o cérebro seja plástico o suficiente para absorver aprendizados até o fim da vida, o ritmo diminui após a primeira infância.

Nesse sentido, experiências positivas desde o início da vida contribuem para o desenvolvimento saudável das crianças. E muito! 😉

Afeto + estímulos = cérebro forte!

De forma geral, o cérebro se desenvolve por meio de nutrição, cuidados e vínculo, mas também pela continuidade da interação das crianças com outras pessoas e o ambiente. Assim, com muito afeto e estímulos adequados, os pequenos e pequenas desenvolvem a autoestima, a autoconfiança, as habilidades cognitivas, as competências socioemocionais e muito mais.

Para além da alimentação e de hábitos saudáveis, como a prática de esportes, é possível estimular o cérebro das crianças com muitas brincadeiras, música, dança, atividades e interações de qualidade. E, claro, muitos beijinhos, abraços e demonstrações de afeto, que são outros dos maiores estímulos para o desenvolvimento infantil. ❤️

Afinal, a presença ativa da família na vida das crianças permite que os pequenos e pequenas se sintam seguros e felizes. Portanto, quando estiver com os pequenos e pequenas, esteja totalmente presente! Olhe nos olhos, faça perguntas, ouça suas respostas e estimule suas próprias opiniões e reflexões, por exemplo.

Vale lembrar que, por vezes, terapias infantis com recursos lúdicos também podem ser essenciais na vida de algumas crianças. É o caso da psicologia infantil, da fisioterapia, da fonoaudiologia, da terapia ocupacional e de tantas outras que podem apoiar o desenvolvimento dos pequenos e pequenas.

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça nunca do poder transformador do livro infantil. 📚 Ler para uma criança é fundamental para o desenvolvimento do repertório, da fala e da linguagem, da capacidade de interpretar textos, da criatividade, da imaginação, do pensamento lógico… Ufa! São inúmeros os benefícios da leitura na infância.

Livros para estimular o cérebro das crianças

Livros de banho, de pano ou cartonados. Livros-brinquedo, histórias em quadrinhos ou livros de atividades. A verdade é que todos os livros estimulam o cérebro das crianças! 🤩 Isso porque os livros são ferramentas importantíssimas para apresentar novas palavras, histórias, personagens, universos e muitas outras novidades para os pequenos e pequenas.

Por isso, dedicar um tempo para a leitura compartilhada todos os dias, como antes de dormir, é uma atitude bastante importante para estabelecer o hábito de ler desde cedo. Os livros, inclusive, podem ajudar em noites mais tranquilas com os pequenos e pequenas. Além disso, durante o dia, as histórias podem ser o ponto de partida para novas brincadeiras! 🌈

Então, agora que você já sabe como funciona o cérebro das crianças, que tal alguns livros infantis que irão trazer informações, despertar a curiosidade e estimular os pequenos e pequenas a fazerem novas descobertas? Então, confira algumas sugestões especiais da Loja Leiturinha, que irão estimular o cérebro das crianças!

Da Terra ao Brasil: 100 palavras

Da Terra ao Brasil: 100 Palavras

Os livros de não-ficção para crianças são excelentes ferramentas para se incentivar o aprendizado, a sede por conhecimento, o senso pesquisador e investigativo dos pequenos e pequenas. Na coleção Da Terra ao Brasil: 100 palavras, os leitores aprenderão sem complicação, por meio de imagens e verbetes, a história da evolução da Terra desde seus primórdios, além das paisagens desse nosso Brasil tão imenso em tamanho e curiosidades.

Afinal, a história do nosso planeta é surpreendente e envolve seres e acontecimentos fantásticos. Uma leitura para a família toda curtir junto e aprender!

👉 Clique aqui para conferir a coleção “Da Terra ao Brasil: 100 palavras” na Loja Leiturinha!

O Que São Germes?

O Que São Germes?

As crianças são naturalmente curiosas e atentas a tudo à sua volta, desde o nascimento. Elas aprendem experimentando, igualzinho aos cientistas. Por isso, o livro O Que São Germes? vai tornar os momentos em casa ainda mais proveitosos e repletos de aprendizado!

Com respostas que geram mais e mais curiosidades e motivação para o aprendizado, este livro é um grande estímulo à autonomia, curiosidade e ímpeto pelo conhecimento do mundo ao seu redor. Da forma mais natural e prazerosa possível!

👉 Clique aqui para ver o livro “O Que São Germes?” na Loja Leiturinha!

Meu Livro dos Porquês: Arte

O Livro dos Porquês: Arte

Meu Livro dos Porquês: Arte traz respostas para as perguntinhas mais curiosas e divertidas sobre a história da arte mundial: o que é arte? Por que os artistas se desenham? Quem eram os impressionistas? E muito mais!

Com mais de 60 abas, este livro é também interativo. Uma introdução incrível para os pequenos e pequenas curiosas no mundo da arte! 🥰

👉 Clique aqui para descobrir o livro “Meu Livro dos Porquês: Arte” na Loja Leiturinha!

Você gostou de descobrir como funciona o cérebro das crianças? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias em família? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ainda não sabe se um clube de livros é a opção certa para a sua família? Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças! 😉

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais