Como explicar o que é democracia para as crianças?

out 10, 2022 | Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Saiba o que é democracia e entenda como é possível ensinar esse conceito para as crianças e torná-las adultos mais conscientes.

15 de setembro é o Dia internacional da democracia. E essa é uma data bem importante se considerarmos o que esse conceito significa. Saber o que é democracia é importante não só para as crianças, mas também para os adultos.

Em resumo, democracia nada mais é do que um regime no qual todos participam com igualdade de condições. Assim, a importância da pessoa mais desfavorecida é a mesma daquela que tem mais dinheiro.

Em um regime democrático, todos têm o mesmo valor. E o posicionamento das pessoas se dá por meio do voto.

Mostrar para as crianças o que é democracia e a importância disso para o mundo em que vivemos é essencial e o dia da democracia é uma oportunidade para tanto!

Leia mais:

👉 O que é protagonismo infantil?

👉6 opções de coleção de livro infantil para educar crianças

A origem da democracia

Boa parte da cultura como conhecemos hoje tem origem no mundo antigo. Mais precisamente, na Grécia e em Roma. E com a democracia não é diferente.

A democracia surgiu na Grécia. Foi na cidade-estado de Atenas que esse modelo tomou forma. A ideia era criar um governo popular e, não por acaso, “demos” significa povo e “kratos” significa governo.

Outra curiosidade é que em Atenas havia a chamada Ekklesia, que significa Assembleia. Nela, as pessoas se reuniam para ditar o rumo da cidade-estado por meio de deliberações.

Em comparação com a monarquia, por exemplo, a democracia dá poder ao povo. A outra, dá poder ao monarca. Entendendo a origem do que é democracia, precisamos analisar o conceito à luz da nossa época.

O que é democracia moderna

A democracia ateniense tem uma importância significativa na história da humanidade. Porém, considerando a realidade atual, temos situações bem diferentes. Até porque hoje precisamos considerar uma série de situações que fazem parte do nosso cotidiano e que não eram tão comuns no passado.

Na época da Atenas antiga, o direito de participação se estendia apenas aos chamados cidadãos, poucas pessoas selecionadas para tanto.

Já a base para a democracia que conhecemos hoje é a representação. Diferente do que ocorria com a democracia ateniense, não é somente uma parte pequena da população que tem direito ao voto. É toda a população a partir de 16 anos. E isso permite que a vontade da maioria se manifeste por meio de representantes.

A realidade é que não são todas as pessoas que, no dia a dia, tomam as decisões para a sociedade. Quem faz isso são os representantes do povo, democraticamente eleitos para atuar no poder executivo e no legislativo. Além deles, existe também o poder judiciário que, em resumo, atua para garantir os direitos dos cidadãos.

O que as crianças precisam entender?

Dentro desse contexto, o importante é mostrar que todos têm direitos iguais diante da Constituição. E da mesma forma, temos deveres. Para que a vida em sociedade seja satisfatória e os conflitos amenizados, o ideal é que saibamos o que podemos e o que não podemos fazer.

A democracia representa apenas a forma como nos organizamos para viver bem. Assim, é interessante que todos saibamos quais os limites para nossas ações.

De acordo com a Constituição de 1988, temos uma série de direitos garantidos, mas alguns deveres que são poucos explorados.

Entre eles estão o respeito às leis e às outras pessoas, o voto obrigatório e a garantia à educação. Sem falar na proteção dos semelhantes e do patrimônio público e social do país.

A Constituição Federal

Nossa Constituição consagra o estado democrático de direito como regime político, estabelecendo que a nossa forma de governo é a República e que o formato do estado é uma federação com entidades autônomas, sendo elas:

  • A União, representada pelo Governo Federal;
  • Os estados;
  • Os municípios;
  • E o Distrito Federal.

A partir dessa divisão, as responsabilidades são distribuídas de acordo com determinados fatores, como o potencial de arrecadação de cada ente da federação.

Isso ocorre para que nosso sistema funcione a partir de uma harmonia não só entre os 3 poderes, mas também entre esses entes que têm autonomia para lidar com suas obrigações.

Em resumo, nossa democracia funciona por que existe uma Constituição que a garante. É a Constituição Brasileira que trata da defesa de nossos direitos fundamentais e do que é democracia. Por isso, é importante que ela seja a base para que nossas crianças entendam melhor o mundo em que vivem.

Como explicar o que é democracia para as crianças

O segredo está em apresentar os direitos e deveres que todos temos na vida em sociedade. Tão importante quanto isso é explicar o porquê de eles existirem.

As crianças ainda têm uma percepção muito precária sobre os limites. Elas não sabem, por exemplo, porque podem fazer determinada coisa em casa e não podem fazer na rua. Assim, é no entendimento desses limites que elas começam a adquirir consciência em relação ao mundo. Dessa forma, se transformam no futuro em cidadãs melhores.

A democracia está presente no dia a dia de todos nós. Ela aparece quando atravessamos a rua, por exemplo, respeitando a sinalização. Sinalizar com as cores verde, amarela e vermelha é uma convenção social que nos permite ir e vir com segurança, de acordo com os nossos direitos e os dos outros.

Evitar barulho depois de certo horário ou não fumar em locais fechados, da mesma forma, também são entendimentos que surgiram a partir da necessidade de pensar em comunidade.

São exemplos simples, do dia a dia, que nos permitem mostrar o que é democracia e formar cidadãos melhores.

O que as pessoas podem e não podem fazer?

Todos temos liberdade de pensamento e nenhuma pessoa é obrigada a deixar de fazer algo a não ser que aquilo seja proibido por lei. Da mesma forma, homens e mulheres são iguais em relação a direitos e obrigações.

Além disso, saúde, educação, moradia e trabalho são outros direitos constitucionalmente adquiridos.

É importante entender que todos esses direitos, bem como os deveres anteriormente citados, constam na Constituição Federal de 1988. Ela é considerada a “mãe” de todas as leis, já que foi feita para se sobrepor a todas elas.

A melhor maneira de tratar o assunto com as crianças é refletir a respeito da Constituição de 88 e apresentar a elas as ideias presentes no documento.

Existem publicações incríveis que simplificam o entendimento do que é democracia — e que podem ser muito úteis na troca de ideias com os pequenos. Entre elas, podemos citar a Coleção Filosofinhas, disponível na loja da Leiturinha, e que traz a história de grandes pensadores que ajudaram a moldar o mundo como conhecemos hoje.

Agora que sabe o que é democracia, fique atento ao blog da Leiturinha para conferir outros conteúdos que podem ajudar você na educação infantil.

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais