Meu filho tem medo de fogos de artifício. O que fazer?

dez 30, 2020 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Celebrar a chegada do Ano Novo costuma ser uma tradição entre a maioria das famílias. No entanto, essa celebração não passa despercebida para quem tem um bebê em casa. Pelo contrário, pode gerar ansiedade e preocupação para muitos pais e responsáveis. Afinal, além de assustar as crianças mais novas, o barulho extremamente alto dos fogos de artifício pode fazer mal para a audição ainda muito sensível dos bebês. Pensando nisso, como lidar com o medo de fogos de artifício?

5 dicas para acalmar as crianças com medo de fogos de artifício

Vestir-se de branco, pular as sete ondinhas, comer uvas, lentilhas e sementes de romã, brindar o novo ano com champanhe e… Estourar fogos de artifício. Esses são alguns dos rituais que costumam fazer parte das festas de Réveillon, não é mesmo?

Por vezes, é difícil escapar do barulho durante as festas de fim de ano. Pensando nisso, nós reunimos aqui algumas dicas, que podem ajudar você a acalmar seu pequeno ou pequena na noite de Réveillon. Confira!

1. Procure locais tranquilos

Se possível, evite estar perto de grandes aglomerações e movimentos de pessoas. Prefira passar a noite em algum lugar mais tranquilo, onde possa fugir um pouco da bagunça.

2. Mantenha a rotina

Esteja atento(a) aos sinais do bebê, como sono, fome ou irritação, por exemplo. Além disso, tente manter a rotina da criança, na medida do possível.

3. Conforte o bebê

Se o bebê chorar ou se mostrar assustado, pegue-o no colo e abrace-o. O afeto é sempre o melhor remédio!

4. Cuidado com equipamentos de proteção

Evite tampões ou colocar algodão nos ouvidos da criança. Além de não ajudar muito, há o risco de alguns pedacinhos ficarem esquecidos no ouvido do bebê.

5. Distraia o bebê

Na hora da virada, tente distrair a criança com uma música, uma cantiga, uma história ou uma brincadeira. Vale também passear com ela e mantê-la entretida.

E aí na sua casa? Seu pequeno ou pequena tem medo do barulho dos fogos de artifício? Compartilhe com a gente as suas dicas para acalmar as crianças na noite de Réveillon!

No próximo ano, que tal ler e viver as melhores histórias com as crianças? Faça parte do maior clube de livros infantis do país! Acesse o site do Clube Leiturinha e receba o livro ideal para seu pequeno, todo mês na sua casa!

Leia também:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais