Como a literatura pode ajudar com a ansiedade de separação?

fev 12, 2021 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você já ouviu falar da ansiedade de separação? Ainda que você não conheça esse termo, provavelmente consegue identificar a situação à qual ele se refere. Afinal, isso acontece quando os bebês não querem ficar longe dos pais ou responsáveis, e demonstram bastante desconforto e tristeza quando estão afastados deles. Então, que tal você se acomodar onde estiver para entender como a literatura pode ajudar com a ansiedade de separação? Confira!

Um tema mais comum do que imaginamos

A ansiedade de separação consiste no medo e estresse ligados ao fato de se separar de um ser querido, seja este a mãe, o pai ou algum cuidador do bebê. Essa situação acontece porque, desde o nascimento, os pequenos e pequenas associam seus cuidadores à provisão de segurança e bem-estar. Geralmente, é por meio do vínculo com a mãe ou o pai que, inicialmente, os bebês encontram sua forma de ser e estar no mundo. Sendo assim, é natural que as crianças passem por um processo de transição. 

Para muitos bebês, o simples fato de não ter a mãe em seu campo de visão, por exemplo, pode gerar estresse suficiente para disparar o choro. Afinal, essa é uma expressão de sua insegurança e necessidade de solução do caso.

Já as crianças pequenas podem não manifestar reações nesse nível, pois elas já possuem a compreensão de que a mãe está no cômodo ao lado, por exemplo. Entretanto, se a situação envolver estar de fato em um local separado, como a escola ou a casa de um amigo, a criança pode reagir negativamente e recusar-se a se separar do cuidador. Então, o que fazer?

Como a literatura pode ajudar com a ansiedade de separação?

É fato que a leitura de bons livros infantis trabalha não só a memória e o raciocínio infantil, como também as emoções e as habilidades sociais das crianças. Mas será que existem livros que podem contribuir para que os pequenos e pequenas se adaptem à separação momentânea dos pais de modo mais saudável? Felizmente, a resposta é sim! 

Já sabemos que ler para bebês e crianças é importante por diversos motivos. No caso dos pequenos que demonstram ansiedade de separação, uma leitura adequada sobre o tema, feita junto aos pais ou cuidadores, tem o potencial de fazer grande diferença. Isso porque colabora para a compreensão dos sentimentos experimentados a partir de uma história infantil. Ou seja, com personagens e enredo que falam sua língua.

Bebês Corujas

Pensando nisso, um livro altamente recomendado para auxiliar famílias a lidarem com a ansiedade de separação, é a obra Bebês Corujas. Este é um livro Inédito Leiturinha, trazido pelo nosso Clube ao Brasil. Nele, conhecemos a história de três corujinhas que estão lidando justamente com a ausência da mamãe coruja. Veja o vídeo abaixo e conheça Sabina, Tito e Nino!

Esse livro se destaca no tema da ansiedade de separação porque enfatiza a situação a partir da ótica da criança. Assim, boa parte do enredo se concentra em demonstrar e ressaltar os sentimentos infantis (representados, então, pelos próprios bebês corujas). E isso favorece a identificação dos pequenos e pequenas com algumas das personagens.

Outro fato interessante é que, justamente por valorizar a ótica infantil, o livro mostra como as crianças podem reagir de modos diferentes ao mesmo medo ou estresse. Visivelmente, os três bebês se sentem estressados e anseiam pela volta da mãe. No entanto, as diferentes personalidades fazem com que cada um se comporte de uma forma, expressando-se conforme suas necessidades e características.

Como trabalhar a leitura com os pequenos e pequenas

A leitura do livro Bebês Corujas é ideal para trabalhar com os pequenos a percepção de retorno dos seus cuidadores. Afinal, por mais que sintam medo e não consigam entender exatamente o que irá acontecer (sentimento partilhado pelos bebês com ansiedade de separação), Sabina, Tito e Nino experimentam a alegria e o alívio de ver a mamãe coruja retornar.

Dessa forma, o foco do desfecho da narrativa não está nos motivos que levaram àquela situação, mas na certeza e segurança de que a mãe sempre voltará para seus filhos. Ler este livro com sua criança criará um momento afetivo para uma conversa que reafirme a segurança do seu pequeno.

Aproveite para expressar que, mesmo quando se separarem por um tempo, você voltará e vocês ficarão juntos novamente. Além disso, valorize os sentimentos da criança, ouça, dialogue e façam dessa leitura um momento de confiança e amor.

Uma dica final para as famílias

Uma última dica é permitir que o bebê ou a criança tenha um objeto de transição, que os acompanhe durante a ausência dos pais. Esse objeto deve ser algo permeado pela afetividade familiar, de modo a auxiliar na regulação do estresse do pequeno ou pequena. Isto é, transmitindo segurança e despertando memórias positivas. E deixe que ele escolha! Pode ser um bicho de pelúcia, um paninho ou, quem sabe, o livro Bebês Corujas!

Geralmente, por volta dos dois anos de idade, esses sentimentos tendem a diminuir. Enquanto isso, seja natural nos momentos de despedida e mantenha uma atitude positiva, por exemplo. No entanto, se o bebê continuar ansioso e estressado nessas situações de separação, procure a ajuda de um psicólogo. O profissional irá ajudar a família a lidar com essa situação!

Agora que você já sabe como a literatura pode ajudar com a ansiedade de separação, que tal fazer parte do maior clube de livros infantis e incentivar a leitura desde cedo na sua casa? Acesse o site do Clube Leiturinha e escolha o plano ideal para sua família!

Leia mais:

Jéssica Oliveira

Linguista e curadora na Leiturinha. É apaixonada pelo poder das palavras, pela educação em linguagens e pela excelência na produção de livros. É mestre em Estudos da Linguagem, pós-graduanda em Produção Editorial e formada em Letras – Português e Literaturas. Ama o universo da literatura infanto-juvenil e acredita que ele nos acompanha desde a barriga até nossos cabelos brancos.

    Acompanhe nossas redes sociais