O que é protagonismo infantil?

mar 17, 2023 | Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Provavelmente você já ouviu falar sobre protagonismo infantil 🤸 nas reuniões da escola, mas esse conceito precisa ir muito além dos muros das instituições de ensino e servir para a vida. Afinal, é extremamente importante dar espaço para a criança aprender e buscar conhecimento, reconhecendo seu papel na sociedade. 

Mas será que você está incentivando esses comportamentos da melhor maneira? Aqui você vai conhecer mais sobre o tema e descobrir diversas maneiras de incentivar as crianças ao protagonismo infantil.

Afinal, o que é protagonismo infantil?

No dia a dia, muitas coisas precisam ser ensinadas para as crianças e há várias maneiras de fazer isso. Uma delas é fornecer um grande volume de informações e deixar a criança apenas ouvindo. Outra é incentivá-la a buscar por conhecimentos e ter mais autonomia no dia a dia.🎈

Essa segunda definição está bastante alinhada com o conceito de protagonismo infantil. É dessa maneira que se pode reconhecer os pequenos como indivíduos que conseguem participar do seu processo de desenvolvimento e que têm direito a isso. 

Qual a importância do protagonismo infantil?

Agora que você já sabe o que é o protagonismo infantil, deve estar se perguntando: por que isso é tão importante? São vários os motivos, e aqui separamos 3 deles!

Preparação para a vida adulta

A sociedade precisa de pessoas preparadas para tomar decisões e fazer a diferença.✔ E é exatamente isso que o protagonismo infantil incentiva e ajuda a desenvolver. 

Ao estimulá-lo, a família está formando um adulto preparado para os desafios que enfrentará. Quer uma dica para desenvolver esse protagonismo no seu filho? Aqui tem um livro infantil que traz o olhar das crianças sobre o mundo dos adultos

Senso de responsabilidade

Quando as crianças percebem que podem fazer escolhas e que isso traz consequências (boas ou ruins), elas percebem que são responsáveis, mesmo que parcialmente, pelos resultados. 

Isso estimula o senso de responsabilidade😉 ao mesmo tempo que cria autonomia e desenvolve a consciência sobre a importância de participar de discussões e decisões. 

Desenvolvimento da empatia e da autoconfiança

Crianças incentivadas a ser protagonistas tendem a explorar mais o mundo ao seu redor. Posteriormente, a habilidade de refletir sobre o que foi vivido deve ser trabalhada. Com ela vem o desenvolvimento da autoconfiança.👍

Ao mesmo tempo, nesse processo, os pequenos compreendem que, da mesma forma que eles têm escolha, seus coleguinhas também têm direito a dar opiniões. Uma dica para consolidar esse aprendizado é oferecer livros que trabalhem a empatia com as crianças. Assim, passam a compreender melhor as ações dos demais.

Aprende a solucionar problemas

Quantos problemas por dia você soluciona? Quantos imprevistos encontra durante a semana? São muitos os desafios enfrentados na vida adulta. E isso também acontecerá quando as crianças crescerem. 

Por isso, é importante preparar as crianças para que saibam resolver esses contratempos sem angústia.💖 Quando o protagonismo infantil é incentivado desde cedo, as crianças aprendem a fazer escolhas melhores. Consequentemente, a habilidade de solucionar problemas será desenvolvida — e isso os transformará em adultos mais preparados para a vida. 

Como incentivar o protagonismo infantil? 6 dicas

Na hora de incentivar o protagonismo infantil, o que fazer? É mais simples do que imagina, veja só!

Incentive pequenas decisões

Na tentativa de proteger, é comum que a família decida tudo pelas crianças.👪 Mas agora que você sabe o que é protagonismo infantil e os benefícios que ele traz, provavelmente já percebeu que isso terá que mudar.

Claro que nem sempre é possível permitir que a criança decida. Afinal, ela está em processo de aprendizagem. Entretanto, algumas coisas podem ser escolhidas:

  • Qual livro vão querer comprar;
  • Se preferem roupa verde, amarela, azul, entre outras;
  • Qual desenho vão assistir;
  • Se preferem que o passeio de sábado seja no parquinho ou na praça.

Ouça

Falar é bom, mas é preciso ouvir as crianças. Abra espaço para o diálogo e incentive a criança a se expressar. Mostre que ela tem o direito de ter a sua própria opinião.

Proponha doações

O armário está cheio de roupas que não servem mais? Há brinquedos que já não são mais interessantes? Hora de doar! E a criança deve participar disso.😉Essa prática ajuda a criança a crescer com mais consciência do seu papel na sociedade. Além disso, colabora para que ela crie uma visão mais humana e real do mundo.

Crie ambientes acolhedores 

Quando você abre espaço para o erro e para a refação, você cria ambientes que estimulam a autonomia.🥰 Consequentemente, você vai estimular o protagonismo infantil da sua criança.

Não tenha medo de errar — e se tiver, não repasse isso para seus filhos. Afinal, testar, falhar, refazer fazem parte da vida.

Desenvolva a consciência coletiva 

O protagonismo infantil também está muito ligado ao papel que a sua criança tem no mundo. E isso passa pela consciência coletiva,👯 por entender que ela não está só e que precisa colaborar com outras pessoas para crescer saudável e se manter como uma participante da sociedade. 

Incentive o autoconhecimento

Pode parecer muito cedo para que a criança passe a se conhecer, mas nunca é tarde para se descobrir. Quando começamos a dar nome às emoções, aos sentimentos e às necessidades, fica mais fácil entender a si e aos outros. Isso ajuda a criar empatia e construir relacionamentos mais saudáveis.

Tudo o que você leu até aqui ajuda a criar uma criança protagonista no mundo, que se tornará um jovem e um adulto mais preparado para os desafios. 

Esse texto foi útil para você? Alguma dessas ações você já praticava em casa sem saber que estava estimulando o protagonismo infantil? Conte pra gente nos comentários, e aproveite para ler mais sobre o tema e incentivar a leitura 📚 com a criançada pelo Clube Leiturinha.

Leia Mais!

👉5 clássicos da literatura infantil brasileira

👉Conheça a função libertadora da leitura compartilhada 

👉Como ensinar uma criança a ler: veja dicas importantes

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais